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Neste artigo, abordaremos os benefícios da automação de vendas para o departamento comercial.
A automação de vendas é algo essencial para qualquer negócio, afinal de contas, ela tem como objetivo facilitar a vida da equipe, poupando tempo em trabalho meramente operacionais e dando maior suporte para o que realmente importa: oferecer o melhor atendimento ao cliente e, consequentemente, fazer uma boa venda.
O departamento de vendas é de extrema importância, pois é por meio dele que a empresa consegue o lucro necessário para pagar todas as contas e investir em melhorias. Portanto, adicionar ferramentas de automação de vendas nesse setor certamente trará de volta um excelente resultado.
E foi pensando nisso e no seu empreendimento que nós da Prospecta Nerus fizemos este conteúdo. Aqui, vamos mostrar a você os principais benefícios que a automação de vendas é capaz de oferecer. Acompanhe.
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6 ótimas vantagens que a automação de vendas pode trazer para o seu negócio
O software de automação é capaz de fazer as tarefas mais operacionais. Por exemplo, se você usa o método Kanban, existem ferramentas que adicionam automaticamente o membro da equipe à tarefa ao migrá-la para a próxima etapa.
Isso poupa bastante tempo, especialmente se muitas tarefas são feitas do durante o dia. Com isso, a equipe comercial fica mais livre para focar em tarefas mais estratégicas, ou seja, tarefas que agregam, de fato, valor ao cliente.
Alguns custos do departamento de vendas são meramente operacionais e assim, a automação de vendas consegue reduzir esses custos. Algumas pessoas podem pensar que pagar por um software de automação pode ser mais caro e não compensar, porém, é preciso levar em conta diversas variáveis.
Por exemplo, a automação gera uma economia de tempo importante e assim, podemos falar em redução dos custos, afinal de contas, o tempo é um recurso de grande importância, principalmente porque não é possível colocá-lo de volta na conta.
Sendo assim, investir em automação é investir na redução de custos e, consequentemente, no CAC (Custo por Aquisição de Clientes).
Ser eficiente é fazer um trabalho melhor com menos recursos. Por exemplo, um membro da equipe pode levar o dia inteiro apenas para organizar quais são aqueles leads que têm mais chances de comprar. Há ainda outros processos operacionais em vendas que demandam recursos importantes como:
Pense em como seria muito melhor ter um programa ou mesmo uma terceirizada fazendo toda essa organização. Isso pouparia muito tempo e recursos, o que tornaria o processo de vendas ainda mais eficiente.
4. Melhora na satisfação do cliente
Todos querem que os clientes fiquem muito satisfeitos com a compra, mas poucos fazem o que é necessário para ter esse resultado. Normalmente, isso acontece porque não há pessoal suficiente para focar, em detalhes, no processo de venda.
Por exemplo, ao automatizar os processos, os funcionários têm mais tempo para entrar em contato direto com o cliente e tirar as dúvidas sobre o produto tanto na pré-venda quanto no pós-venda. Ou seja, a sua empresa é capaz de dar a atenção que o cliente precisa para entender melhor o produto ou serviço e como ele pode ser útil para resolver um problema.
Isso, sem dúvida alguma, melhora consideravelmente a satisfação do cliente, o que gera outros benefícios. Por exemplo, esse cliente começa a indicar outros diante da experiência positiva que teve com a sua empresa.
O processo de venda é algo que costuma ser muito complexo a depender do produto a ser vendido. Isso é ainda mais real quando se trata de serviços por não ser algo palpável, o que gera mais dúvidas ao consumidor e o processo de venda pode ser mais longo.
Mas uma boa ferramenta de automação pode criar o processo de venda ideal para o seu negócio. E, com o passar do tempo, ao inserir informações novas e atualizadas, esse processo vai melhorando exponencialmente.
Quer um exemplo de como o processo de vendas pode ser melhorado por meio de ferramentas de automação? Ele pode gerar propostas com base em informações relevantes que vão fazer a diferença entre vender e não vender.
Por exemplo, há ferramentas capazes de identificar que alguns clientes podem pagar mais pelo serviço e assim, é possível reduzir o preço para outros que podem pagar menos. É uma ótima forma de ajudar na quebra de objeções do tipo “não tenho dinheiro” na hora da compra.
Quer outro bom motivo para investir na automação de vendas para sua empresa? A sua equipe vai ter um maior controle sobre em que etapa da jornada de compra o cliente está. A própria ferramenta de automação é capaz de mostrar a localização.
Não saber a real localização do lead dentro da jornada é uma forma de perder excelentes oportunidades. Você pode ter aquelas pessoas que estão prontas para uma abordagem mais direta sobre o produto ou serviço, mas como estão sendo analisadas manualmente e, muitas vezes, de forma isolada — sem relacionar e comparar com outros leads — não são vistas como uma ótima oportunidade de venda.
Há vários e outros bons motivos para investir em automação de vendas. São diversos os benefícios como aumento da produtividade do time, permite uma visão mais analítica (com base em dados) para gerenciar os clientes, ajuda a identificar erros e gargalos que podem estar prejudicando as vendas e também facilita a comunicação entre os diversos departamentos da empresa, especialmente entre o de marketing e vendas.
Além da automação, existem outras formas de aumentar as suas vendas. Uma delas é contratando empresas que entendem do assunto. Fale com nossa equipe de especialistas e veja como podemos ajudá-lo!
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