Com o grande avanço da tecnologia e acesso à informação, as pessoas se tornaram mais exigentes na hora de realizar uma compra. Com poucos cliques é possível saber detalhes do produto/serviço, fazer comparações entre marcas e preços em questão de minutos.
Por isso, hoje em dia as empresas possuem o desafio de se destacar e ganhar a confiança e fidelidade dos clientes.
Nesse cenário, o vendedor que consegue saber o que o cliente realmente necessita e deseja no momento da compra e auxilia na tomada de decisão, vai ganhar a atenção do cliente.
Criar estratégias e traçar um bom planejamento com objetivos de alavancar vendas é essencial. E, ter de forma objetiva as metas para determinado período, desenhar o processo e fazer o acompanhamento podem ajudar a alcançar os resultados positivos esperados.
Vamos as 4 dicas básicas para se conseguir vender mais
- Seu cliente precisa confiar em você
Se o contato for presencial, tente se manter sempre tranquilo e confiante. Converse olhando nos olhos e procure ouvi-lo atentamente. Se a prospecção for pelo telefone sua voz também deve passar confiança e seja cordial.
O cliente precisa se sentir confortável para te contar quais são as reais necessidades dele, e assim você conseguirá fornecer o maior número de informações de acordo com o que ele precisa. Nesse momento da conversa você pode utilizar gatilhos mentais para criar uma conexão ainda maior com ele.
Portanto, é importante também mostrar que você se interessa por ele como pessoa. Conversas sobre trabalho, hobbies, por exemplo, podem facilitar a aproximação e deixar o diálogo mais natural.
2 – Descubra quais são as necessidades do seu cliente
Antes de você começar a falar sobre seu produto ou serviços e encher o cliente de informação, você deve descobrir qual é a real necessidade que ele têm.
Por isso, pergunte a ele de forma clara e formalize as respostas dele para que você possa consultar sempre que precisar. Somente fale do que você tem a oferecer quando tiver certeza de que seu produto/serviço irão atendê-lo da melhor maneira possível. Assim, você consegue mostrar as vantagens que ele terá fechando negócio com você.
Veja também: Prospecção ativa: 10 dicas para aumentar as vendas
3 – O valor deve aparecer antes do preço
Antes de você falar quanto custa o seu produto/serviço, primeiro faça o seu cliente ter a percepção de valor e dos benefícios do que você tem a oferecer. O ideal é ele entender a importância e como você pode atender as necessidades dele e depois falar sobre preço e formas de pagamento.
Nesse momento esteja preparado para os questionamentos e objeções que podem ocorrer. Caso aconteça algum comentário negativo, saiba que saber o que ele realmente pensa e espera é melhor do que ele se calar e você ficar sem saber. Por isso, esteja preparado para responder de forma clara todas as dúvidas dele.
4 – Não se esqueça que o processo de venda é um funil
Assim como um funil de verdade, quanto maior for a parte superior do seu processo de venda (clientes prospectados), maior será o seu resultado ao final do funil de vendas (fechamento).
Acompanhe de perto cada etapa do funil (prospecção, negociação e fechamento) e faça os alinhamentos necessários durante o processo. Porque cada detalhe é importante e pode reverter situações que já estavam dadas como perdidas.
Busque sempre por prospects qualificados mas nunca se esqueça de fidelizar quem já comprou com você. Geralmente a recompra é um processo mais simples do que a conquista por um novo cliente.
Outra forma de conquistar novos clientes é pedir que seus atuais clientes que gostam da sua marca, indiquem sua empresa a outras pessoas. Pois, eles podem ter o mesmo interesse e necessidade por seu produto ou serviço.