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Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, não importa o setor de atuação, o produto ou a empresa em que você trabalha, você sempre terá que vencer a concorrência.

Mas sabemos que ganhar o lead do concorrente não é uma tarefa simples, pois não se trata apenas de prospectar um lead, se trata de tomar decisões estratégias para fazer com que ele queira criar uma relação de parceria com a sua empresa.

Para isso existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência. Confira a seguir algumas delas:

1.  Analise seus concorrentes

Monitorar a concorrência é algo que deve ser feito com frequência. É importante saber como o mercado está reagindo, além de conhecer os preços e os serviços oferecidos pela concorrência. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado e analisar friamente seus maiores erros e acertos. Além disso, uma consultoria em pesquisa de mercado pode contribuir.

2. Agregue valor a seu produto

Quando o assunto é concorrência, não quer dizer apenas que inúmeras empresas estão oferecendo determinado produto, mas sim que há várias organizações se especializando cada vez mais no atendimento ao cliente. Para contornar essa situação, a dica é vender valor e não preço. Para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução pois, tal atitude pode comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo desvalorizar o seu produto.

3. Utilize uma boa estratégia de marketing

A função do marketing é divulgar o nome da sua empresa, é fazer com que seu negócio seja reconhecido pelo seu público e pelo mercado. O empreendedor precisa saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente desse valor e saber se diferenciar e vencer a concorrência.

As estratégias de marketing devem ser baseadas no conteúdo, no produto e no relacionamento com o cliente. Porém, todas essas frentes devem estar integradas e devem ser monitoradas através de métricas.

4. Não tenha medo de perder!

Muitas vezes ao abordar um lead dá um certo receio de perder uma boa oportunidade. Acontece que, o lead também precisa perder o medo de trocar de empresa, descobrir uma outra solução que ainda não tenha visto. Se o lead já escolheu o concorrente, não perca tempo de perguntar a ele sobre os resultados que ele tem tido e se ele gostaria de retomar a conversa daqui a algum tempo.

4. Inove de forma rápida

Empresas que se preocupam em inovar são mais propensas a se destacar e vencer a concorrência. Na maioria das vezes, a inovação está atrelada à tecnologia – algo ainda caro no Brasil. Por isso, muitas empresas deixam de investir. Mas é possível gastar menos, basta planejar previamente.

5. Treine seu time para vencer a concorrência

Treinar funcionários pode parecer caro para alguns empreendedores. Mas, quando bem feito, costuma compensar. Ao criar um programa de treinamento para os funcionários, sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes. Afinal, gente capacitada gera mais resultados.

6. Se posicione diante de um guerra de preços

Se você quer uma relação duradoura e de sucesso com seu futuro cliente, não ceda à pressão dos preços! Quando o assunto é trazer clientes e gerar valor, é fundamental que o lead saiba se ele quer preço ou qualidade.

Se o objetivo é preço, ajude o seu lead a tirar o melhor preço possível do seu concorrente. Se coloque à disposição para que ele feche o mais rápido possível com o menor valor. Porém, se a busca for por qualidade, deixe claro que sua empresa é autoridade no assunto.

Conclusão

Não precisa perder um monte de vendas para perceber que alguma coisa pode ser feita para melhorar. Se você conseguir construir valor e oferecer benefícios, suas vendas vão melhorar de forma significativa e você sairá na frente em relação à concorrência.