HomeTecnologia em vendas: veja dicas para utilizarBlogTecnologia em vendas: veja dicas para utilizar

Tecnologia em vendas: veja dicas para utilizar

Saber utilizar a tecnologia em vendas ajuda muito no crescimento da empresa. Ou seja, ela é uma grande aliada da área comercial, pois melhora a produtividade e gera mais eficiência nos processos. 

A tecnologia deve ser vista como uma grande vantagem competitiva, tornando-se um investimento essencial para o desempenho dos negócios.

Ao fazer uso de ferramentas de automação é uma ótima maneira de usar a tecnologia a seu favor. 

Uma das plataformas mais completas e que é fundamental para melhorar o processos comerciais e escalar suas vendas é o CRM. Além de otimizar as atividades, a ferramenta também auxilia a encontrar novas oportunidades e fechar negócios. Isso permite que os clientes tenham uma experiência mais completa com a sua empresa.

Para você saber mais como explorar a tecnologia em vendas, vamos mostrar algumas dicas para que você possa melhorar sua performance e garantir melhores resultados. 

Tecnologia para melhorar seu desempenho 

Hoje em dia o time de vendas tem acesso a muitos dados sobre os leads. Mas, muitas vezes a quantidade de informação é muito grande e por isso ficam sem saber por onde começar.  

Ter acesso a essas informações de forma qualificada é imprescindível para que se saiba mais sobre seus clientes potenciais. Por isso, contar com uma ferramenta que faça o gerenciamento assertivo desses dados é sinônimo de otimização de tempo e ganho de competitividade.

O lead vai passando pelo pipeline de vendas conforme o vendedor for educando de forma estratégica e de acordo com o momento do prospect. Certamente a conversão desse lead em cliente vai acontecer se você contar com a tecnologia.  Afinal, poder contar com sistemas que atuem em uma abordagem alinhada é ter a certeza de que o planejamento será realizado conforme previsto. 

A automação de marketing já é bastante utilizada pelas empresas, pois ela permite aumento da demanda para a área de vendas. Veja alguns exemplos de funcionalidades de uma solução de automação de marketing:

  • Envio de email marketing;
  • Elaboração de Landing Pages;
  • Criação de sites;
  • Conversão de leads;
  • Automação de réguas de contato.

Atrair e captar mais prospects 

As estratégias tradicionais para encontrar e reter leads ainda funcionam, mas é possível utilizar o Inbound Marketing para obter melhores resultados. Portanto, para ter sucesso com o uso de tecnologias em vendas é preciso fazer uso de ações digitais também. 

Não adianta apenas fazer cold calls, promoções, campanhas em massa se você não conquista o seu objetivo de atrair e captar mais leads. Veja as opções de como utilizar a internet e a tecnologia em vendas:

Crie de materiais ricos

Atualmente, o público tem acesso a qualquer tipo de informação e por isso gosta de estar mais bem informado e atualizado, principalmente sobre assuntos de seu interesse. Portanto, ao desenvolver conteúdos relevantes com informações mais abrangentes sem foco em vendas a princípio, você vai mostrar para seu lead que você realmente está disposto a ajudá-lo. Ou seja, foque seus conteúdos de maneira que você mostre que pode solucionar o problema dele.   

Ao criar uma landing page que seu lead possa fazer download desse material, você obterá informações valiosas sobre ele. Inegavelmente, esta ação vai fazer com que sua base de contatos aumente e ainda vai educar seus prospects  sobre o problema que ele deseja resolver e muitas vezes nem sabe ainda. 

Explore a internet e as redes sociais

Ter um blog corporativo é uma excelente forma de disponibilizar artigos que abordam assuntos de interesse dos seus leads. Porém, não basta elaborar um texto e colocar lá. Para obter os resultados esperados no que diz respeito à atração e captação de leads, é preciso utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma seu conteúdo se torna mais relevante e terá mais alcance. 

Fazer bom uso das redes sociais pode gerar bons resultados. Utilize os perfis da empresa para engajar e educar seu público. Aliás, as redes sociais são ótimos espaços para saber quais são as necessidades do seu público, por isso fique atento aos comentários nas publicações. Dali saem muitos insights para criação de novos conteúdos baseados nas dúvidas e questionamentos da sua audiência.  

Uma forma de criar materiais atrativos é fazer o uso de vídeos ao invés de somente texto e imagem. Portanto, saiba que criar vídeos é uma forma diferenciada de atrair e reter os prospects. 

Quando for publicar um vídeo sobre sua empresa, procure divulgá-lo em todos os seus meios de comunicação (blog, redes sociais, site, etc). Assim você terá uma comunicação mais uniforme e integrada, podendo aumentar sua performance e engajamento. 

Outra dica valiosa é a criação de webinars que são como palestras virtuais e lives no Instagram. Semelhantemente, são duas ótimas formas de conversar com seu público e falar sobre sua solução. Assim, você consegue esclarecer dúvidas, criar ofertas,  e mostrar autoridade e conhecimento no assunto. 

Mas, lembre-se, além de atrair é importante reter seus leads. Contudo, procure ser sempre consultivo e evite empurrar o seu produto ou serviço. Todas as suas ações devem mostrar que você está à disposição para ajudá-lo a sanar sua dor.

Use a internet para vender mais

Antigamente, os canais de vendas se limitavam em prospecção ativa e também de maneira indireta através de pontos de vendas físicos. Entretanto, com o surgimento da internet e seu acesso facilitado, a forma de consumo e consequentemente de vender também mudou. Ou seja, o ambiente virtual passou a ser um dos canais de vendas mais importantes. 

Além de aproximar a empresa do potencial cliente, a venda pela internet também atua diretamente na redução dos custos. E também atua na melhora da produtividade do time de comercial, que passa a ganhar mais tempo para realizar outras atividades. 

A tecnologia em vendas mudou o mercado

No cenário atual, o uso de tecnologia em vendas mudou a forma de consumo e como são criadas as conexões entre empresas e clientes.  Além disso, a competitividade se tornou ainda mais acirrada, afinal o público tem acesso a qualquer informação em apenas alguns cliques.

Em resumo, lembre-se de usar a tecnologia a seu favor e terá resultados mais expressivos. Para isso, procure realizar ações de atração e retenção de leads, faça uso das redes sociais e explore a internet para vender mais.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que ele possa ajudar a alavancar suas vendas. Se você precisa de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP