O processo de prospecção ativa vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, principalmente com o aumento da concorrência e consequentemente com a alta exigência dos clientes.
Embora a falta de vendas possa ser causada por alguma coisa relacionado a não ter prospects suficientes, Muitos vendedores geralmente não atingem suas metas porque não possuem prospects qualificados para realizar as vendas, embora muitas vezes a causa pode ser outra que não esteja relacionada a quantidade de prospects.
Separamos 10 dicas sobre prospecção ativa para que você encontre novos prospects qualificados e assim aumentar as vendas.
1. Reserve um período do seu dia para prospectar
Se o objetivo é conseguir um número suficiente de leads qualificados, é necessário pelo menos meio período prospectando.
Para a maioria dos vendedores, o pouco tempo investido em prospecção geralmente é o principal motivo porque os vendedores não vendem.
Prospectar novos clientes por algumas horas por dia, é necessário aprender realmente em como fazer prospecção ativa:
- Saiba organizar e planejar seu tempo e não perca mais tempo com os prospects não qualificados que provavelmente você não converterá em vendas;
- faça uma outra chamada de vendas e diga a esses prospects que essa é a última oportunidade de fechar negócios com você.
- Planeje tempo para a prospecção ativa e faça de tudo para manter a agenda. Dedique-se diariamente pois será essencial para alcançar bons resultados.
2. Opte por diferentes atividades de prospecção ativa
Contatos por telefone, envio de e-mails, e visitas a clientes, são algumas formas de realizar prospecção ativa, pois assim você consegue ter noção dos números. Por isso a importância de se prospectar de forma ativa todos os dias.
3. Dê o seu melhor
Quando você se dedica e começa a trabalhar melhor, você consegue ser mais produtivo e ganhar tempo para qualificar melhor seus prospects.
4. Faça o que for possível para conseguir o que precisa
Para alcançar os resultados esperados, é preciso se comprometer com o número de prospects que você deseja.
Vai ser preciso dedicação para realizar diversas chamadas telefônicas, agendar muitas visitas e falar muitas pessoas para conseguir o números de contatos que você precisa.
5. Tenha noção e administre os números
Fazer a gestão do tempo é essencial para conseguir bons resultados, afinal tempo é precioso e você precisa ser assertivo. Se você fizer algumas ligações e em poucos horas conseguir 10 prospects qualificados por exemplo, isso seria um bom sinal de que você usou bem o seu tempo com prospecção.
6. Determine metas para entrar em contato com novos prospects
Metas são sempre necessárias para que você possa ter em mente o que é necessário para alcançá-los os resultados esperados. Mas seja qual for a quantidade, você tem que saber que é preciso atingir pessoas que ainda não te conhecem.
Aqui o importante fazer da prospecção ativa uma prioridade e agir diariamente para garantir novos contatos.
7. Tenha um roteiro voltado para o cliente
O roteiro ou script, como muitos conhecem, deve ser elaborado com foco exclusivo no cliente e não no vendedor.
Faça com que o cliente saiba como você é útil, para que você consiga ser importante também para os novos prospects.
8. Foque em deixar mensagens eficazes
Sabendo como deixar mensagem de voz ou por e-mail realmente eficaz, você vai receber retorno com mais frequência do que espera.
Faça um teste. Deixe a ligação cair na caixa postal do seu prospect e comece o seu discurso, mas interrompa no clímax da mensagem.
Ao fazer isso, você vai despertar uma curiosidade no seu prospect e, as chances dele retornar para saber o que você realmente ia dizer serão bem maiores.
9. Faça o acompanhamento
Ao tentar falar com algum prospect inúmeras vezes e não conseguir contato, não desista.
Espere alguns dias e volte a tentar contato.
Mas não desista até que seu potencial cliente realmente mostre que não nenhum interesse em seu produto ou serviço.
10. Acredite sempre em seu potencial e valor
Quando as pessoas percebem o seu valor e estão convencidas disso, você ganha a confiança delas. Saiba do seu valor como profissional de vendas que está apto a ajudar empresas a terem sucesso.
Todo bom vendedor, sabe que não deve vender produto ou serviço em que realmente não acredita e não vê valor.
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