Muitas empresas ainda possuem dificuldade em alavancar as vendas B2B. Afinal, ter um negócio escalável e manter o ritmo de vendas não é tarefa muito fácil hoje em dia.
Existem muitas questões que envolvem a sobrevivência de uma empresa. Isto é, fatores como por exemplo a economia e concorrência acirrada fazem com que a permanência do negócio de forma estável seja desafiador.
E, por falar em escalabilidade do negócio, consequentemente falamos em aumentar as vendas. Nesse sentido, quando assunto é alavancar as vendas B2B, tudo se torna ainda mais complexo. Pois, para quem faz a gestão comercial, aumentar as vendas sem ter que investir muito pode parecer uma missão bem complicada.
Sabemos que mesmo havendo dificuldades no plano de vendas, é possível encontrar muitas oportunidades de negócio. Ou seja, mesmo às vezes não podendo investir mais do que o planejado, é possível focar nos recursos disponíveis e ainda sim, gerar excelentes resultados.
Se você quer saber como alavancar as vendas B2B, continue a leitura e veja 3 dicas para resultados mais eficientes.
Dicas para alavancar as vendas B2B
1. Ter clientes B2B com perfil de compra ideal
Primeiramente, uma grande dica para aumentar as vendas B2B é alinhar as expectativas entre os clientes e o seu produto/serviço. Afinal, querer vender para um cliente que não sabe quais são as suas próprias necessidades e não enxerga valor agregado na sua solução nunca será bom negócio. Por isso, quando o Pré-Vendas qualifica o lead de forma assertiva e este mesmo lead possui o perfil de potencial cliente, a prospecção ativa terá muito mais sucesso.
Mas, além de garantir que a solução que você tem a oferecer esteja de acordo com a expectativa do cliente, os consultores de vendas também precisam saber previamente se o que está sendo oferecido realmente se alinha ao que o cliente espera.
2. Vendas B2B = foco + constância
Instabilidade na área de vendas pode acontecer mas não é o ideal. Por mais que tenham tempos mais difíceis, o segredo é manter o foco no cliente e ter constância nas ações e processos que dão resultado.
A repetição eleva o aperfeiçoamento, então quanto mais forem feitos os passos corretamente mais excelência e alta performance o time vai ter. Além disso, com a prática, é possível otimizar os processos de vendas. Por isso, também é recomendável reavaliar os processos comerciais de tempos em tempos.
Os gestores de vendas devem sempre trabalhar de forma antecipada para que possam identificar falhas e corrigi-las a tempo e diminuir questões processuais. Bem como primar pelo trabalho em conjunto com os demais times.
Todas as ações devem ter como objetivo nutrir o pipeline de vendas com leads qualificados e assim aproveitar as oportunidades que surgirem durante o processo de vendas.
3. Seja um consultor de vendas B2B
Ao atender o cliente de forma consultiva você demonstra que as necessidades dele são o mais importante. Por isso, tente sempre entender qual é o perfil de consumo dele, quais as dores e interesses para que você possa oferecer a melhor solução para ele. Essa consultoria venderá de forma natural a sua solução.
Se a abordagem focar somente da solução e no preço oferecido, o cliente provavelmente não enxergará valor agregado e terá muitas objeções de vendas. Se mesmo assim, a venda for realizada, provavelmente será a primeira e última para esse cliente.
Um consultor nunca pode se esquecer de ser empático e se colocar no lugar do cliente. Afinal, a pessoa busca uma solução para um problema e é nisso que o profissional se atentar, ajudar o cliente a ficar satisfeito e comprar novamente com você futuramente.
Coloque as dicas em prática e melhores as vendas
Como dito anteriormente, a prática leva a perfeição e por isso os bons hábitos levam aos bons resultados. Por isso, colocar em ação o que é aprendido vai melhorar bastante a produtividade em vendas.
Consertando os erros ao longo do caminho e focando em estratégias diversificadas que farão com que se conquiste melhores resultados em vendas B2B.
Agora que você viu as dicas, já pode começar as mudanças nos seus processos comerciais e novas oportunidades irão surgir.
Nem toda melhoria exige grandes gastos, basta focar em um processo de vendas estruturado, objetivos alcançáveis e uma equipe de profissionais bem treinados e dispostos a alcançar o sucesso.
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