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5 formas de
maximizar o
ROI com
Outbound

Tempo de leitura: 4 min. 

Quer maximizar o seu ROI com Outbound Marketing? Então, está no lugar certo. A Prospecta Nerus criou um conteúdo com 5 ótimas dicas para colocar em prática e ter melhores resultados.

Mas antes de falarmos sobre elas, vamos entender um pouco melhor sobre o que é Outbound Marketing e o ROI e assim, fazer uma relação com esses dois termos e a importância deles.

Veja também: Ferramentas para aumentar a eficiência e a escala das atividades de Outbound

ROI com Outbound

O que é Outbound Marketing?

Trata-se de um tipo de marketing já bastante conhecido e, por isso, é também chamado de marketing tradicional.

São aqueles anúncios que aparecem enquanto você navega no Instagram ou em outras redes sociais, os anúncios que ficam no topo dos resultados de pesquisa do Google ou ainda os anúncios nas propagandas de TV, na rádio, e muitos outros.

Resumindo, o Outbound é um tipo de marketing no qual o seu produto ou serviço vai até o cliente, e com o marketing digital, é mais fácil alcançar aquele consumidor que tem mais chances de comprá-lo.

O que é ROI?

ROI é a sigla que significa Retorno Sobre o Investimento, ou seja, é a receita gerada pela empresa (ou por determinada ação, como uma campanha de marketing) menos os custos. Esse valor ainda é dividido sobre o valor total dos custos + investimentos.

Assim, o ROI é uma das métricas mais importantes das campanhas de vendas, especialmente as digitais.

Por exemplo, é possível medir o ROI de uma campanha de anúncios no Instagram e saber se valeu a pena e se o retorno é compatível com o esperado.

Como aumentar o ROI com Outbound marketing?

Uma das formas de melhorar o ROI do seu negócio é usando as estratégias de Outbound em anúncios online. Existem algumas formas de fazer isso, às quais a Prospecta Nerus listou abaixo:

1. Segmentação de público-alvo

Vamos a um exemplo prático que vai te ajudar a entender melhor.

Lucas é dono de uma barbearia e resolveu investir R$1000 em anúncios no Facebook e Instagram para um novo serviço que está oferecendo. 

O serviço será prestado presencialmente, então, ele precisa especificar que o anúncio só deve aparecer para pessoas de determinada região. Também vai selecionar para aparecer apenas para os homens e de determinada idade.

Fica bem claro que, se caso esse anúncio fosse mostrado para todo o Brasil e para mulheres, o resultado não seria tão bom? Que o ROI seria mínimo ou zero?

Então, a ideia de fazer segmentação é exatamente essa e quanto mais específico você for, melhores serão as chances de aumentar o ROI.

2. Personalização do conteúdo

Não é melhor quando você recebe um e-mail com o seu nome no topo da mensagem? 

Pois é, os seus clientes também pensam assim (ou a maioria deles). Portanto, quanto mais personalizada for a mensagem enviada, maiores serão as chances de converter leads em clientes e maior será o ROI.

Outra forma de trazer maior personalização aos conteúdos criados, especialmente em anúncios, é fazendo testes A/B.

Por exemplo, teste formatos diferentes de anúncios — post estático, carrossel, reels, entre outros — teste com imagens diferentes, textos diferentes… uma única palavra pode fazer a diferença entre ter um ROI maior ou menor.

3. Utilização de vários canais de comunicação

Quanto mais canais de comunicação você alcançar, maiores as chances de aumentar o ROI das campanhas de marketing.

Porém, é preciso ter um pouco de cuidado e lembrar que não existe receita de bolo.

Por exemplo, o LinkedIn é uma ótima forma de anunciar para quem deseja vender para outras empresas. Portanto, se o seu cliente é o consumidor final no caso de quem vende roupas e outros produtos do tipo, pode ser que não seja um local interessante para investir.

Outro canal de vendas bem interessante é o telefone ou locais como o WhatsApp ou e-mail. É claro: você tem que pedir permissão primeiro antes de enviar sua oferta ou começar a criar um vínculo com o lead.

4. Treinamento da equipe

Nesse caso, tanto a equipe de vendas quanto a equipe de marketing precisam passar pelo treinamento.

Como o próprio nome já diz, o Outbound Marketing faz parte do time de marketing e o ROI tem relação também com o time de vendas. 

Por exemplo, para que o gestor de tráfego crie bons anúncios e mais direcionados para pessoas que têm mais chances de comprar, ele precisa das informações do setor de vendas. Sabendo qual o perfil das pessoas que mais fecham negócios, fica mais fácil investir e ter um bom ROI com os anúncios.

Portanto, na hora de pensar em fazer treinamentos para aumentar o ROI com Outbound, foque nos dois times. 

Quer treinar os seus times? A Prospecta Nerus te ajuda! Fale com a gente.

5. Analise os resultados sempre

Essa, talvez, seja a dica mais importante desta lista. Medir os resultados é algo essencial para aumentar o ROI.

Há algum tempo isso não era possível, pois não tinha como medir quantas pessoas eram impactadas por um outdoor ou, pelo menos, não era possível medir quantos leads (compradores em potencial) viam esse tipo de anúncio.

Hoje, com os anúncios digitais, é possível medir vários resultados e analisar os dados. E, a partir desses dados, fazer anúncios cada vez melhores e direcionando melhor o investimento. Isso, por sua vez, aumenta o ROI.

Melhorar o ROI com Outbound exige bastante estratégia e paciência, mas, acima de tudo, exige uma visão analítica e atenção para relacionar os dados e encontrar novas formas de fazer bons anúncios e campanhas. É um trabalho gradual e que vai melhorando aos poucos, mas que vai valer muito a pena.

Você gostou das nossas dicas? Quer aumentar o seu ROI usando o Outbound Marketing? Então, entre em contato com o time da Prospecta Nerus e veja como podemos ajudá-lo a alcançar melhores resultados e ter um crescimento sustentável do seu negócio.

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