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Como escrever e-mails de prospecção de alta conversão

Tempo de leitura: 5 min.

Escrever e-mails de prospecção é uma etapa fundamental do processo de vendas e para ter uma alta conversão a partir deles, é preciso ter em mente alguns princípios e informações valiosas sobre o assunto.

A questão é: como ser capaz de escrever e-mails que transformam leads em clientes? Como escrever e-mails que são capazes de gerar vendas ou ainda de fazer com que o leitor marque um horário para conversar e saber o que a empresa pode fazer por ele?

É justamente sobre isso que a Prospecta Nerus vai falar agora. Explicaremos sobre a importância de escrever um bom e-mail e também daremos algumas dicas valiosas sobre como escrever um e-mail de alta conversão com uma boa estrutura e também dicas como usar provas sociais, manter a objetividade, entre outras. Continue a leitura.

e-mails de prospecção

Por que escrever um bom e-mail de prospecção é tão importante?

Você, provavelmente, receba diversos e-mails na sua caixa de entrada todos os dias, não é mesmo? Pois saiba que com o seu lead acontece o mesmo, então há uma grande concorrência pela abertura de e-mails com outras empresas.

Portanto, é essencial que, desde o primeiro momento, ou seja, desde o campo “Assunto”, você deve ser capaz de oferecer valor e captar a atenção necessária para que o leitor abra o seu e-mail e não o do concorrente.

Leia também: Como criar uma cadência de e-mails eficiente para qualificar seus leads?

Qual a estrutura de um e-mail de alta conversão?

Um e-mail de alta conversão possui a seguinte estrutura:

  • ele deve ter um assunto atraente;
  • a saudação deve ser personalizada;
  • as primeiras linhas (introdução) já devem gerar valor;
  • a proposta precisa ser clara;
  • CTA (Call To Action) deve ser eficaz;
  • deve ter uma assinatura final profissional.

Vamos explicar agora cada um desses pontos e mostrar como montar uma boa estrutura de e-mail e aumentar a conversão.

Assunto

Você deve ser o mais certeiro e objetivo possível. Por exemplo, números costumam funcionar bem como “Aumente as suas vendas em 10%”. Você também pode personalizar esse campo, colocando o nome da empresa, por exemplo, um assunto que tenha “5 estratégias que vão ajudar a (Nome da Empresa)”.

Lembrando que o campo assunto tem um limite de caracteres e que vai variar de acordo com o dispositivo. Para que o que foi escrito no campo assunto não seja cortado, é importante seguir essa regra:

  • telas maiores como computador ou notebook: até 60 caracteres;
  • dispositivos móveis: até 47 caracteres.

Há dispositivos que mostram até menos, então, capriche no assunto logo nas primeiras palavras.

Saudação

Saudações generalizadas podem dar a ideia ao leitor de que ele é só mais um no meio da multidão e tudo o que as pessoas querem é ser especiais, querem ser lembradas e saber que significam algo para alguém ou ainda para a sua empresa.

Portanto, personalizar o e-mail é muito importante. Logo no início, você pode colocar “Ola (Nome do Leitor), como vão as coisas?”, você também pode, logo em seguida, colocar algo muito específico como o setor no qual ele trabalha ou o cargo que ele exerce para mostrar que o conhece.

Introdução

O início do e-mail já precisa chamar a atenção da pessoa, ou seja, é importante que, logo “de cara” você seja capaz de colocar a informação principal.

Pode ser um desconto, um novo produto, um ebook que vai ajudar a empresa do lead… coloque essa oferta e o propósito do e-mail logo na introdução ou vai ficar parecendo que é só mais um e-mail.

Proposta

Aqui, no corpo do e-mail propriamente dito, você precisa mostrar clareza e objetividade. Você precisa saber mostrar o que deseja e o objetivo do contato em poucas linhas. 

Lembre-se de que a atenção é o ativo mais valioso da atualidade, as pessoas não têm tempo a perder e, portanto, você precisa ser prático, mas sem deixar de dizer a mensagem que precisa.

Um ótimo exemplo do que colocar nesse ponto do e-mail é um case de sucesso. Dizer que você ajudou uma empresa a aumentar em 15% o número de vendas e provar isso por meio de uma imagem é uma ótima opção.

CTA 

O CTA, também chamado em português de Chamada Para Ação, trata-se de um local no e-mail de prospecção onde você deve levar o leitor a fazer algo.

Pode ser baixar um material que vai ajudá-lo nos negócios, pode ser um botão para marcar uma chamada e saber como sua empresa pode ajudá-lo ou ainda um botão para falar com o atendimento pelo WhatsApp e pedir um orçamento.

Esse CTA é muito importante, pois a escolha dele vai depender de qual estágio da jornada de compra o cliente está.

Por exemplo, se ele ainda está no meio do funil, ou seja, ainda está na fase de consideração se compra ou não o serviço ou produto para resolver o problema, usar o CTA para entrar em contato pode ser precipitado e assustar o lead.

Assinatura

Por mais que a pessoa que recebeu o e-mail saiba de qual empresa veio, é importante que ela saiba também quem escreveu o e-mail ou de qual departamento ele veio.

Então, coloque uma assinatura com seu nome e também o nome da empresa, setor, cargo ou função. Se for o caso, coloque um contato de telefone pelo qual o leitor possa falar diretamente com a pessoa da assinatura. Isso costuma gerar mais confiança e credibilidade.

Além do conteúdo em si, há outros pontos que você deve levar em consideração: fazer testes A/B, caprichar no design e na formatação e personalizar com as cores e a logo da sua marca. Mesmo aquele detalhe que parece ser insignificante é preciso ter atenção, pois pode fazer toda a diferença para gerar e-mails de prospecção de alta conversão.

Quer gerar mais conversão dos leads que já possui? Então, a Prospecta Nerus está pronta para direcionar você e sua equipe e ajudá-los a ter melhores resultados. Acesse o nosso site, conheça os nossos serviços e peça o seu orçamento!

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