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Captar o cliente ideal é a chave do sucesso para obter resultados assertivos na área comercial. Ou seja, sabendo traçar o perfil do potencial cliente, todas as demais etapas do processo se tornam mais potentes para atrair o cliente certo. 

Assim, é possível garantir que o time esteja se relacionando com os clientes certos, para que eles possam avançar no funil de vendas de forma mais consistente e objetiva. 

Para saber como captar o cliente ideal para o seu negócio, então continue acompanhando a leitura deste post. 

Detectando o perfil de cliente ideal

Para que você consiga ter um norte e saber para quem você vai oferecer sua solução, o importante é qual é o perfil de cliente ideal. 

O mercado é composto por inúmeros perfis de clientes, porém nem todos possuem o fit apropriado para a sua empresa. Afinal, todos que entram na sua base de clientes através de uma venda empurrada, provavelmente estes clientes não voltaram a comprar com você.

Vamos  as dicas para você identificar seu cliente ideal: 

Verifique todos os registros de vendas

Para que você entenda como funciona o comportamento de compra dos seus clientes, é fundamental analisar o histórico deles com a sua empresa. Primeiramente, avalie quais as melhores oportunidades e experiências positivas. A partir deste ponto, você traça as melhores estratégias para captar os futuros clientes certos.  

Encontre similaridades nas vendas selecionadas

Feita a seleção das melhores vendas e oportunidades do seu histórico de clientes, o próximo passo é encontrar aspectos que apareçam com frequência entre elas. Por exemplo, indicadores como: tempo do ciclo de venda, maiores receitas, CAC, entre outros.

Descubra quais as dores e necessidades dos leads

Outro ponto importante para captar os clientes certos é fazer um mapeamento das necessidades do lead. Em seguida, depois de estudar as dores dele, pode ser feito o primeiro contato. Dessa maneira, é possível se realizar um atendimento no qual você está preparado para argumentar conforme as objeções que o lead tenha.  

Afinal, um comportamento bem comum das pessoas é dizer não a qualquer produto ou serviço mesmo antes da negociação ser iniciada. Por isso, é importante que você se antecipe e esteja bem treinado para contornar esse tipo de reação. 

Identifique qual não é o perfil de cliente ideal

Agora que você já consegue definir o caminho para captar o cliente ideal,  vale identificar também qual não é o perfil ideal de cliente. Pois, assim será possível checar alguns detalhes que podem causar prejuízos.

O que for analisado não deve servir para excluir um lead da base, mas auxiliará o time comercial a verificar as circunstâncias com grande complexidade de conversão e menor retorno, que a princípio só farão a equipe desperdiçar esforços. 

Por exemplo, é possível identificar quais os comportamentos que mostram que o lead não seguirá adiante no funil de vendas. Isto é, os profissionais da área de vendas poderão focar somente nas melhores  garantindo que a atenção do time de vendas seja direcionada para as melhores ocasiões.

Entretanto, vale saber quais são as dores daquele lead que não fecha a venda para tentar entender quais os problemas  que não foram solucionados naquele período.

Por que captar o cliente ideal é ótimo para o seu negócio?

Ao não identificar o perfil do seu lead, dificilmente você irá captar o cliente ideal para o seu negócio. Afinal, a prospecção sem A falta de um encaminhamento correto pode prejudicar o pipeline de vendas. 

Uma base cheia de leads que não tenham o perfil correto, só atrapalha a busca pelo cliente ideal. Já que o dia a dia dos vendedores é bem atarefado, saber qual é  perfil do cliente ideal ajudará muito no quesito tempo e foco da equipe.

Os processos da área de vendas estão todos alinhados e por isso, uma ação bem feita, otimiza todas as demais etapas. Por isso, captar o cliente ideal é o que vai gerar bons resultados a curto, médio e longo prazo. 

A prospecção de clientes é a fase do processo que mais precisa de um assertivo perfil de cliente ideal. Pois, perder tempo tentando captar clientes não possuem as características necessárias para ofertas a solução da sua empresa, é jogar fora todo um investimento. 

Que achou das dicas de como captar o cliente ideal? Já conhecia alguma delas? Vai colocar em prática alguma dica nova? 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! 

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