Novos negócios vêm surgindo, e com eles muitos termos aparecem que ainda podem ser desconhecidos para quem é novo no segmento de vendas. Mas para que você se atualize, trazemos hoje uma lista dos termos de vendas mais usados por profissionais da área comercial.
Esperamos que possa ajudar você a aumentar seus conhecimento e acelerar o seu crescimento profissional. Não deixe de conferir!
Budget
A expressão budget quer dizer orçamento. Podemos dizer que é o planejamento financeiro, as previsões de receita, das despesas e dos investimentos de uma empresa.
Muito utilizado pelas equipes de vendas para identificar se o lead tem orçamento para contratar o que você oferece e assim passar para o próximo estágio do funil.
B2B – Business to Business
Trata-se do tipo de negócio feito de empresa para empresa, e não diretamente com o consumidor. Simplificando, são empresas que prestam serviços a outras companhias.
B2C – Business to Customer
Traduzido em português como Empresa para Consumidor, o B2C é uma transação comercial onde a venda de produtos ou serviços é realizada diretamente entre a empresa e o consumidor final.
Ciclo de Vendas
O ciclo de vendas é um processo com vários estágios onde é possível analisar o tempo médio de vendas de um produto ou serviço. Os estágios vão desde o primeiro contato do cliente empresa até o pós-venda.
CRM – Customer Relationship Management
Nada mais é do uma ferramenta de gestão focado especificamente no cliente. Através do CRM é possível fazer prospecção, gerenciamento de necessidades e demandas. É um meio de personalização de atendimento e fidelização do cliente.
Follow-up
Expressão em inglês que significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando é realizado um follow up, significa que está fazendo uma análise de algo já foi feito, para obter um retorno, uma resposta.
Funil de Vendas
O funil de vendas representa as etapas percorridas pelo cliente até ele chegar na conclusão que determinado produto é a melhor solução para o seu problema. Chama-se funil pois o número de leads vai diminuindo à medida que o processo chega mais perto do fim, ou seja, vai afunilando até a última etapa.
KPI
Key Performance Indicators ou Indicadores Chaves de Performance, são métricas geralmente definidas na fase do planejamento estratégico, alinhados com os objetivos da empresa. Cada objetivo da empresa tem um ou mais KPIs que auxiliam o gestor a traçar e acompanhar o caminho a ser tomado e alcançar os resultados.
Key Account
É o executivo que trabalha na gestão de contas-chave. Ele se relaciona com o cliente procurando se alinhar com seus valores e objetivos e exceder suas expectativas.
NPS – Net Promoter Score
O NPS é uma metodologia que possui o objetivo de realizar a mensuração do Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer empresa. A análise varia de 0 a 10, sendo 0 a 6 demonstra que o cliente não ficou satisfeito, 7 a 8 indicam indiferença e as notas 9 e 10 demonstram que as expectativas foram superadas e o cliente provavelmente será um promotor da sua marca naturalmente.
Pipeline de Vendas
O Pipeline de Vendas está relacionado ao funil de vendas, pois representa os estágios que o lead passa no processo de vendas até a conversão.
O uso de um sistema de CRM para organizar melhor esse pipeline ajudará a ter mais visibilidade dos negócios em andamento e otimizar seus resultados.
Prospecção
Etapa inicial do processo e um dos termos mais usados em vendas, na qual o objetivo é encontrar e qualificar potenciais clientes para a abordagem comercial de forma ativa. Para isso, gera-se uma lista de oportunidades e segue-se uma sequência de atividades, que pode incluir pesquisa, ligações, e-mails e interações em redes sociais.
Rapport
É um termo muito utilizado por profissionais de vendas que focam em estabelecer uma ligação com os clientes. Rapport está relacionado à conexão, empatia, sendo assim, quando há um bom relacionamento entre os envolvidos, possivelmente haverá uma relação de confiança.
ROI – Retorno Sobre Investimento
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. Trata-se da relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento. Para calcular é necessário verificar quanto se ganhou ou perdeu com o cliente e dividir pelo valor que foi investido em captação.
Tipos de Venda
Na área comercial existem alguns tipos de vendas. A venda complexa, no qual o profissional de vendas possui um papel mais consultivo e precisa conhecer muito bem as dores do prospect, e a solução que está sendo proposta. Já a venda consultiva
O vendedor oferece soluções personalizadas para a necessidade do cliente, mas sem oferecer soluções desnecessárias que o cliente não precisa. Na venda direta, como o próprio nome sugere, ela é realizada diretamente entre o vendedor e o cliente. Esse tipo de venda é muito comum no ramo de cosméticos e distribuidores. A venda simples é caracterizada por ser feita através da busca do cliente pelo produto ou serviço, como acontece no varejo em lojas e shoppings, por exemplo.
Agora que você já conhece os 15 termos de vendas mais usados, fique à vontade para consultar esse conteúdo sempre que precisar. Esperamos que este material possa auxiliar você e sua equipe a se manterem atualizados.
Aguarde que em breve teremos um e-book com muito mais termos usados em vendas!