7 ferramentas de IA essenciais para melhorar a prospecção
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Atualmente, podemos encontrar diversas ferramentas de IA que vão ajudar a sua equipe a prospectar mais clientes. É justamente sobre elas que a Prospecta Nerus vai falar aqui.
Um dos principais objetivos das empresas é encontrar e conquistar cada vez mais clientes. Afinal de contas, quanto mais clientes, maiores serão as vendas e também os lucros do negócio. São eles que trazem a possibilidade de crescimento e sucesso que tantos almejam.
E se a sua equipe pode contar com a ajuda da IA para melhorar o processo de prospecção, por que não usá-la? Pensando nisso, listamos abaixo quais as principais e explicamos quais são os recursos mais valiosos que cada uma é capaz de oferecer. Continue a leitura.
Ferramentas de IA que vão ajudar a prospectar mais clientes
1. ChatGPT
Talvez a mais conhecida ferramenta de IA da atualidade, o ChatGPT se tornou um verdadeiro fenômeno justamente porque pode ser treinado para exercer as mais diversas tarefas, inclusive, ajudar nas vendas de várias formas.
Por exemplo, você pode criar um chatboot para atender aos clientes, respondendo a perguntas mais simples. Por exemplo, se você tem um site pelo qual vende algum ou alguns serviços, pode criar um chatboot que explique melhor como funciona cada serviço, ele pode mostrar também os planos ou direcionar para o atendimento humano.
Além disso, com o ChatGPT, você pode criar conteúdo para alimentar os leads, pode analisar os dados e alimentar, constantemente, a sua persona, deixando-a cada vez mais perto do que se considera ideal para sua equipe. Enfim, há uma infinidade de opções.
2. Twain
Essa é uma das melhores ferramentas de IA voltada para a produção de e-mail marketing.
Ela consegue oferecer feedbacks detalhados com base nos dados dos e-mails já enviados. Por exemplo, a Twain analisa:
- assunto;
- cumprimento;
- imagens;
- formatação;
- tom de voz, entre outros aspectos.
Com base nisso, ela oferece sugestões de como fazer os próximos e-mails e assim, melhora a comunicação da empresa com os leads, aumentando as chances de transformá-los em clientes.
3. Smartwriter.ai
Quer ajuda para escrever conteúdo de uma forma melhor? Então, essa ferramenta vai ajudar, pois foi feita especialmente para essa finalidade.
Por exemplo, digamos que você precise escrever uma proposta para um cliente em específico e queira escrever algo com base nas necessidades dele. Pois bem, a Smartwriter.ai vai ajudar.
E não são apenas propostas, mas sim qualquer tipo de conteúdo que sua equipe precisar, como e-mails e notas. É uma forma de criar bom conteúdo de forma mais rápida e assim, alcançar uma quantidade maior de clientes, sem abrir mão da qualidade no atendimento.
4. InsideSales.com
Essa ferramenta é capaz de oferecer uma gama interessante de recursos para prospecção de clientes. Por exemplo, ela consegue criar modelos de vendas que têm maiores chances de fechar negócios com determinados leads e clientes.
Também usa dados de comportamentos dos clientes com a empresa para, a partir disso, dar sugestões de como engajar melhor com eles. Além disso, oferece automação de tarefas, o que poupa tempo e recursos de todos.
Dessa maneira, a InsideSales.com é capaz de fazer previsões mais assertivas de vendas, direcionando a equipe para o lead com maior probabilidade, aumenta a produtividade do time e também melhora as taxas de conversão.
5. Clearbit
Quer ter informações mais completas sobre a sua persona e, dessa forma, ter mais chances de vender e criar conteúdo mais útil e direcionado para as necessidades reais dela?
É justamente nisso que a Clearbit ajuda e, portanto, trata-se de uma das ferramentas de IA mais usadas pelas empresas.
Com o passar do tempo, a ferramenta vai enriquecendo os dados de cada um dos clientes, adicionando informações relevantes como setor no qual trabalha, qual o tamanho da empresa, a localização, entre outras informações úteis.
Além disso, ela também consegue se integrar facilmente a outras plataformas, algo que melhora essa troca de dados e é capaz de identificar sinais de interesse do lead pelos produtos e serviços da empresa. Assim, ficará muito mais fácil para o time entender quanto e em quem focar os esforços.
6. LinkedIn Sales Navigator
O LinkedIn é a maior rede social profissional do país e, portanto, um ótimo lugar para encontrar novos clientes. Nela, você vai encontrar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que ajuda não só a encontrar leads qualificados, mas também a entrar em contato com eles.
Entre os recursos que oferece, podemos citar:
- Pesquisa de leads: trata-se de uma pesquisa avançada na qual você pode usar filtros procurando leads por setor, função, localização, entre outros;
- Notificações sobre mudanças: o lead mudou de empresa? Mudou de função? Então, a ferramenta emite um alerta. Assim, você pode modificar também a abordagem;
- Recomenda leads: além da busca avançada, a ferramenta, por conta própria, dá a você sugestões de leads com base nos que já possui e nos filtros utilizados na busca avançada.
7. Genesys DX
Para quem deseja criar chatboots mais avançados que sejam capazes de criar uma maior interação com os clientes, essa é uma ótima opção.
Ele oferece, por exemplo, a criação de chat com uma linguagem mais natural, usando o tom de voz da marca, com aprendizado de máquina e capaz de se integrar com outros sistemas, como os de CRM, por exemplo.
Assim, trata-se de uma ferramenta que consegue ser altamente personalizável, melhorando o atendimento online. Atendimento por “robôs” é uma das coisas que mais as pessoas reclamam, então, o Genesys DX pode dar o diferencial que sua equipe precisa.
Viu como há muitas opções de ferramentas de IA que seu time pode usar para melhorar a prospecção de clientes, consequentemente, as vendas? Você pode aproveitar esse tempo a mais que a equipe terá para treiná-la, mostrando o que há de mais atual quando o assunto é prospectar clientes.
Aqui, na Prospecta Nerus, oferecemos treinamentos em prospecção de clientes para empresas. Acesse o nosso site e saiba como funciona esse e outros serviços!
Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.