ProspectaNerus

O processo de prospecção ativa vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, principalmente com o aumento da concorrência e consequentemente com a alta exigência dos clientes. 

Embora a falta de vendas possa ser causada por alguma coisa relacionado a não ter prospects suficientes, Muitos vendedores geralmente não atingem suas metas porque não possuem prospects qualificados para realizar as vendas, embora muitas vezes a causa pode ser outra que não esteja relacionada a quantidade de prospects.

Separamos 10 dicas sobre prospecção ativa para que você encontre novos prospects qualificados e assim aumentar as vendas.

1. Reserve um período do seu dia para prospectar

Se o objetivo é conseguir um número suficiente de leads qualificados, é necessário pelo menos meio período prospectando.

Para a maioria dos vendedores, o pouco tempo investido em prospecção geralmente é o principal motivo porque os vendedores não vendem.

Prospectar novos clientes por algumas horas por dia, é necessário aprender realmente em como fazer prospecção ativa:

  • Saiba organizar e planejar seu tempo e não perca mais tempo com os prospects não qualificados que provavelmente você não converterá em vendas;
  • faça uma outra chamada de vendas e diga a  esses prospects que essa é a última oportunidade de fechar negócios com você.
  • Planeje tempo para a prospecção ativa e faça de tudo para manter a agenda. Dedique-se diariamente pois será essencial para alcançar bons resultados.

2. Opte por diferentes atividades de prospecção ativa

Contatos por telefone, envio de e-mails, e visitas a clientes, são algumas formas de realizar prospecção ativa, pois assim você consegue ter noção dos números. Por isso a importância de se prospectar de forma ativa todos os dias.

3. Dê o seu melhor

Quando você se dedica e começa a trabalhar melhor, você consegue ser mais produtivo e ganhar tempo para qualificar melhor seus prospects.

4. Faça o que for possível para conseguir o que precisa

Para alcançar os resultados esperados, é preciso se comprometer com o número de prospects que você deseja.

Vai ser preciso dedicação para realizar diversas chamadas telefônicas, agendar muitas visitas e falar muitas pessoas para conseguir o números de contatos que você precisa.

5. Tenha noção e administre os números

Fazer a gestão do tempo é essencial para conseguir bons resultados, afinal tempo é precioso e você precisa ser assertivo. Se você fizer algumas ligações e em poucos horas conseguir 10 prospects qualificados por exemplo, isso seria um bom sinal de que você usou bem o seu tempo com prospecção.

6. Determine metas para entrar em contato com novos prospects

Metas são sempre necessárias para que você possa ter em mente o que é necessário para alcançá-los os resultados esperados. Mas seja qual for a quantidade, você tem que saber que é preciso atingir pessoas que ainda não te conhecem.

Aqui o importante fazer da prospecção ativa uma prioridade e agir diariamente para garantir novos contatos.

7.  Tenha um roteiro voltado para o cliente 

O roteiro ou script, como muitos conhecem, deve ser elaborado com foco exclusivo no cliente e não no vendedor. 

Faça com que o cliente saiba como você é útil, para que você consiga ser importante também para os novos prospects. 

8. Foque em deixar mensagens eficazes

Sabendo como deixar mensagem de voz ou por e-mail realmente eficaz, você vai receber retorno com mais frequência do que espera. 

Faça um teste. Deixe a ligação cair na caixa postal do seu prospect e comece o seu discurso, mas interrompa no clímax da mensagem.

Ao fazer isso, você vai despertar uma curiosidade no seu prospect e, as chances dele retornar para saber o que você realmente ia dizer serão bem maiores. 

9. Faça o acompanhamento

Ao tentar falar com algum prospect inúmeras vezes e não conseguir contato, não desista.

Espere alguns dias e volte a tentar contato.

Mas não desista até que seu potencial cliente realmente mostre que não nenhum interesse em seu produto ou serviço.

10. Acredite sempre em seu potencial e valor

Quando as pessoas percebem o seu valor e estão convencidas disso, você ganha a confiança delas. Saiba do seu valor como profissional de vendas que está apto a ajudar empresas a terem sucesso.

Todo bom vendedor, sabe que não deve vender produto ou serviço em  que realmente não acredita e não vê valor.

Gostou das 10 dicas para aumentar as vendas com prospecção ativa? Saiba também que todo o seu trabalho de prospecção ativa pode ganhar mais potência quando utilizado junto a bom CRM, ferramenta no qual realiza tarefas de forma automatizada.

Quer o apoio de uma empresa especializada em prospecção ativa? Clique aqui e entre em contato com a Nerus Sales.