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Planejamento de vendas para 2024: veja 11 passos para estruturar

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Planejamento de vendas para 2024: veja 11 passos para estruturar.

Você precisa começar o quanto antes o seu planejamento de vendas 2024 e, para isso, a Nerus fez este conteúdo bem completo para ajudar nessa importante missão.
Afinal de contas, ter um bom planejamento faz toda diferença, pois é por meio dele que os caminhos e as estratégias de vendas serão traçadas.

Um bom planejamento de vendas é capaz de responder perguntas muito importantes como quais canais de comunicação inbound e outbound serão usados, com que frequência isso vai acontecer, qual o foco e o objetivo da equipe de marketing e de vendas, se haverá mudanças na abordagem ao cliente e, se sim, quais serão elas e assim por diante.

E indo ao que interessa, que é orientar você e sua equipe a criar um excelente planejamento para o ano que vem, acompanhe.

Leia também: Confira as estratégias de vendas mais usadas para o final do ano!

11 passos para criar o planejamento de vendas de 2024.

Passo 1: reveja o planejamento de 2023

Entenda melhor o que foi feito neste ano para saber o que deve ser adicionado novamente em 2024 e o que não vai, seja porque não é mais necessário, seja porque não deu certo.

Essa também é uma ótima forma de rever os resultados do ano e identificar quais partes do planejamento podem ser melhoradas para o próximo e não cair no mesmo erro ou então, melhorar ainda mais os resultados.

Passo 2: faça uma análise do mercado

O mercado muda constantemente e há áreas como atendimento ao cliente que mudam ainda mais rápido. 

Sabemos que, a cada ano que passa, o consumidor está mais informado devido ao acesso às mídias e, como informação é poder, ele está cada vez mais exigente. 

O seu planejamento de vendas para 2024 precisa se adaptar a isso, ao novo cenário e também analisar as principais tendências não só no atendimento, mas em marketing, vendas e outros.

Passo 3: pense nos produtos e serviços que oferece

Se o seu negócio vai adicionar algum produto ou serviço ao portfólio ou pretende remover algum, esse é o melhor momento para estruturar como essa mudança será realizada. 

Reúna sua equipe, não só a de vendas, mas também os líderes de todos os setores, especialmente de marketing e atendimento, para debater como encaixar isso no planejamento do próximo ano de forma que todos os envolvidos possam lidar com a mudança da melhor forma possível.

Confira também: Como personalizar abordagens para diferentes tipos de prospects

Passo 4: analise a concorrência

Esse é um ponto de grande relevância e analisar a concorrência é diferente de analisar o mercado.

A análise de mercado é algo mais holístico e foca muito mais no consumidor do seu produto/serviço do que nos concorrentes propriamente ditos. Mas você precisa ficar de olho neles sempre e na hora de fazer o planejamento de vendas para 2024 isso não é diferente.

Avalie se entrou algum novo concorrente no mercado, o tamanho e a força dele e o qual relevante ele pode ser para o bom andamento do seu negócio. Observe também os pequenos concorrentes, pois eles podem se tornar grandes e isso precisa ser pensado na hora de fazer o planejamento.

Passo 5: reavalie o histórico de vendas

Como foram as vendas em 2023? A meta estabelecida para o ano foi alcançada? Ultrapassou o esperado? Você vendeu menos do que o estabelecido no início do ano? Quais os motivos desse aumento ou queda nas vendas?

Esses e outros questionamentos precisam ser respondidos para que você possa fazer uma análise mais minuciosa das vendas em 2023 e assim, conseguir criar um planejamento de vendas 2024 mais coerente e de acordo com a tendência de crescimento da empresa demonstrado nos últimos anos.

Passo 6: tenha objetivos e metas bem definidos

Esse é um ponto crucial e entender também a diferença entre objetivos e metas é muito importante.

Objetivos são qualitativos e não são exatos. Por exemplo, o objetivo da empresa este ano é aumentar o número de clientes. A  meta é quantitativa, sendo assim, para este mesmo exemplo, a meta seria aumentar o número de clientes em 15%.

É essencial que isso esteja bem claro para toda a equipe e lembrando que o planejamento de vendas pode ter objetivos de curto, médio e longo prazo e você também pode criá-los por trimestre ou então, manter os objetivos e ajustar as metas.

Passo 7: adicione treinamentos de equipe

O mercado muda muito rápido e é importante que a sua equipe seja capaz de acompanhar essas mudanças. Por isso, adicionar ao planejamento de vendas 2024 cursos e treinamentos nesse sentido vai ajudar consideravelmente a alcançar as metas e objetivos traçados para o ano.

Sem contar que investir na equipe é investir na empresa, afinal, uma empresa é formada por pessoas. Além do mais, seus funcionários vão se sentir mais valorizados.

Passo 8: determine orçamentos

Alcançar as metas é importante, mas se manter dentro do orçamento é também. Por isso, no planejamento, determine o quanto a empresa pretende investir no departamento de vendas.

Aqui você pode incluir o uso de equipamentos, softwares, atualizações de planos que já tenha, novos membros, treinamentos e assim por diante.

Passo 9: avalie o processo do funil de vendas

O funil de vendas precisa ser compatível com a estratégia criada pela empresa e também com a persona, ou seja, com o público-alvo do negócio.

Analise a jornada de compra de 2023 e veja se há algo que seja necessário modificar, manter ou simplesmente retirar. Para fazer isso, é preciso avaliar diversos aspectos como “a persona é a mesma?”, “vai ter um novo produto ou serviço?”, “ a equipe vai aumentar ou diminuir?”, entre outros.

Passo 10: mapeie as objeções

O seu planejamento de vendas de 2024 também precisa levar em conta as objeções dos clientes, aliás, esse é um dos pontos que não pode ser deixado de lado de forma alguma.

Afinal, são essas objeções que, em muitas situações, impediram sua empresa de vender e conquistar mais um cliente. Portanto, saiba quais são elas e o que pode ser usado na nova estratégia para contorná-las ou até eliminá-las.

Veja também: Dicas para superar as objeções na prospecção ativa

Passo 11: estabeleça técnicas para mensurar os resultados

Você e sua equipe já sabem que os resultados precisam ser medidos constantemente, mas o que será usado para isso? Você pretende contratar alguém específico? Ou talvez seja melhor pagar por um software? De quanto em quanto tempo esse resultado será mensurado? E o que será feito a partir disso? Todas essas e outras perguntas precisam ser respondidas nesse ponto.

Estabelecer um bom planejamento de vendas 2024 pode parecer algo complexo e, realmente, não é uma tarefa fácil, porém, é necessária. Convoque toda sua equipe e veja como ela pode contribuir, assim como os outros departamentos. 

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