Outbound ou Inbound: como escolher o melhor método de prospecção para sua empresa
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Primeiro, precisamos deixar claro que não existe um método melhor que o outro, ou seja, o Inbound não é melhor que o Outbound e vice-versa. O que existe é a melhor estratégia para o seu negócio e é justamente sobre isso que a Prospecta Nerus vai explicar neste conteúdo.
Como muitos empreendimentos, um dos principais objetivos é a prospecção de clientes. E tanto o Inbound quanto o Outbound são ótimos para ajudá-los nessa finalidade. Tudo vai depender da estratégia que você deseja usar, do tempo disponível para alcançar as metas e assim por diante.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre estratégias Inbound e Outbound na prospecção de clientes e quais critérios você deve levar em consideração na hora de escolher. Acompanhe.
Leia também: Qual o melhor canal para prospectar clientes?
Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
O primeiro passo para fazer a melhor escolha sobre método de prospecção para sua empresa é entender os conceitos de Inbound e Outbound.
Outbound é um método mais tradicional, mas que, com a chegada do digital, se ajustou aos novos tempos. Por exemplo, um outdoor, um panfleto distribuído na rua, uma propaganda na TV e na Rádio… tudo isso, entre outros, fazem parte do método do Outbound Marketing.
Aqui é a empresa que vai até o consumidor. Quer um exemplo de Outbound no digital? Os anúncios em redes sociais, no Google e no YouTube são alguns deles.
Veja que a ideia é a mesma, ou seja, por meio desses anúncios, a empresa vai até o cliente. Quando você está navegando pelo Instagram, por exemplo, se depara com anúncios, nem sempre eles são interessantes, mas é possível direcioná-los para atingir um público mais preciso.
Veja também: Como otimizar a eficácia das campanhas de Outbound?
Já o Inbound é uma estratégia de atração do consumidor para a sua empresa. Aqui, por meio da produção de conteúdos úteis, um possível cliente encontra a sua empresa nas redes sociais, no Google e em outros locais online e passa a conhecer o seu negócio.
Há diversas vantagens no Inbound e uma delas é o fato de que, com o passar do tempo, o negócio é visto como referência no assunto. Com a criação de conteúdo é possível mostrar todo o conhecimento no nicho de atuação. Além disso, você pode também usar as provas sociais que são os resultados dos seus clientes, mostrando que a equipe pode conseguir aumentar a prospecção para sua empresa.
Quais os prós e os contras do Outbound e do Inbound?
Para mostrar isso de forma clara, criamos uma tabela que vai te ajudar a entender e assim, fazer a sua escolha de uma maneira melhor:
Outbound | Inbound | |
Prazo para resultado | Curto prazo | Médio e longo prazo |
Investimento em dinheiro | Maior investimento | Menor investimento |
Investimento em tempo | Menor tempo | Maior tempo |
Comunicação | Mais invasiva | Menos invasiva |
Jornada do cliente | Final da jornada | Topo e meio da jornada |
LFT (Lifetime Value) | Curto | Longo |
Foco | Conversão | Relacionamento |
É claro que não podemos tomar como 100% verdadeira essa tabela, afinal de contas, muito vai depender da estratégia e táticas que são usadas pela empresa.
Por exemplo, se a empresa decide focar na abordagem do Inbound com conteúdo para blog otimizado em SEO, mas ela consegue produzir 5 conteúdos por semana, seu resultado será muito mais rápido do que uma empresa que produz 1 conteúdo por semana.
Isso também vai interferir nos custos, na jornada do cliente, no foco da empresa e assim por diante.
Assim, você vai ter contras em determinados aspectos e prós em outros.
Qual estratégia usar para gerar prospecção para sua empresa?
Agora que você já conhece melhor como funciona cada uma dessas estratégias, vamos listar abaixo em quais situações o Inbound e o Outbound são indicados.
Quando usar Outbound Marketing
- Deseja resultados rápidos: como o Outbound tem a ver com anúncios, o foco é a conversão mais imediata, portanto, se você deseja ter resultados no curto prazo, essa é a melhor opção;
- A empresa já é conhecida: caso o seu negócio já tenha muita credibilidade no mercado, então vale a pena investir, pois a maioria do seu público-alvo já conhece;
- Já há um público-alvo estabelecido: a equipe já conhece bem o público-alvo e tem uma persona bem detalhada. Dessa forma, é possível direcionar melhor os anúncios.
Quando usar o Inbound Marketing
- Construir autoridade: um negócio que é novo no nicho de atuação precisa, antes de mais nada, mostrar credibilidade. As pessoas só compram de quem confiam;
- Criar relacionamento: não há estratégia melhor para criar relacionamento com a persona. É algo que precisa ser feito no médio e longo prazo, mas os resultados são mais duradouros;
- Seu produto ou serviço possui ciclo de vendas longo: para produtos ou serviços que são muito complexos, é interessante ter um ciclo de vendas maior, afinal de contas, o consumidor precisará de mais tempo para entendê-lo melhor;
- Orçamento limitado: se você não possui muito dinheiro para investir em marketing no início, o Inbound pode ser uma boa estratégia. Você pode, por exemplo, contratar alguém para otimizar o seu site para aparecer nas primeiras posições do Google. Esse resultado vai durar por muito e muito tempo.
Posso usar as duas abordagens para prospectar clientes?
Com certeza! Aliás, recomendamos que use as duas, pois cada uma possui um objetivo e uma maneira de fazer o seu possível cliente fazer negócios com sua empresa.
Por exemplo, ao mesmo tempo em que você cria conteúdo para o blog do negócio ou um e-book para conquistar leads, é possível também anunciar um serviço, produto ou a empresa em si nas redes sociais e diversos meios de comunicação offline.
Como você pode ver, fazer a prospecção para sua empresa usando Outbound e Inbound exige, antes de mais nada, que sua equipe tenha uma estratégia de vendas e marketing estabelecida. Assim, será possível usar as duas técnicas direcionando-as de acordo com os resultados desejados.
Precisa de ajuda para prospectar mais clientes? A equipe da Prospecta Nerus está pronta para oferecer todas as informações que precisa. Entre em contato e veja como funciona!
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