Como o copywriting no outbound pode revolucionar sua estratégia de vendas
Tempo de leitura: 15 min.
Neste artigo abordaremos como o copywriting no outbound pode revolucionar sua estratégia de vendas.
Sabia que usar o copywriting no outbound vai alavancar suas vendas como nunca? As palavras podem ser usadas da melhor forma possível para persuadir o lead quando ele já está na fase final da jornada do cliente, ou seja, muito próximo de concluir a compra.
E, se você ainda não acredita que ter um bom copy nos seus anúncios não vai fazer a menor diferença, precisa ler este conteúdo até o final. Pois, ao pensar assim, a sua empresa deixa de ter o crescimento que você tanto deseja.
Continue com a leitura do conteúdo e veja tudo o que o copywriting no outbound pode fazer pelo seu negócio!
O que é Outbound?
Antes de mais nada, precisamos esclarecer aqui o conceito de outbound. O outbound é o marketing mais tradicional, ou seja, aquele que conhecemos há muitos anos com seus anúncios em outdoors, rádios, programas de TV, panfletos e muito mais.
É claro que, com o avanço do marketing digital, podemos falar em outros meios de anúncios como os que são feitos por meio de plataformas como Google, Instagram, Facebook, YouTube e muitos outros.
Veja também: Como aplicar vendas com outbound de forma eficiente
E o que é copywriting?
Trata-se de uma técnica específica de escrita para atrair mais compradores para o produto ou serviço que se deseja vender por meio do anúncio. Existem algumas estratégias que são usadas para criar uma conexão com o lead.
Quer um exemplo para entender melhor sobre o que estamos falando? Você, provavelmente, já deve ter ouvido a frase “é só até amanhã” em alguma propaganda na TV ou em algum anúncio online.
Essa é uma técnica de copy que tem como objetivo criar o gatilho na urgência na mente dos consumidores. Às vezes, o item nem é tão necessário assim, porém, para não perder o desconto (que vai acabar em poucas horas), o consumidor acaba fazendo a compra.
Quais são os principais gatilhos mentais usados nas vendas?
Como dissemos, os copywriters — profissionais redatores especializados na técnica de copywriting — usam alguns gatilhos mentais nos anúncios para convencer as pessoas a fazerem uma determinada ação.
Pode ser uma compra, assistir a um webinar, baixar um e-book e assim por diante. Vejamos abaixo quais são os principais.
Curiosidade
Como o próprio nome diz, trata-se de uma forma de gerar curiosidade na pessoa. Normalmente, é usado muito para aumentar as taxas de aberturas de e-mails. Por exemplo, você pode colocar no assunto: “veja a surpresa que preparamos para você”.
Reciprocidade
Esse é, provavelmente, um dos gatilhos mais poderosos que existem, afinal de contas, “gentileza gera gentileza”.
O gatilho da reciprocidade pode funcionar muito bem quando você precisa, por exemplo, que o cliente responda a uma determinada pesquisa. Você pode usá-la para montar sua persona, pode ser uma pesquisa no pós-venda e assim por diante. Em troca, você oferece 5% de desconto na próxima compra.
Escassez
Esse é outro tipo de gatilho que costuma despertar o olhar das pessoas. Por exemplo, quando um produto é exclusivo ou então que há poucas unidades para vender. Isso gera não só o gatilho da escassez, mas também o de urgência.
O consumidor pode pensar: “preciso daquele produto e preciso comprar logo antes que acabe”.
O gatilho da escassez funciona muito bem com serviços também. Por exemplo, um profissional autônomo pode dizer que está com os horários lotados, mas que uma pessoa desistiu e que há uma vaga na agenda.
Autoridade
Você prefere comprar de quem te passa a ideia de que conhece muito sobre determinado produto ou de quem você sente que é inexperiente e não sabe bem sobre o que está falando?
É claro que preferimos comprar de quem entende ou então, seguimos a indicação de quem é autoridade no assunto. É o que acontece com os blogueiros, por exemplo, de determinado nicho: quando eles indicam um produto ou serviço, as pessoas tendem a comprar, pois essas pessoas são autoridade no assunto.
Mas não significa que para ser uma autoridade, você precisa ser um blogueiro ou se associar a um (apesar de que isso pode ajudar). Autoridade tem muito a ver com confiança e também em falar com autoridade, mostrar que tem vivência e que realmente entende de algo.
Isso costuma ser muito comum na hora de vender um serviço, um curso, por exemplo. Normalmente, quem ensina possui uma vivência em uma experiência profunda, é referência no assunto e, portanto, capaz de mostrar a autoridade necessária.
Confira também: 12 dicas para aumentar suas vendas com prospecção ativa
Prova social
Um gatilho extremamente poderoso é muito fácil de colocar em prática. É como o marketing boca a boca, só que colocado em palavras.
É quando, por exemplo, um cliente deixa um depoimento sobre o excelente atendimento. Ou, no caso da área de estética, a empresa posta o antes e o depois ou quando alguém compra um produto e faz um vídeo usando-o e falando de como ele é bom.
Para isso, você pode pedir aos seus clientes alguns depoimentos. Pode, inclusive, combinar com o gatilho da reciprocidade, oferecendo algo em troca.
Como usar o copywriting no outbound e vender mais?
Há várias maneiras de alavancar as vendas usando as técnicas de copy:
- contrate um profissional de excelência pensando na qualidade do conteúdo que ele é capaz de oferecer;
- aproveite as estratégias de storytelling para criar empatia;
- faça testes A/B. Às vezes, uma única palavra pode fazer toda diferença;
- fique atento à quantidade de caracteres, especialmente no assunto dos e-mails;
- conheça profundamente a persona e saiba qual o tipo de linguagem se adequa mais a ela;
- foque na dor do seu cliente, mostre primeiro aquilo que ele mais deseja.
Outro ponto de importância é ter uma estrutura básica na hora de fazer a copy. É claro que não deve ser algo engessado, mas apenas para dar um direcionamento, como um tipo de checklist daquilo que não pode faltar. Por exemplo: usar frases curtas, destacar trechos importantes com negrito, incluir CTA (call to action) e assim por diante.
Aplicar o copywriting no outbound não é uma tarefa tão difícil quanto parece, assim como atrair mais leads e convertê-los em clientes. E se você precisa do direcionamento de apoio de especialistas nessa missão, a Prospecta Nerus está à disposição.
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a vender cada vez mais!
Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.