Cadências de
E-mails: o caminho para uma prospecção B2B eficiente
Tempo de leitura: 4 min.
Entre as várias estratégias que existem no marketing digital b2b, as cadências de e-mails é uma das melhores para converter leads em clientes.
Também costuma ser usada para conquistar novos leads, ou seja, novos clientes em potencial. Sendo assim, é uma ótima forma de investir no crescimento e na sustentabilidade do negócio.
Neste conteúdo, a Prospecta Nerus explicou o que são cadências de e-mails, como colocar essa estratégia em prática e as melhores dicas para conquistar novos leads e convertê-los em clientes usando essa estratégia. Acompanhe.
Mas o que são cadências de e-mails?
Para tirar a ideia do papel, primeiro você precisa saber do que se trata.
As cadências de e-mails são uma sequência de e-mails pensados estrategicamente e em uma ordem cronológica para gerar engajamento e conversão de leads.
Também conhecidas como “régua de e-mail”, essa sequência de e-mails está organizada em cada uma das etapas do Funil de Vendas.
Por exemplo, quando você se inscreve em um algum site, é comum receber um e-mail de boas-vindas e pode ser que, outros e-mails cheguem ao longo das semanas mostrando novidades, promoções e muitas outras informações úteis a depender da estratégia e do objetivo que se deseja alcançar.
Por que investir nas cadências de e-mails?
1. É possível segmentar
Não faz o menor sentido a empresa enviar um e-mail dando desconto de algum serviço ou produto que o lead nem mesmo olhou no site ou colocou no carrinho.
Porém, faz todo sentido enviar um e-mail, como um tipo de lembrete, falando sobre os itens que o lead esqueceu no carrinho de compras do site.
Além disso, segmentar também tem a ver com saber quem é o seu lead.
Isso é bem útil para quem possui um negócio físico e assim, pode enviar um e-mail mostrando a localização da empresa apenas para aqueles que moram na região.
2. Você acompanha os resultados
Uma das melhores coisas que o marketing digital costuma oferecer é a possibilidade de você ser capaz de ver os resultados dos esforços da equipe.
Os e-mails, por exemplo, podem ser facilmente analisados. É possível contabilizar:
- taxas de abertura;
- taxas de cliques no corpo do texto;
- quantidade de pessoas que se descadastraram;
- quantidade de novos cadastros e outros.
Assim, você pode fazer melhorias de acordo com o resultado das métricas. Por exemplo, apenas mudar o texto que está no assunto do e-mail pode fazer com que a taxa de abertura cresça.
Então, você pode melhorar, cada vez mais, as métricas dos e-mails que envia com pequenas mudanças e, ao mesmo tempo, consegue entender o seu público-alvo.
3. Automatização inteligente
Outra vantagem de criar cadências de e-mails é a possibilidade de automatizar esse processo. Você pode programar todos os e-mails e também direcioná-los para as pessoas de acordo com o estágio de cada uma na jornada do cliente.
Assim, você alimenta os leads e, a cada e-mail enviado, pode medir as métricas, aperfeiçoar a técnica e aumentar as chances de fechar uma venda.
Como criar cadências de e-mails que sejam realmente eficazes?
Passo 1: saiba qual é o objetivo
O primeiro passo é entender bem qual é o objetivo da empresa na hora de criar os e-mails. Você quer conquistar novos clientes? Quer fidelizar os que já possui? Quer informar sobre um novo produto ou serviço? A depender de qual seja o seu objetivo, a forma com que os e-mails serão criados terá que corresponder a ele.
Passo 2: conheça o público e segmente
Talvez, a segmentação de clientes seja o principal segredo na hora de montar suas cadências de e-mails. Afinal de contas, falar com a pessoa certa no momento certo é fundamental para conquistar mais e mais clientes.
Assim, separe os leads por etapa no funil de vendas, saiba quais estão prontos para comprar e quais ainda não estão. Talvez, enviar um e-mail com um cupom de desconto para aquele que está muito perto de realizar a compra seja a motivação necessária.
Passo 3: estabeleça qual será a frequência
Não existe receita de bolo, então, não podemos te dizer que você deverá enviar um e-mail por dia ou um e-mail por mês. Afinal de contas, sua empresa é única e a frequência de e-mails vai depender de vários fatores como nicho de atuação, persona, mix de produtos ou serviços, entre outros.
Você pode começar com 1 e-mail por semana e medir as métricas que essa frequência oferece. Por exemplo, se há uma alta taxa de descadastro, significa que é melhor enviar numa frequência menor, por exemplo, a cada 15 dias.
Passo 4: crie conteúdo útil
As pessoas estão sem tempo e atenção se tornou a moeda de troca mais importante nos dias de hoje. É muito raro alguém parar para abrir um e-mail ou realmente lê-lo. Mas essa mesma pessoa fará isso se, logo no assunto, a empresa for capaz de tocar no ponto crucial para ela. Ela lerá todo o e-mail se entender que aquilo é realmente útil.
Por exemplo, oferecer uma oferta exclusiva para aquela pessoa que já está na etapa final do funil e você já sabe que o seu produto ou serviço será capaz de resolver o problema. Certamente, esse e-mail será de grande utilidade.
Passo 5: use CTA de forma clara
CTA é a abreviação para o termo em inglês “call to action” que, em bom português, significa “chamada para ação”. É uma técnica usada em diversos conteúdos digitais para levar o leitor a fazer algo, ou seja, realmente fazer alguma ação.
Pode ser baixar um e-book, seguir nas redes sociais, comprar um produto, marcar uma reunião… vai depender do estágio de compra no qual a pessoa estiver.
E é super importante que esse CTA seja claro e facilmente identificado pela persona. O ideal é que seja no formato de botão logo ao final do e-mail. Você pode ser bem objetivo colocando o texto “clique aqui” no botão ou pode também colocar o seguinte conteúdo “quero resolver o meu problema” ou “quero a solução do meu problema”. Vai depender muito de qual estratégia e tom de voz a marca costuma usar.
Está precisando criar suas cadências de e-mails e conquistar leads? Então, entre em contato com a equipe da Prospecta Nerus e veja como podemos te ajudar!
Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.