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Estratégias de prospecção ativa: como atrair e converter mais clientes

Tempo de leitura: 10 min.

Neste artigo, abordaremos as estratégias de prospecção ativa: como atrair e converter mais clientes.

Há diversas estratégias de prospecção ativa que você pode colocar em prática na sua empresa para converter mais leads em clientes. Mas como descobrir qual ou quais são melhores? Testando!

Infelizmente, não há muito o que fazer a não ser testar. Porém, a depender do seu tipo de negócio, se vende produto ou serviço, como usa a sua estratégia de Inbound Marketing, entre outros fatores, é possível começar com aquelas que têm mais chances de funcionar.

E, para ajudá-lo nessa importante empreitada, listamos abaixo quais são as principais estratégias de prospecção ativa capazes de ajudar o seu negócio a converter mais leads em clientes. 

Leia também: A Importância da Personalização na Prospecção Ativa

4 principais estratégias de prospecção ativa

1.Seja consistente

A prospecção ativa, ao contrário do que muitos acreditam e do que muitos fazem, não deve ser algo sazonal. A maioria das empresas só fazem isso quando estão com poucos clientes, ou seja, quando percebem que os lucros estão diminuindo, o que é um erro.
A prática de prospectar ativamente deve ser constante, ou seja, é importante que sua equipe de vendas tire um tempo todo dia ou toda semana para fazer isso.

Essa estratégia tem diversas vantagens. Por exemplo, você terá um fluxo de clientes constantes entrando na empresa e também terá uma equipe mais experiente devido à prática.

2. Saiba onde os possíveis clientes estão

NOutra ótima estratégia é fazer um bom mapeamento dos canais de comunicação em que os clientes estão e entrar em contato ou, antes disso, perguntar qual é o melhor local para entrar em contato com eles.

Para ter mais chances de sucesso com essa estratégia, é importante ter uma persona documentada. Assim, ficará mais fácil entender quais são os melhores canais de comunicação para encontrá-la e também para entrar em contato.

3. Tenha um roteiro de vendas

Ter um roteiro de vendas é capaz de facilitar e muito a vida da sua equipe, afinal de contas, evita-se, por exemplo, que uma pergunta deixe de ser feita ou que uma informação importante deixe de ser passada. Mas uma coisa muito importante sobre essa estratégia: revise constantemente o roteiro de vendas.

É muito importante estar em constante atualização, pois, as necessidades e a forma que o consumidor lida com o mercado está sempre mudando. Além disso, sempre procure adaptar o roteiro de vendas para cada situação, estágio do funil de vendas e produto.

4. Use e-mail

O e-mail é uma ótima forma de se comunicar com o prospect e, consequentemente, uma ótima maneira de fazer prospecção ativa.

Não estamos falando apenas de e-mails com cupons de desconto e outros do tipo, o que também pode entrar na sua estratégia de e-mail marketing, mas também e-mails que gerem oportunidades para marcar uma call, para o prospect responder um questionário e assim por diante.

Além dessas, há também várias outras estratégias de prospecção ativa ter um cronograma de prospecção, estar, a todo momento, melhorando e atualizando as informações dos prospects, fazer ligações, enviar mensagens por direct e assim por diante.

Se você está precisando gerar mais clientes para sua empresa, fale com a equipe da Prospecta Nerus. Somos especialistas no assunto!

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