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Estratégias de prospecção ativa com IA: aumente a taxa de conversão de leads

Tempo de leitura: 4 min.

Fazer prospecção ativa com IA (Inteligência Artificial) é algo relativamente simples se você souber usar muito bem essa ferramenta. Afinal de contas, você não deseja apenas prospectar, deseja também converter leads em clientes.

Mas, com uma boa prospecção, essa conversão ficará mais fácil, pois o esforço humano em tarefas operacionais — e até mesmo na geração de ideias — será menor. 

Para ajudar o negócio nesta importante missão, a Prospecta Nerus preparou um conteúdo completo sobre como a IA pode melhorar a sua abordagem com os leads e assim, conquistar mais clientes e, é claro, vender mais. Acompanhe.

prospecção ativa com IA

O que é prospecção ativa?

Para entender como aumentar a taxa de conversão com IA, primeiro é necessário entender o que é prospecção ativa.

Na prospecção ativa, a empresa vai até os clientes e não o contrário. Isso pode acontecer de diversas formas, por exemplo, por meio de mensagem no privado de uma rede social, por e-mail, pelo WhatsApp, por meio de uma ligação telefônica, entre outros.

Mas, é preciso ter estratégia e muito cuidado ao fazer esse contato inicial mais direto, pois, se o lead não estiver preparado para comprar, ele pode achar uma inconveniência ou mesmo um incômodo. 

E, para evitar que esse tipo de situação aconteça e também deixar a sua equipe com mais tempo para se dedicar a uma boa estratégia, saber usar bem a IA pode ajudar. 

O que é taxa de conversão?

Esse é outro conceito importante que precisamos mencionar e explicar aqui. A taxa de conversão nada mais é do que a quantidade de leads que a empresa consegue transformar em clientes. Mas isso depende do momento do funil de vendas do qual estamos falando.

A conversão pode acontecer em diversos momentos. Por exemplo, quando você consegue que alguém baixe um ebook da sua empresa ou passe a seguir o perfil do negócio no Instagram, trata-se de uma conversão. 

Mas, neste conteúdo, o nosso foco será o fundo do funil, ou seja, quando o lead se converte em cliente.

Para calcular a taxa de conversão é simples: é só dividir a quantidade de conversões pelo número de contatos totais que foram feitos pela equipe. A fórmula é a seguinte:

 

prospecção ativa com IA

Há uma taxa de conversão ideal? Infelizmente, não. Na verdade, existe uma taxa ideal para cada negócio e de acordo com a estratégia de negócio. 

Você e sua equipe que vão estabelecer qual a melhor para vocês com base em alguns fatores como alcance de metas, tempo para converter os leads e assim por diante.

6 estratégias de prospecção ativa com IA

Explicados os conceitos principais sobre o assunto, vamos ao principal. Confira abaixo como a IA pode ajudar a aumentar a sua taxa de conversão de leads.

1. Coleta de dados

Para qualquer estratégia que a empresa tenha traçado, a coleta de dados é altamente relevante. É claro que você não precisa coletar todos, afinal de contas, são muitos e isso poderia se transformar em perda de tempo para vários membros da equipe.

Seria justamente o oposto do que queremos ao usar a IA para nos ajudar.

Pois bem, com a ajuda de uma checklist, é possível enviar comandos para que a IA faça essa coleta. Para isso, ela precisa estar integrada à ferramenta na qual ela os encontrará e assim, organizar da forma que foi determinada por meio do comando.

2. Geração de informação

Dados soltos não significam muita coisa, mas processados da forma correta, se tornam o “norte” que você e sua equipe precisam para gerar conversão de leads e fazer prospecção ativa com IA.

A Inteligência Artificial poderá ajudar a gerar informação a partir dos dados que foram coletados. Você deve oferecer o comando para que isso ocorra. É a partir daí que surgirão as ideias para implementar e melhorar a estratégia.

3. Faça testes A/B

Quando você faz um anúncio nas redes sociais, uma das melhores formas de saber se ele é realmente bom ou não é fazendo testes. 

Por exemplo, você pode fazer uma única modificação na imagem. Pode ser uma cor, uma palavra… há uma possibilidade quase infinita de modificações que podem ser feitas e a IA consegue ajudar com isso.

Você pode pedir para que ela gere imagens para testes A/B e usá-las, fazendo 2 anúncios e comparando qual deles têm o melhor resultado.

4. Automação de tarefas

Sabemos que, um dos principais usos da atualidade da IA é justamente a automação de tarefas. Afinal de contas, para que ocupar sua equipe com funções operacionais que podem ser realizadas por uma máquina?

Assim, indiretamente, por meio da automação de tarefas, a IA pode ajudar na conversão de leads. Ela deixa o time com mais tempo para focar realmente no mais importante: ter novas e boas ideias e melhorar, constantemente, a estratégia.

5. Chatbots e assistente virtual

Uma forma de ganhar mais tempo e agilidade e melhorar o atendimento dos leads, melhorando assim a prospecção ativa com IA é criando chatbots para um atendimento virtual.

Isso pode ser feito para tarefas simples como mostrar o passo a passo para usar um determinado produto ou serviço, pedir a segunda via de um boleto de pagamento e assim por diante.

Ao criar, tenha o cuidado de deixar a opção para falar com o atendimento humano. Há muitas coisas que podem ser mais complexas e dúvidas que um chatbot não será capaz de resolver, especialmente, se o lead quiser mais informações para adquirir um produto/serviço da empresa.

6. Pesquisa ativa de leads

Você pode encontrar ferramentas de IA que fazem pesquisa de leads em locais específicos. Por exemplo, algumas redes sociais já oferecem esse tipo de serviço.

Mas sempre analise os leads que foram pesquisados pela IA e passados para sua base. Não há nada mais chato do que enviar uma mensagem para alguém que não está, nem de longe, interessado no que a empresa tem a oferecer.

Agora que você já sabe como fazer prospecção ativa com IA e como essa ferramenta pode ajudar, use-a para melhorar a estratégia do negócio. 

Aqui na Prospecta Nerus temos ferramentas que são capazes de ajudar nisso como a Máquina de Prospecção e a Nerus One. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e saiba mais!

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