ProspectaNerus

Quais métricas acompanhar para avaliar o desempenho das atividades de prospecção.

Tempo de leitura: 4 min.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Taxa de resposta
  • Taxa de conversão de leads em oportunidades
  • Taxa de abertura de e-mails
  • Volume de oportunidades geradas

Todas as atividades de prospecção da sua empresa precisam ser analisadas e a melhor forma de fazer isso é por meio de métricas específicas para essa finalidade.
Volume de oportunidades geradas, taxa de conversão de leads em oportunidades e taxa de respostas são algumas das métricas que sua equipe precisa avaliar para saber se a estratégia de prospecção de clientes está ou não sendo eficaz.

Leia tambémTransforme a prospecção ativa em resultados concretos!

4 principais métricas para acompanhar as atividades de prospecção

 

1. Taxa de resposta:

 

As taxas de resposta ajudam a medir a quantidade de vezes que você enviou uma mensagem ou e-mail para o prospect e teve retorno, ou seja, uma resposta dele.
Para medir se a taxa está boa ou ruim, saiba que mais de 50% é considerada uma boa taxa de resposta.

 

2. Taxa de conversão de leads em oportunidades:

Como o próprio nome pode dizer, essa taxa mostra a quantidade de leads que se tornaram um oportunidades e foram enviados para o setor de vendas.
Entre os leads que têm maiores chances de fechar um negócio, a taxa de conversão deve estar entre 30 e 70%. Caso esteja abaixo disso, pode ser que os leads estão mal qualificados, por exemplo.

 

3. Taxa de abertura de e-mails:

 

Essa é outra ótima maneira de qualificar as atividades de prospecção e saber se a estratégia usada está funcionando. Normalmente, a taxa fica numa média de 20%, portanto, se estiver abaixo é bom analisar alguns pontos como: assunto do e-mail, segmentação, estágio do Funil de Vendas e assim por diante.

4. Volume de oportunidades geradas:

Aqui, você vai medir a quantidade total de oportunidades geradas, não importa o meio de comunicação que foi usado. Você terá nessa métrica a quantidade de prospects que podem se transformar em leads e depois em clientes.
Avaliar as métricas das atividades de prospecção é algo que precisa ser feito com uma certa frequência, por exemplo, a cada 3 meses. Isso será capaz de direcionar a equipe para a criação de uma estratégia melhor, tanto de marketing quanto de vendas.

Precisa prospectar mais clientes na sua empresa? Então, entre em contato com a equipe da Prospecta Nerus  e saiba como podemos te ajudar!

Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.