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Por que a análise de dados é indispensável para alavancar as vendas

Tempo de leitura: 4 min.

Para alavancar as vendas da sua empresa é necessário entender melhor a sua persona, ou seja, analisar melhor quem são as pessoas que têm mais chances de fazer negócios com ela.

Essas pessoas, também chamadas de leads, são aqueles clientes em potencial e eles precisam ser atualizados com a maior frequência possível. Porém, o time só consegue elaborar uma boa persona fazendo análise de dados.

Assim, fica clara a importância da análise de dados para aumentar as vendas e , consequentemente, melhorar os lucros. 

Mas se você está com dificuldade nesse ponto, a Prospecta Nerus criou este conteúdo para te explicar melhor sobre o assunto e mostrar a relevância de manter uma análise de dados constante para o empreendimento. Acompanhe.

Por que a análise de dados é indispensável para alavancar as vendas

Como a análise de dados ajuda a alavancar as vendas?

Ajuda a direcionar para o melhor caminho

Quando o planejamento é feito, estipulamos qual caminho será tomado pela equipe para alcançar as metas traçadas. Porém, nem sempre as coisas saem como foi planejado e, nesse momento, é hora de entender o que está dando errado.

Você pode identificar isso por meio dos dados. Essa análise de métrica vai mostrar porque a persona não está chegando até a última etapa do funil e fazendo a compra.

Pode ser, por exemplo, que a equipe de vendas esteja entrando em contato cedo demais, o conteúdo criado não está bem direcionado e pode ser que o lead não precise da sua solução, mas só percebe isso depois de consumir tempo e recursos da empresa.

Assim, uma boa análise de dados é capaz de evitar ou reduzir, significamente esse erro de percurso e fazer com que o time e os conteúdos tenham um direcionamento melhor.

Auxilia o time a vencer as objeções 

As personas podem apresentar as mais diversas objeções para não comprar a solução da empresa. E é trabalho do time de vendas vencê-las.

Mas quando se conhece bem o lead, o atendimento não vai saber ao certo como fazer isso.

Por exemplo, em muitos casos, quando a persona não vê valor, ou seja, ela não acredita que a sua solução será capaz de ajudar, tudo vai parecer caro e que ela não tem dinheiro para investir.

E facilitar as formas de pagamento pode não ser a melhor opção para vencer uma objeção como essa. Se você conhece bem o lead e sabe que ele precisa da solução da empresa, então mostrar valor pode ser a melhor decisão.

Reduz os gargalos

Gargalos são aquelas operações corriqueiras da empresa que acabam consumindo mais recursos que o necessário. Isso resulta em uma redução de investimentos em áreas que ajudam a empresa a alavancar as vendas como marketing, tecnologia e outras.

Ao fazer uma análise de dados, fica muito mais fácil identificar qual é esse gargalo e em que parte dos processos ele se encontra. 

Identifica as tendências 

Sabemos que o comportamento do cliente muda com o passar do tempo, principalmente agora na era da tecnologia com tantas opções e recursos.

A análise de dados pode ajudar a empresa a entender melhor como essa mudança está acontecendo e a tendência, ou seja, para que lado essa mudança está indo.

Pode ser que essas informações mostrem que é preciso mudar algum produto ou serviço, que a solução que a empresa oferece pode se tornar obsoleta em breve e dar tempo para se preparar, pode também ser o momento de lançar um novo produto no mercado… enfim, analisar os dados é essencial em diversos aspectos quando o assunto é comportamento do consumidor.

Ajudando o time de marketing e de vendas com a análise de dados

Analise o ROI

A sigla ROI significa retorno sobre o investimento, ou seja, por meio dessa métrica, a empresa é capaz de calcular se o investimento financeiro feito por cliente teve retorno e de quanto foi.

Ao descobrir isso, fica mais fácil entender se esse é o motivo de as vendas não aumentarem. Talvez, o custo do ROI esteja tão elevado, que não sobra recursos para áreas que ajudam a alavancar as vendas.

Crie campanhas personalizadas

Percebeu o quanto estamos focando em conhecer melhor o lead? Isso acontece porque, geralmente, ter mais clientes fará aumentar as vendas do negócio.

 E, como a análise de dados lhe permite conhecê-lo melhor, fica mais fácil criar mensagens personalizadas e assim, aumentar as chances de fechar negócio.

Tenha maiores oportunidades de cross-selling e up-selling

Essas são ótimas formas de alavancar as vendas apostando em clientes que a empresa já tem.

Cross-selling acontece quando você vende algo ao cliente e há um produto ou serviço que pode complementar a usabilidade. Quer um exemplo bem prático? 

Vender uma capa de celular para um cliente que comprou um celular na loja é uma forma de fazer cross-selling.

Já o up-selling é quando, digamos, o seu cliente já possui um software da empresa, mas há uma nova versão, com mais recursos, porém, com um custo maior.

Você pode oferecer essa versão melhorada ao seu cliente. É uma ótima forma de alavancar as vendas, pois ele já conhece a empresa e já usa o serviço.

Segmente os leads

Quanto melhor for a triagem dos leads, maiores as chances de conquistar novos clientes e, consequentemente, gerar mais vendas. 

Ao segmentar, a equipe é capaz de direcionar melhor os esforços e isso vale tanto para o time de vendas, quanto para o time de marketing.

Reduza o tempo da jornada

A Jornada do Cliente é o tempo que ele leva no funil de vendas, ou seja, o tempo que ele leva desde o momento em que tem o primeiro contato com a sua empresa (direto ou indiretamente) até o momento da compra.

Fazendo uma boa análise de dados, você é capaz de encurtar esse caminho, fazendo com que o lead passe mais rápido pelas fases do funil e realize a compra.

Alavancar as vendas usando a análise de dados é uma estratégia essencial para qualquer empresa, não importa o tamanho. Se ela ainda não possui, então você precisa inserir essa prática nos seus times. 

Se você precisa de ajuda com isso, a Prospecta Nerus pode te auxiliar diretamente prospectando mais leads e oferecendo um software para ajudá-lo nessa análise ou indiretamente, treinando sua equipe para esse fim. Acesse o nosso site e entenda como funciona!

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