Vender mais no final do ano sempre carregada grande expectativa na área de vendas mas também é visto como um período de grande desafio para as empresas de todos os setores.
Ideal para conquistar mais clientes e, consequentemente obter mais lucro, é nessa época que é preciso avaliar ainda mais o mercado e investir em ações para fechar o ano com uma boa saúde financeira.
Para que as empresas possam aproveitar ao máximo as oportunidades, é preciso elaborar o planejamento com bastante antecedência, para que seja possível produzir e distribuição os produtos a tempo. O planejamento deve ser iniciado depois da tomada de decisão da empresa sobre os resultados que espera alcançar. Devem ser avaliadas as questões econômicas, capital para investir e a visão empreendedora.
Portanto, se sua intenção é aproveitar e correr atrás, este conteúdo foi feito para você. Confira a seguir nossas dicas valiosas de como vender mais no fim de ano!
Principais estratégias de vendas
Objetivo definido é hora colocar as estratégias em prática. As principais são: definição do mix de produtos e volume em estoque, comunicação e promoção, contratação e capacitação da equipe e back-office.
Vale lembrar que a variedade de produtos é essencial para muitos segmentos pois impacta diretamente na logística, que costuma ser um gargalo nessa época do ano.
- Comunicação e Promoção
Defina o plano de comunicação com antecedência para que consiga negociar e comprar os espaços publicitários a tempo. Deixar para última hora pode deixar sua comunicação menos interessante e ineficiente.
- Equipe
Capacitar uma equipe de vendas demanda tempo e dedicação. Por isso, contratar sua equipe em cima da hora pode comprometer o atendimento aos clientes e assim a produtividade das vendas.
- Back-Office
Geralmente nessa época do ano os gestores pensam somente nos produtos, serviços e contratação de mão-de-obra. Mas é preciso pensar na parte de automação relacionado a vendas, pois os equipamentos como máquinas de cartão, internet e sistemas devem estar preparados para atender a essa demanda.
Promoções e Campanhas de fidelidade
Uma promoção de sucesso é aquela em que você conhece bem a sua margem de lucro e consegue definir o quanto você consegue reduzir do preço final sem sair no prejuízo e que ao mesmo tempo seja atrativo para o cliente.
Pense no que mais se adeque ao perfil da empresa: Descontos progressivos, dois produtos ou serviços pelo preço de um, etc. O ideal é reunir uma promoção que reúna bom preço e valores definidos.
Nesse período do ano provavelmente muitos clientes conhecerão sua empresa pela primeira vez. É a hora de causar uma boa impressão e garantir que eles voltem outras vezes. Por isso, deve ser definido um bom plano de fidelização de clientes. Crie uma boa base de dados com a ajuda cadastros detalhados e fique atento aos clientes. O uso de chatbots no seu site e redes sociais pode ajudar muito nesse momento, tirando dúvidas e respondendo de forma rápida e dinâmica.
Muitas empresas investem também em cartões de fidelidade, programas de pontos e descontos para conquistar os novos clientes.
Explore o conteúdo digital
Hoje em dia para muitas empresas a Internet é o primeiro contato com o cliente. Então, o site precisa ser atraente e relevante, afinal de contas os concorrentes estão á um clique de distância. Elabore conteúdos que aumente as chances do cliente em tomar uma decisão mais assertiva, facilitando suas vendas.
Além disso, a Internet possibilita medir o retorno da comunicação digital, sendo possível descobrir quais os canais que dão maior retorno ou quais são os produtos/serviços mais procurados. Com essas informações é possível saber mais sobre o seu público, podendo ser definidas estratégias de acordo com os interesses de cada cliente.
Pense no pós-venda
Tão importante quanto vender é realizar o pós-venda. A troca de produtos mesmo não sendo obrigatória por lei, é uma facilidade oferecida ao consumidor. Além de se mostrar amigável realizando a troca, é o momento ideal para oferecer outros produtos e realizar novas vendas ao mesmo cliente.
Esta é uma excelente oportunidade para realizar ações de cross e up selling, para estimular o cliente a comprar novos produtos ou serviços.
Resumindo, para vender mais no fim do ano, procure entender o que funciona para o seu negócio e foque em estratégias claras e objetivas. Se planeje com antecedência e fique atento à concorrência, não esquecendo de prestar atenção ao que acontece no mercado. Pense como o seu cliente e o trate como você gostaria de ser tratado.
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