10 passos essenciais para criar seu planejamento de vendas para 2025
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Um novo ano está chegando e fazer o planejamento de vendas é mais do que essencial. Aliás, quanto antes você e sua equipe começarem, mais chances terão de criar um planejamento que esteja totalmente de acordo com os objetivos e metas da empresa.
Mas, por onde começar?
Essa é a pergunta que apavora muita gente e que, por isso, acabam deixando para depois ou, então, o planejamento é feito de uma forma superficial. No final das contas, não vai ajudar muito e pode até mesmo atrapalhar.
Pensando nisso, a Prospecta Nerus criou este conteúdo com todos os passos essenciais que você precisa para criar o melhor planejamento de vendas para 2025. Acompanhe.
Como montar o planejamento de vendas de 2025
1. Avalie os resultados anteriores
Para saber por onde começar, antes de mais nada, é preciso estabelecer qual é o ponto de partida, ou seja, em que situação a empresa se encontra no momento.
Portanto, faça uma análise criteriosa das vendas que aconteceram até agora. Você pode levar em consideração alguns pontos como:
- volume de vendas dentro de um período;
- motivos de picos de vendas;
- quais os produtos ou serviços mais comprados;
- quais foram as estratégias mais eficazes;
- Em quais pontos é possível fazer melhorias.
Há outras variáveis que podem e devem entrar na equação a depender do negócio e nicho de atuação.
2. Crie metas claras
Sabemos sobre o quanto é importante ter metas claras e percebemos isso até mesmo nas nossas finanças pessoais: é muito mais fácil guardar um determinado valor se você estabelece quanto vai guardar por mês e qual valor final pretende ter.
O mesmo vale para a empresa e não apenas em relação ao financeiro.
Quanto cada um dos colaboradores precisa vender por mês? Qual a taxa de aumento de vendas que precisa ser estabelecido de um mês para o outro. Em quanto tempo é preciso fechar uma venda? Essas e outras perguntas são relevantes para criar essas metas.
3. Entenda o comportamento do consumidor
Isso é algo que está mudando cada vez mais rápido, especialmente por conta dos aplicativos e novas formas de interagir. Podemos ver, por exemplo, um “boom” nas vendas de determinado produto só por causa de um vídeo de alguém famoso que viralizou no Instagram.
Há também uma tendência ao minimalismo e maior atenção à preservação do meio ambiente, com compras de forma mais consciente e deixando de lado aquele apelo do mercado para que o consumidor tenha cada vez mais. É importante que o produto ou serviço seja, de fato, útil e capaz de resolver o problema de quem compra.
4. Conheça o seu cliente ideal
Não tem como fazer um bom planejamento de vendas se você não conhece qual ou quais são as pessoas que têm mais chances de fazer negócios com a empresa.
Quando não se sabe o que quer, qualquer coisa serve. Só que no mundo dos negócios, “qualquer coisa” não gera lucros e não mantém o negócio funcionando. Portanto, adicione o máximo de informações úteis na hora de estabelecer o cliente ideal, adicionando os dados relevantes que foram identificados em 2024.
5. Defina quais serão as estratégias de vendas
Aqui você poderá escolher entre algumas, sempre pensando qual delas é a que pode ajudar a vender mais em menos tempo mas, ao mesmo tempo, construindo uma base sólida de clientes.
Nesse caso, é possível pensar em algumas opções como Inbound Sales (atraindo pessoas de forma orgânica, gerando conteúdo relevante), Outbound Sales (por meio de anúncios, especialmente nas redes sociais, de maneira direcionada) ou parcerias estratégicas. As 3 são ótimas opções.
6. Tenha um orçamento detalhado
Se tem planejamento de vendas sendo desenvolvido, então é preciso também estabelecer um orçamento preciso e detalhado. Algumas perguntas que precisam ser respondidas nesta etapa são:
- Quanto a empresa pretende investir em treinamentos?
- Novos softwares serão contratados ou haverá “upgrade” de planos?
- Quanto será gasto em anúncios no meio online e offline?
- Haverá despesas com viagens ou visitas ao cliente?
- Vou precisar de orçamento para uma possível nova contratação para o time?
É preciso ter isso muito bem estabelecido, pois sem dinheiro não é possível fazer muita coisa.
7. Crie um cronograma
Ter um cronograma faz parte de ter metas muito bem estabelecidas, afinal de contas, é preciso determinar prazos ou todo o processo pode ir por água abaixo.
Será preciso criar um cronograma de curto, médio e longo prazo.
Nesse caso, você pode criar um cronograma de longo prazo considerando o ano de 2025 do primeiro ao último dia. De médio prazo, pode dividir por semestre e, de curto prazo, pode estabelecer o que será feito pelo time de vendas mensalmente.
É essencial que esse calendário possa ser facilmente acessado e compreendido por todos.
8. Invista em tecnologia
Um dos pontos que precisa fazer parte do planejamento de vendas, mas muitas empresas não se atentam para isso são as ferramentas que podem ajudar.
Por exemplo, um software que ajude a gerenciar leads e a acompanhar todo o processo de vendas como um CRM é muito importante. Além disso, investir em ferramentas de automação para fazer disparos de e-mails ou mensagens no WhatsApp de forma segmentada ajuda e muito a poupar um tempo valioso da equipe.
9. Foque em treinamentos
Você pode estabelecer que haverá treinamentos a cada bimestre ou trimestre e assim por diante, mas é importante que eles sejam feitos com uma certa frequência para que se crie na empresa essa cultura de aprendizado constante. Isso também faz com que o funcionário sinta-se valorizado, pois vê que a empresa está investindo nele.
10. Acompanhe e revise sempre
Montar o planejamento de vendas para 2025 é só a parte inicial e, provavelmente, a mais complexa. Mas é um trabalho que será constante, pois você deve estar sempre fazendo análises e verificando se as metas estabelecidas estão de acordo com o que foi planejado, se houve mudança no mercado, no comportamento do consumidor, se o cronograma poderá, de fato, ser cumprido e assim por diante.
Não importa qual é o tamanho da sua empresa. Fazer um planejamento de vendas anual é fundamental para organizar os processos e acompanhá-los, analisando o que funciona e o que não funciona para o negócio é necessário para alcançar o sucesso desejado.
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