A etapa de pré-venda é muito importante dentro do processo comercial de uma empresa. Porém, quando se fala em pré-venda, ainda existem muitas dúvidas a respeito.
Com a finalidade de tratar cuidadosamente da fase de prospecção dos clientes, o pré-venda também é chamado por sales development.
Se você se interessa pelo assunto, então continue a leitura. Nesse post vamos falar sobre a importância de um pré-venda na empresa e quais as vantagens ao implementar essa área.
Mas o que é pré-venda?
Podemos dizer que pré-venda é o estágio que vem antes da finalização do negócio. Nessa fase utiliza-se de ações e estratégias para prospectar e qualificar os leads, para só então passá-los para o time de vendas.
Outra definição é que o pré-venda funciona como um filtro que separa os prospects com melhor perfil para se tornarem clientes.
Quem atua nesse time de pré-venda tem como principal função identificar as dores e necessidades do prospect, a fim de educá-lo sobre a solução que a empresa oferece, sendo produto ou serviço.
Qual a função do sales development?
A área de sales development ou pré-venda possui algumas funções a exercer. Isto é, elas podem ser definidas são basicamente em: qualificação de leads com potencial de compra, conexão desses leads com a companhia e realizar a conversão.
No caso do momento da conversão, ela vai variar de acordo com o tipo de solução que está sendo oferecida. Portanto, se for algum produto ou serviço no qual seja necessário alguma atuação como alguma apresentação ou demonstração, a função de um pré-vendas termina após agendar uma reunião com o vendedor.
Se for uma venda mais simples, é for possível levar o lead para as próximas etapas do funil. Tornando-se um sinal de que o pré-venda fez a qualificação correta do prospect. Ou seja, o lead já recebeu os dados e informações necessárias sobre a solução e está preparado para receber uma proposta.
Vantagens de um pré-venda na sua empresa
Melhora na qualificação nas vendas
Ao considerar o trabalho de um pré-venda em uma empresa, podemos retirar o trabalho de prospecção do time comercial. Uma vez que a prospecção melhora a qualificação das vendas, os vendedores terão mais chances de fechar negócio. Além de ganharem mais tempo para focar na finalização da venda e na fidelização do cliente.
Sem dúvida, o fato de poder focar no relacionamento com o cliente, o vendedor passa a ter mais envolvimento com o processo, que irá gerar consequentemente melhores resultados.
Processo de vendas mais ágil e eficiente
Construir um bom processo de pipeline de vendas demanda muito esforço, tendo em vista que sendo ele mais simples ou mais complexo, ambos exigem dedicação para a conquista de bons negócios.
Ao adotar a fase de pré-venda, o processo de vendas se torna mais ágil e eficiente. Afinal, ao falar com o cliente e saber o que interessa a ele, se torna mais simples descobrir em qual etapa da jornada de compra ele se encontra.
Uma implementação de uma área de pré-venda bem feita, pode fazer que seja possível se antecipar às necessidades do cliente, o que no mercado competitivo isso se torna um grande diferencial.
Custos menores na aquisição de clientes
Basta contar com uma área de pré-venda que consequentemente ocorre a redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Isso ocorre porque a empresa consegue concentrar seus esforços somente nos clientes com maior fit com a sua solução, tornando mais fácil a conversão em venda.
Assim, o trabalho dos times comerciais é melhor aproveitado, o que impacta diretamente no custos.
Conclusão
Vimos que a implementação do pré-venda é fundamental para estruturar o pipeline de vendas e consequentemente melhorar resultados. Por isso, é importante estruturar o processo de vendas do começo ao fim.
O papel de um pré-vendas é valioso para que seja possível qualificar bons leads para passar para a próxima etapa. Se o SDR não realizar um bom trabalho, o executivo de vendas poderá oferecer uma solução que não seja adequada ao prospect naquele momento.
Por isso, o pré-venda tem que ser uma área bem estruturada, para que seja possível criar um bom relacionamento com o cliente. Onde o vendedor conseguirá fechar mais negócios e o cliente ficará satisfeito.
Agora que você já sabe qual a importância de um pré vendas, comece a implementação já na sua empresa. Não apenas terá melhores resultados, como deixará seus clientes mais conectados com a sua marca.
Nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.