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A etapa de pré-venda é muito importante dentro do processo comercial de uma empresa. Porém, quando se fala em pré-venda, ainda existem muitas dúvidas a respeito. 

Com a finalidade de tratar cuidadosamente da fase de prospecção dos clientes, o pré-venda também é chamado por sales development

Se você se interessa pelo assunto, então continue a leitura. Nesse post vamos falar sobre a importância de um pré-venda na empresa e quais as vantagens ao implementar essa área. 

Mas o que é pré-venda?

Podemos dizer que pré-venda é o estágio que vem antes da finalização do negócio. Nessa fase utiliza-se de ações e estratégias para prospectar e qualificar os leads, para só então passá-los para o time de vendas. 

Outra definição é que o pré-venda funciona como um filtro que separa os prospects com melhor perfil para se tornarem clientes.

Quem atua nesse time de pré-venda tem como principal função identificar as dores e necessidades do prospect, a fim de educá-lo sobre a solução que a empresa oferece, sendo produto ou serviço.  

Qual a função do sales development?

A área de sales development ou pré-venda possui algumas funções a exercer. Isto é, elas podem ser definidas são basicamente em: qualificação de leads com potencial de compra, conexão desses leads com a companhia e realizar a conversão.

No caso do momento da conversão, ela vai variar de acordo com o tipo de solução que está sendo oferecida. Portanto, se for algum produto ou serviço no qual seja necessário alguma atuação como alguma apresentação ou demonstração,  a função de um pré-vendas termina após agendar uma reunião com o vendedor.

Se for uma venda mais simples, é for possível levar o lead para as próximas etapas do funil. Tornando-se um sinal de que o pré-venda fez a qualificação correta do prospect.  Ou seja, o lead já recebeu os dados e informações necessárias sobre a solução e está preparado para receber uma proposta. 

Vantagens de um pré-venda na sua empresa

Melhora na qualificação nas vendas

Ao considerar o trabalho de um pré-venda em uma empresa, podemos retirar o trabalho de prospecção do time comercial. Uma vez que a prospecção melhora a qualificação das vendas, os vendedores terão mais chances de fechar negócio. Além de ganharem mais tempo para focar na finalização da venda e na fidelização do cliente.

Sem dúvida, o fato de poder focar no relacionamento com o cliente, o vendedor passa a ter mais envolvimento com o processo, que irá gerar consequentemente melhores resultados.  

Processo de vendas mais ágil e eficiente

Construir um bom processo de pipeline de vendas demanda muito esforço, tendo em vista que sendo ele mais simples ou mais complexo, ambos exigem dedicação para a conquista de bons negócios. 

Ao adotar a fase de pré-venda, o processo de vendas se torna mais ágil e eficiente. Afinal, ao falar com o cliente e saber o que interessa a ele, se torna mais simples descobrir em qual etapa da jornada de compra ele se encontra. 

Uma implementação de uma área de pré-venda bem feita, pode fazer que seja possível se antecipar às necessidades do cliente, o que no mercado competitivo isso se torna um grande diferencial. 

Custos menores na aquisição de clientes

Basta contar com uma área de pré-venda que consequentemente ocorre a redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Isso ocorre porque a empresa consegue concentrar seus esforços somente nos clientes com maior fit com a sua solução, tornando mais fácil a conversão em venda. 

Assim, o trabalho dos times comerciais é melhor aproveitado, o que impacta diretamente no custos.

Conclusão

Vimos que a implementação do pré-venda é fundamental para estruturar o pipeline de vendas e consequentemente melhorar resultados. Por isso, é importante estruturar o processo de vendas do começo ao fim. 

O papel de um pré-vendas é valioso para que seja possível qualificar bons leads para passar para a próxima etapa. Se o SDR não realizar um bom trabalho, o executivo de vendas poderá oferecer uma solução que não seja adequada ao prospect naquele momento. 

Por isso, o pré-venda tem que ser uma área bem estruturada, para que seja possível criar um bom relacionamento com o cliente. Onde o vendedor conseguirá fechar mais negócios e o cliente ficará satisfeito. 

Agora que você já sabe qual a importância de um pré vendas, comece a implementação já na sua empresa. Não apenas terá melhores resultados, como deixará seus clientes mais conectados com a sua marca.

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