Envio de e-mail para prospectar tem dia e horário certos?
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Sim, há dias e horários nos quais há mais chances de as pessoas abrirem os e-mails que forem enviados e lerem a mensagem. Portanto, se você usar e-mail para prospectar clientes, precisa saber quais são.
Não há receita de bolo, pois os clientes são diferentes de uma empresa para a outra, ainda que do mesmo nicho. O fato é que, de início, você poderá usar um parâmetro geral, mas, aos poucos, terá que analisar os dados e ver quais são os melhores dias e horários para a sua empresa.
Para ajudar nisso, a Prospecta Nerus criou um conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe e veja como usar e-mail para prospectar da melhor forma possível.
Melhores horários para enviar e-mail para prospectar
Um relatório criado por uma empresa especializada no assunto, conseguiu encontrar os melhores horários e dias para enviar e-mails, mais especificamente, cold mails (e-mails que são enviados para pessoas que nunca interagiram com a empresa de forma direta, mas que têm grandes chances de fazer negócios) e os resultados foram os seguintes:
- 8 e 12 horas: as pessoas abrem os e-mails com maior frequência logo pela manhã, entre as 8 e 12 horas. Geralmente, chegamos no trabalho e a primeira coisa que vemos é a nossa caixa de entrada;
- 14 e 17 horas: há também um pico de abertura no período da tarde. Há quem goste de deixar para verificar o e-mail no período da tarde, especialmente se não for um e-mail corporativo.
Porém, se você quer ser ainda mais específico — o que é recomendado — pode seguir o direcionamento por dia e por hora. No caso, os melhores dias e horários para enviar o e-mail seriam:
- Sábado e domingo, entre as 8 e 12h: como final de semana as pessoas têm mais tempo e estão mais relaxadas, elas estão mais dispostas a ver a caixa de e-mails;
- Terça e quinta, das 10 às 16h: esse pode ser o horário ideal para enviar e-mails, pois no ambiente de trabalho, os possíveis clientes olham os e-mails com maior frequência;
- Sexta, entre as 8 e 10h: na sexta, as pessoas já estão cansadas e muitas empresas dispensam os funcionários mais cedo. Portanto, o período da manhã é o mais indicado.
Se você ainda não tem horários estabelecidos ou vai começar a usar a estratégia de e-mail para prospectar clientes, então, pode seguir essas dicas. Mas lembrando que elas são gerais.
O que você precisa fazer, depois que começar a disparar os e-mails, é descobrir qual o seu próprio horário, ou seja, qual o melhor momento do dia para enviar e-mail para clientes em potencial.
Quais métricas analisar para descobrir qual o melhor horário para envio de e-mails da minha empresa?
1. Taxa de abertura
Talvez esta seja a métrica mais importante, pois, em meio a tanto conteúdo, conseguir que o leitor abra o e-mail da sua empresa é excelente.
Nesse caso, faça testes. Envie e-mails em horários diferentes ao longo do dia e assim, vai descobrir em qual horário a taxa de abertura é maior para aquele dia. Faça esse mesmo teste todos os dias da semana.
Lembrando que essa taxa de abertura deve ser analisada, principalmente, em dispositivos móveis. Grande parte dos e-mails são abertos em smartphones.
2. Taxa de cliques
Se você deixou algum link no corpo do e-mail, então vai querer saber quantas pessoas clicaram nele. Você também pode fazer a relação do horário e do dia com a taxa de abertura.
Por exemplo, várias pessoas abrem o e-mail enviado, mas em determinado horário e dia é que a taxa de cliques é maior. Então, vale a pena guardar essa informação para enviar os próximos.
3. Taxa de cliques x taxa de abertura
Quantas vezes você já abriu um e-mail e não clicou no link que estava nele? Pois é, seus leads também fazem isso e o melhor é que a taxa de abertura seja bem parecida com a taxa de cliques.
Assim, veja qual é o horário e o dia em que há uma maior taxa de abertura combinada com uma maior taxa de cliques.
4. Taxa de cancelamento de inscrição
Além de saber em quais horários e dias enviar e-mail para prospectar, é importante entender em quais horários não se deve fazer isso.
Esse indicador não só mostra quando não enviar um e-mail, mas também o quanto o lead está realmente interessado no seu produto ou serviço ou em resolver o problema dele naquele momento.
Para isso, basta usar a seguinte fórmula:
5. Taxa de conversão
Um dos principais motivos de mandar e-mail para as pessoas é a conversão. Pode ser para seguir na rede social, baixar um e-book ou realmente vender algo. Portanto, essa taxa precisa ser analisada, pois se a taxa de conversão é maior em determinado dia e horário, vale a pena deixar essa orientação para a equipe.
Como melhorar as métricas e usar o e-mail para prospectar?
No marketing digital, fazer testes é a melhor opção que você tem para encontrar o melhor dia e horário para enviar e-mails. Por exemplo, faça Testes A/B.
Para isso, você deve criar 2 e-mails praticamente iguais, mudando apenas 1 variável, por exemplo, o assunto que aparece na caixa de entrada, pode colocar um e-mail com gif e o outro sem para ver qual tem a melhor performance e assim por diante.
A mudança vai depender muito do que você queira no momento, de qual o objetivo da equipe. Por exemplo, se o seu objetivo é melhorar a taxa de abertura, fazer Testes A/B mudando o assunto do e-mail é uma ótima estratégia.
Você pode identificar que, em determinado dia e horário, a taxa de abertura é maior se o assunto for X, mas pode ser maior no mesmo dia e em outro horário se o assunto for Y. São diversos os testes que podem ser feitos quando o assunto é e-mail para prospectar, portanto, faça uma reunião com a sua equipe e crie uma boa estratégia.
Quer ajuda para prospectar mais clientes? A Prospecta Nerus tem uma equipe especializada no assunto pronta para fazer isso pela sua empresa ou para orientá-la. Entre em contato e fale com o nosso time!
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