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Transforme leads em clientes com follow-up assertivo

Fazer um bom follow-up é uma ótima estratégia para que você transforme leads em clientes. Mas, o que é follow-up? Nada mais é do que fazer um acompanhamento do lead, ou seja, acompanhar o lead desde o primeiro momento até que ele se transforme no cliente da empresa.

Pelo que você pode perceber, fazer follow-up é algo de grande importância, portanto, é preciso seguir alguns passos para que esse processo não dê algum tipo de erro ou falha no meio do caminho. Isso poderia fazer com que todo o trabalho, até aquele momento, fosse perdido.

Por isso, a Prospecta Nerus resolveu criar este conteúdo para ajudar você a criar um processo de follow-up mais assertivo, ou seja, com mais chances para que você transforme leads em clientes.

Exemplo de follow-up para entender melhor

Uma das melhores maneiras de entender algo melhor é com um belo e bom exemplo usando a técnica de storytelling e é isso que faremos agora.

Daniel, um lead que vem avançando no funil de vendas, está na última etapa, ou seja, só falta um único passo para que a equipe de vendas seja capaz de convencer Daniel a fazer a compra. Uma ótima maneira de alcançar o objetivo, nesse caso, é oferecer um teste gratuito, assim será mais fácil o lead se transformar em cliente e não perder a oportunidade.

Transforme leads em clientes com essas dicas de follow-up

Mostre o diferencial

É de grande importância mostrar, ao lead, por que ele deve escolher a sua empresa e não a do concorrente. Ou seja, você deve mostrar o diferencial do negócio e isso é quase sempre (ou até sempre) possível.

Por exemplo, ainda que a empresa venda os mesmos produtos, o negócio pode ter como diferencial o atendimento, proporcionando assim uma experiência melhor. E isso é algo que pode ser um grande destaque em relação aos concorrentes.

Escolha os canais que são compatíveis com o cliente

Há canais pelos quais os seus leads têm mais chances de se transformarem em clientes. É justamente durante o processo de follow-up que isso precisa ser analisado para entrar em contato da melhor forma possível.

Por exemplo, digamos que Ana, uma lead que já está na última etapa do funil, passou quase todo o tempo interagindo mais em um grupo no WhatsApp. Portanto, é possível analisar que esse é o melhor canal de comunicação com ela, apesar de Ana também ter interagido em outros, mas com maior frequência pelo WhatsApp.

Veja também: Qual o melhor canal para prospectar clientes?

Planeje o próximo contato com o lead

É muito importante, antes de entrar em contato novamente com o lead, fazer uma “retrospectiva” de toda interação com ele até o momento. Isso vai evitar que você faça perguntas repetitivas, especialmente, se for para pedir dados que o lead já deu, por exemplo, ao baixar um e-book. 

Isso é a pior coisa que você pode fazer, pois vai mostrar ao possível cliente que ele é só mais um e que você não deu a devida atenção.

Portanto, antes de entrar em contato com ele de novo, não importa o meio de comunicação, faça uma análise e revise todas as anotações que já tem sobre o lead e também todas as interações por meio de redes sociais, e-mails e outros.

Persista, mas com cuidado

Uma coisa é ser persistente, outra bem diferente é ser incoveniente e é preciso ter muito cuidado na hora da venda quando esse é o assunto. 

Lembra daquele vendedor insistente, que quer vender a qualquer custo e que os clientes fogem sem olhar para trás? Provavelmente, você já teve essa experiência e não foi nada agradável. Portanto, se coloque no lugar do lead e pense que ele também não quer isso.

A melhor forma de abordar é usar a empatia e o bom senso. Primeiro, identifique por qual meio de comunicação ele prefere se comunicar, saiba com qual frequência ele gostaria de receber os e-mails, qual o melhor horário para fazer uma ligação e assim por diante.

Leia também: Dicas para superar objeções na prospecção ativa

Seja claro nas suas intenções

Não tente enrolar o lead, pois ele vai perceber e você perderá a credibilidade e, consequentemente, a empresa também perderá. Portanto, seja claro e objetivo, mostre o motivo do contato e sobre a sua intenção na hora de enviar conteúdo pelos canais de comunicação e também em contatos diretos como ligações telefônicas e chamadas de vídeo.

Como você pode melhorar o follow-up?

Além dessas dicas que a Prospecta Nerus deu acima, você também pode usar outros recursos para melhorar o processo de follow-up.

Por exemplo, ter um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é de grande importância, pois é nessa ferramenta que ficarão anotados todos os contatos e informações importantes sobre o lead. Assim, quando você ou alguém da equipe for falar com o lead novamente, será mais fácil encontrar os dados que precisa.

Além disso, criar cronogramas de acompanhamento é fundamental. Por exemplo, você pode determinar que os leads que estão no topo do funil serão acompanhados a cada 15 dias, os que estão no meio do funil, a cada 10 dias e os que estão no fundo do funil e que têm maiores chances de conversão, o acompanhamento será feito a cada 5 dias.

Assim, esperamos que sua equipe transforme leads em clientes sem maiores dificuldades. Uma ótima opção, caso você não tenha uma equipe própria de prospecção ou caso tenha, mas ela não tenha o conhecimento necessário para cumprir esse objetivo, terceirizar essa conversão pode ser a chave do sucesso.

A Prospecta Nerus tem uma equipe completa para ajudar a sua empresa a conquistar diversos clientes por meio de um follow-up mais assertivo. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!