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Ter uma equipe de alta performance em vendas é desejo de toda área comercial de uma empresa. Afinal, gerar bons resultados regularmente e conquistar os objetivos sem grandes percalços é o ideal para manter a previsibilidade do negócio. 

Sabemos que um desempenho onde os vendedores fecham muitas vendas em um período, e no outro fazem poucas vendas não é o cenário esperado. Assim como aqueles que esperam o fim do mês para tentar alcançar a meta. 

Se você tem interesse em saber como alcançar alta performance em vendas mas não sabe por onde começar, continue lendo o artigo. Vamos abordar algumas dicas importantes para você alcançar seus objetivos de forma escalável e contínua.

Dicas para alcançar alta performance em vendas 

Conseguir alta performance em vendas exige organização e definição de procedimentos e processos. Além de boa capacitação do time, alinhamento de estratégias e implementação de boas práticas. Veja as dicas abaixo:

Determine todas as etapas do processos 

Ter processos bem definidos é essencial quando se trata de produtividade em vendas. Por isso, para conquistar alta performance em vendas é preciso realizar os mesmos métodos. Ao determinar os processos e definir de forma clara e objetiva suas etapas, todos do time comercial passam a trabalhar de forma mais ordenada. Quando todos os vendedores estão incluídos nos processos e estão alinhados com os objetivos da empresa, fica mais fácil alcançar os resultados esperados. 

Portanto, é importante ter o passo-a-passo e todos os procedimentos da área comercial de fácil acesso a todos os colaboradores do time. Além disso, é importante repassar tais informações com os novos integrantes do time de vendas. 

Nessa dica também incluímos a questão da automação dos seus processos. Ou seja, se você quer otimizar o desempenho da sua equipe, analise seus processos e faça a automação do que for possível.  O tempo da sua equipe é muito valioso, portanto, melhore os processos e deixe seu time com tempo para se dedicar na conquista de novos clientes. 

Mas vale ressaltar que não adianta ter todos os processos desenhados e de fácil acesso a todos se não for colocado em prática. Ou seja, é necessário fazer um acompanhamento da realização e andamento dos processos para verificar se estão sendo realizados de fato. Ao fazer essa implantação e checar o desempenho do time, naturalmente ao longo do caminho a equipe errará menos e consequentemente se tornará mais eficaz. 

Alta performance também se conquista com treinamentos

Ter um dream team, ou o que chamamos de time dos sonhos somente com os vendedores mais experientes e produtivos do mercado é a vontade de todo gestor comercial. Porém, esse investimento pode ser bem alto, podendo ser pode inacessível para muitas companhias. Entretanto, investir em treinamentos dos seus atuais vendedores pode ser uma solução mais viável. Além de poder ter um time mais experiente, aos poucos eles atingem a alta performance.

Apostar na capacitação do time de vendas é um ótimo meio também de apresentar a cultura da empresa e fazê-los se conectar ainda mais com a missão organizacional. 

Ao adotar a prática de aplicar treinamentos regularmente, é possível manter o time motivado e atualizado sobre habilidades práticas e comportamentais.

Além do mais, sempre surgem novos métodos, conceitos, abordagens e soluções que a empresa implementa. Criar cursos, palestras, oficinas e workshops para os vendedores é uma excelente opção para mantê-los mais próximos de um bom desempenho e assim da alta performance em vendas.

Valorize o bom trabalho dos seus profissionais

Um outro ponto bem importante para alcançar a alta performance em vendas é valorizar quando o time desenvolve um bom trabalho. 

Reconhecer o desempenho da equipe e proporcionar premiações e bonificações também ajudam a estimular e manter a motivação. Assim como todo profissional, o vendedor ao receber o reconhecimento pelo seu trabalho se sente incentivado a continuar seu bom trabalho e melhorar cada vez mais. 

Nesse caso, o que pode ser feito é desenvolver um programa de reconhecimento para os profissionais da área. A premiação pode variar entre bonificação em dinheiro, viagem ou até algo mais simples como uma mensagem de parabenização da gerência ou da presidência para o vendedor.  

Existem diversas formas de recompensar o esforço e o bom trabalho de um vendedor. Veja o que é mais viável para sua empresa realizar mas não deixe de fazer.  Pois, um vendedor valorizado gera mais resultado para o negócio

Os setores de marketing e vendas devem trabalhar alinhados

Uma dica bem importante para atingir a alta performance é alinhar as áreas de marketing e vendas.  Os dois setores devem trabalhar em conjunto e elaborar um SLA (Sales Level Agreement, ou acordo de nível de serviço) que possa ajudar as duas áreas a alcançar os objetivos da empresa.

Neste SLA, devem constar todas as atividades a serem desenvolvidas por cada setor e as expectativas de cada time. Além disso, é fundamental que conste quantos leads devem ser repassados e quais as metas de cada área também.

Portanto, incentive um alinhamento entre entre as duas áreas e acompanhe a melhora de desempenho em ambas as áreas.

Defina metas em equipe e individuais 

Anteriormente falamos sobre a motivação da equipe e o quanto ela é importante para o sucesso da área comercial. É por isso que todo gestor comercial deve descobrir o que motiva cada integrante da equipe.

Saber quais os objetivos pessoais e profissionais do seu time, ajudará a motivá-los de maneira mais eficiente.

Fazer reuniões produtivas como a definição de objetivos da área em conjunto pode ajudar muito a despertar e melhorar o espírito de união da equipe.  Mas, procure conhecer seu time de forma genuína e converse com eles de forma sincera e faça com que eles falem sobre suas metas de forma clara.  Afinal, são esses motivadores que fazem que os vendedores tenham melhores desempenhos e alcancem a alta performance. 

Alta performance em vendas é conquistada com o tempo

Não tenha pressa em transformar a sua equipe do dia para a noite. Procure implementar aos poucos, através de pequenas mudanças e com o tempo você vai investindo mais em capacitação e desenvolvimento de processos e ferramentas

Um time de alta performance em vendas é totalmente possível de ser construído. Basta investimento, dedicação, motivação e o resultado aparecerá. 

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