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Procurando pelo melhor canal para prospectar clientes? Uma coisa que nós da Prospecta Nerus podemos afirmar é que não existe um melhor canal para essa finalidade, mas sim, aquele que será capaz de ajudar a sua equipe a alcançar o objetivo. Mas, qual será ele e como escolher?
Se essa é a sua principal dúvida, então saiba que aqui vamos te ajudar a resolver essa questão de uma vez por todas. Ao concluir o conteúdo, você poderá usar as nossas dicas para encontrar a melhor opção de canal de prospecção e assim, ver suas vendas sempre crescendo, Continue a leitura.
Quais são os principais canais de prospecção?
O primeiro passo para fazer essa escolha é entender quais são os canais de prospecção de clientes que você tem à sua disposição. Aqui, podemos falar em opções tanto offline quanto online e uma pode complementar a outra.
Por exemplo, digamos que o canal de prospecção comece no digital, por meio de um e-mail, por exemplo, e nele tenha um link para agendar uma conversa por telefone. Então, o próximo passo será usar esse meio offline para conversar com um possível cliente.
Aqui, podemos citar os seguintes canais como LinkedIn, eventos presenciais, cold call, cold mail, WhatsApp, parceiros comerciais e muitos outros.
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E como escolher o canal para prospectar clientes?
Diante de tantas opções, achar um canal para prospectar clientes pode ser uma tarefa difícil é de grande importância fazer a escolha certa para o seu negócio e não perder tempo e energia em um que não funciona. Veja como resolver esse problema.
Dica 1: saiba como funciona cada um dos canais
Entender melhor como funciona cada canal de prospecção vai ser uma ajuda e tanto na hora de fazer a sua escolha.
Por exemplo, o LinkedIn costuma ser uma ótima opção caso os seus clientes sejam outras empresas ou profissionais autônomos. É o que se chama de comunicação B2B (Business to Business). Além disso, você pode segmentar as suas pesquisas e encontrar pessoas que tenham mais chances de fechar negócios com sua empresa por meio dos cargos que elas ocupam e do ramo de atuação.
Já o WhatsApp é um canal que funciona para os mais diversos tipos de persona e costuma ser usado para conversas mais pessoais, conversas mais diretas. Ou seja, o indicado é que, antes de entrar em contato por esse meio, a persona já tenha tido um outro contato prévio por e-mail, por exemplo, ou tenha autorizado de alguma maneira. Esse pode ser um excelente canal, já que é usado por mais de 90% da população.
Dica 2: teste, teste e teste
A melhor forma de encontrar o meio de prospectar clientes que a empresa precisa é testando, afinal de contas, em marketing, especialmente no marketing digital, testar é essencial e analisar os resultados desse teste também.
Você vai testar vários canais de comunicação ao mesmo tempo e a quantidade vai depender do número de pessoas que você tem disponível para isso.
Por exemplo, você pode escolher algumas redes sociais como Instagram e LinkedIn para prospectar clientes e, para isso, vai precisar de um designer, de profissionais de copy e também de social media. Há, é claro, a opção de terceirizar.
Outros canais que você pode testar são o WhatsApp, cold call e e-mails.
A partir disso, analise a taxa de aceitação de público, o engajamento, veja em qual dos canais você está conseguindo uma resposta melhor.
Leia também: 4 sinais de que sua empresa precisa de ajuda na prospecção
Dica 3: tenha um objetivo em vista
Ao prospectar, você precisa ter um objetivo e o mesmo vale na hora de escolher esse meio de comunicação para falar com os potenciais clientes.
Qual o seu objetivo? Converter usuários em leads? Então, as redes sociais e um blog podem ser bons exemplos de locais para prospecção. Já se o objetivo é ir mais além e usar a prospecção em fases mais avançadas da jornada do cliente, WhatsApp e cold calls podem ser ótimas opções.
Dica 4: pense no online e no offline
Em uma era tão digital, com uso de IA e tudo mais, muitas vezes focamos apenas nos meios de comunicação online, mas o offline ainda faz maravilhas quando o assunto é fechar uma venda. Para algumas empresas, as ligações por telefone, por exemplo, ainda são a melhor maneira de prospectar clientes.
No offline, há também diversas maneiras de alcançar seus potenciais clientes. Vejamos alguns exemplos:
- Ponto de Venda, também conhecido como PDV;
- Venda direta;
- Distribuidores (no caso de produtos);
- Telemarketing;
- Televisão;
- Rádio.
Para algumas pessoas, vender de forma mais tradicional pode parecer arcaico, porém, o tradicional funciona se usado da forma correta. Por exemplo, se pensarmos na rádio, podemos colocar propagandas nas rádios que tocam nas academias. Esse também é um meio de comunicação muito eficaz ainda para comércios locais, especialmente em cidades de pequeno porte.
Dica 5: saiba em qual local o seu público-alvo está
Uma das melhores maneiras de escolher o canal para prospectar clientes é sabendo onde eles estão, ou seja, com qual canal eles têm maior afinidade.
Isso vai depender muito da faixa etária, por exemplo, pessoas de uma idade mais avançada não usam tanto o Tik Tok ou Instagram, mas sim o Facebook. Também pode depender se a sua persona é uma empresa ou um consumidor final. Pois, se for uma empresa, o LinkedIn pode ser a melhor opção.
Então, antes de escolher o canal, é importante saber se a maioria do seu público-alvo está lá também.
Como saber se o canal escolhido é o correto?
Simples: analise os dados e os resultados. Normalmente, um período de 3 meses focando naquele canal é o suficiente para saber se vale a pena continuar investindo nele ou não.
Assim, no caso de anúncios online, por exemplo, é possível mensurar com precisão os resultados. Isso vale também para as opções do marketing orgânico por meio da quantidade de comentários, compartilhamentos, visitas no perfil e assim por diante.
Ainda precisa de ajuda para encontrar o melhor canal para prospectar? Então, entre em contato com a nossa equipe e veja o que podemos fazer por você!
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