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Todas as atividades de prospecção da sua empresa precisam ser analisadas e a melhor forma de fazer isso é por meio de métricas específicas para essa finalidade.
Volume de oportunidades geradas, taxa de conversão de leads em oportunidades e taxa de respostas são algumas das métricas que sua equipe precisa avaliar para saber se a estratégia de prospecção de clientes está ou não sendo eficaz.
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4 principais métricas para acompanhar as atividades de prospecção
As taxas de resposta ajudam a medir a quantidade de vezes que você enviou uma mensagem ou e-mail para o prospect e teve retorno, ou seja, uma resposta dele.
Para medir se a taxa está boa ou ruim, saiba que mais de 50% é considerada uma boa taxa de resposta.
Como o próprio nome pode dizer, essa taxa mostra a quantidade de leads que se tornaram um oportunidades e foram enviados para o setor de vendas.
Entre os leads que têm maiores chances de fechar um negócio, a taxa de conversão deve estar entre 30 e 70%. Caso esteja abaixo disso, pode ser que os leads estão mal qualificados, por exemplo.
3. Taxa de abertura de e-mails:
Essa é outra ótima maneira de qualificar as atividades de prospecção e saber se a estratégia usada está funcionando. Normalmente, a taxa fica numa média de 20%, portanto, se estiver abaixo é bom analisar alguns pontos como: assunto do e-mail, segmentação, estágio do Funil de Vendas e assim por diante.
4. Volume de oportunidades geradas:
Aqui, você vai medir a quantidade total de oportunidades geradas, não importa o meio de comunicação que foi usado. Você terá nessa métrica a quantidade de prospects que podem se transformar em leads e depois em clientes.
Avaliar as métricas das atividades de prospecção é algo que precisa ser feito com uma certa frequência, por exemplo, a cada 3 meses. Isso será capaz de direcionar a equipe para a criação de uma estratégia melhor, tanto de marketing quanto de vendas.
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