Planilha de acompanhamento de vendas é uma das maneiras de uma empresa ter uma organização financeira. É claro que existem diversas etapas de planejamento que todo negócio precisa pensar. Mas se organizar financeiramente é um dos principais motivos que fará a sua empresa ter sucesso.
Apesar de existirem muitas áreas distintas no mercado, a maneira como as empresas que trabalham com venda devem lidar precisa ter um norte. Isso significa que alguns processos gerenciais dessas áreas são intrínsecos a elas e não podem ser esquecidos.
Imagine você programar todas as estratégias de Marketing, garantir bons leads, vender o produto e não manter a organização dessas vendas? É claro que uma organização financeira geral do negócio já tem a sua serventia, mas o acompanhamento de vendas, através de uma planilha, é muito relevante.
Entendendo essa necessidade, separamos alguns motivos para você utilizar uma planilha de acompanhamento de vendas. Porém, antes de entender os porquês de utilizá-la, é preciso entender o que é e como funciona.
Planilha de acompanhamento de vendas: conceito e funcionamento
Esse tipo de planilha é uma ferramenta organizacional. Ela serve para manter o controle das vendas, valores e, em alguns casos, quem vendeu.
As planilhas podem ser construídas de acordo com cada tipo de produto. Assim como podem ser criadas abas específicas de acordo com a sua necessidade. Muitas empresas trabalham com essas planilhas automatizadas, ou seja, facilita muito o controle.
Além disso, essa planilha pode ser colocada na nuvem para ser atualizada e monitorada por diferentes pessoas. E também pode ser conectada com outras planilhas, por exemplo, levando os dados finais dessa planilha para uma maior de controle financeiro da loja.
Por que utilizar uma planilha de acompanhamento de vendas?
1. Controle e planejamento
Através dessa planilha, é possível controlar o número de vendas e entender de onde essas vendas vem. Desse modo, é mais fácil pensar as próximas estratégias de vendas.
Ou seja, serve ao estado atual da loja e auxilia nas próximas estratégias e metodologias, inclusive de venda.
2. Acompanhamento dos vendedores
Devemos utilizar essas planilhas, pois servem também para analisarmos a performance dos vendedores. Assim, é mais fácil de dar os feedbacks e realizar novas contratações, se necessárias.
3. Organização financeira
Como dito anteriormente, ajuda no controle de todas as finanças da loja e isso acarreta resultados positivos. Quando não se tem organização financeira, a falência é um risco que se corre muito mais.
4. Resultados dos produtos
Por mais que aquele produto que colocamos para venda parece ser perfeito, os clientes podem não entender dessa maneira. O controle de vendas ajuda a entender que alguns produtos e preços são mais atrativos e precisam de incentivo. E também que alguns produtos parecem não despertar a curiosidade do cliente.
Conclusão
Como você percebeu é preciso ter inteligência comercial e um bom acompanhamento de vendas para ter uma organização financeira, a fim de manter a saúde da empresa em dia.
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