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A prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes do processo de vendas. Pois isso, quando ela é realizada de forma assertiva, podemos dizer que grande parte do esforço já foi feito no que diz respeito à conversão em vendas. 

Tendo em vista que oferecer uma solução para quem já mostrou interesse por ela, se torna muito mais fácil fechar negócio do que tentar vender para qualquer pessoa, sem qualquer critério.

Durante a jornada de compra, o que vai garantir bons resultados e o sucesso de qualquer negócio, é investir no time comercial. Este deve ser bem capacitado, organizado e alinhado com os objetivos da empresa. Portanto, é muito importante estruturar a área e os processos antes de começar a colocar em prática qualquer estratégia. 

A estratégia comercial é outro fator importante que vale a atenção. Afinal, ao defini-la, é fundamental tê-la como um norte do início ao fim do pipeline de vendas. Sendo assim, é crucial que haja tempo hábil para focar nas abordagens mais adequadas para determinada situação, pois ajudará no momento de atrair e conquistar o cliente.

Se você tem interesse em saber como impulsionar a prospecção de clientes, continue lendo este post. Selecionamos 4 formas de como melhorar a produtividade ao captar clientes. Veja a seguir:

1- Defina metas na prospecção de clientes

Se preparar é imprescindível para quem quer impulsionar e melhorar a performance em prospecção de clientes. 

Primeiramente, defina metas. Saber onde se quer chegar é fator determinante para você alcançar o resultado. Segundo ponto, determine o segmento onde você deseja conquistar novos clientes e faça um levantamento dos clientes B2B com esse perfil. Outra dica que pode ajudar muito é, verifique sua rede de contatos e veja se há alguma ligação entre eles e seu público-alvo. Ou seja, alguém que você conhece pode te auxiliar a chegar na pessoa que você tem interesse em fazer contato de uma forma bem mais rápida. 

Por isso, fazer network e ampliar suas conexões e manter regularmente contato com as pessoas é muito valioso para quem atua na área de vendas. 

2- Descubra seu cliente ideal

Perder tempo com aquele contato que não precisa e nem tem interesse no seu produto ou serviço é uma das coisas que devem ser evitadas por qualquer representante de vendas. Afinal, fazer isso provavelmente não vai gerar novas oportunidades, até mesmo porque ninguém gosta de receber contato de empresas que você não tenha interesse algum. 

Uma das áreas mais importantes para ajudar a descobrir o perfil de cliente ideal é o Pré-Vendas. Nessa etapa há a qualificação dos leads que entram na base de dados da empresa. Isto é, só segue para a área de vendas para que ocorra o primeiro contato, quem tiver o perfil ideal de compra. 

Uma vez que há maior cuidado na qualificação e no tratamento dos dados, fica mais fácil saber se a solução que você oferece é compatível com os interesses dos possíveis clientes.

3- Estude seu público

O foco de toda e qualquer ação comercial deve ser sempre no cliente. Portanto, é importante entender o cliente para que você possa atender as necessidades e expectativas dele. Estudar seu público vai ajudar a impulsionar a prospecção, pois você entrará em contato com alguém que você já sabe bastante sobre ela.

Para isso, mantenha a base de dados atualizada e procure saber mais sobre o comportamento de compra mesmo que ele não esteja na etapa de negociação. Dessa forma, você demonstra o quanto ele é importante e o quanto você deseja solucionar as dores dele. 

Quanto mais você segmentar seu público, mais detalhes e características você consegue visualizar. Assim, a companhia se aproxima do seu público de forma mais assertiva, tornando mais simples a fidelização dos clientes, e consequentemente gerando melhores resultados. 

4- Ganhe destaque e se torne referência

Ao estudar seu público, você consegue falar com ele de uma forma muito mais direcionada. Isso fará com que você tenha em mãos informações preciosas para elaborar ações de atração para chamar a atenção de quem você quer atingir. 

Crie conteúdos de qualidade que gerem  interesse no seu público. Essas campanhas devem mostrar os diferenciais da sua empresa, fazendo com que ela se torne referência no segmento em questão. Mas para ser reconhecido como autoridade no assunto, é importante considerar que é preciso ter credibilidade e alcance. 

Uma excelente forma de conquistar isso é fazer o uso correto das redes sociais, site corporativo, blog etc. Faça posts regularmente que tirem as dúvidas das pessoas  e que comuniquem o conceito da empresa e não fique tentando vender produtos e serviços a todo custo. A pessoa interessada vai até a sua empresa, o que torna a prospecção muito mais rápida.

Impulsione a prospecção de clientes

Gostou de saber as 4 formas de impulsionar a prospecção de clientes? Que tal não perder tempo e aplicá-las o quanto antes?

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