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Como o copywriting no outbound pode revolucionar sua estratégia de vendas

Tempo de leitura: 15 min.

Neste artigo abordaremos como o copywriting no outbound pode revolucionar sua estratégia de vendas.

Sabia que usar o copywriting no outbound vai alavancar suas vendas como nunca? As palavras podem ser usadas da melhor forma possível para persuadir o lead quando ele já está na fase final da jornada do cliente, ou seja, muito próximo de concluir a compra.

E, se você ainda não acredita que ter um bom copy nos seus anúncios não vai fazer a menor diferença, precisa ler este conteúdo até o final. Pois, ao pensar assim, a sua empresa deixa de ter o crescimento que você tanto deseja.

Continue com a leitura do conteúdo e veja tudo o que o copywriting no outbound pode fazer pelo seu negócio!

O que é Outbound?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer aqui o conceito de outbound. O outbound é o marketing mais tradicional, ou seja, aquele que conhecemos há muitos anos com seus anúncios em outdoors, rádios, programas de TV, panfletos e muito mais.

É claro que, com o avanço do marketing digital, podemos falar em outros meios de anúncios como os que são feitos por meio de plataformas como Google, Instagram, Facebook, YouTube e muitos outros.

Veja também: Como aplicar vendas com outbound de forma eficiente

E o que é copywriting?

Trata-se de uma técnica específica de escrita para atrair mais compradores para o produto ou serviço que se deseja vender por meio do anúncio. Existem algumas estratégias que são usadas para criar uma conexão com o lead.

Quer um exemplo para entender melhor sobre o que estamos falando? Você, provavelmente, já deve ter ouvido a frase “é só até amanhã” em alguma propaganda na TV ou em algum anúncio online.

Essa é uma técnica de copy que tem como objetivo criar o gatilho na urgência na mente dos consumidores. Às vezes, o item nem é tão necessário assim, porém, para não perder o desconto (que vai acabar em poucas horas), o consumidor acaba fazendo a compra.

Quais são os principais gatilhos mentais usados nas vendas?

Como dissemos, os copywriters — profissionais redatores especializados na técnica de copywriting — usam alguns gatilhos mentais nos anúncios para convencer as pessoas a fazerem uma determinada ação.

Pode ser uma compra, assistir a um webinar, baixar um e-book e assim por diante. Vejamos abaixo quais são os principais.

Curiosidade

Como o próprio nome diz, trata-se de uma forma de gerar curiosidade na pessoa. Normalmente, é usado muito para aumentar as taxas de aberturas de e-mails. Por exemplo, você pode colocar no assunto: “veja a surpresa que preparamos para você”.

Reciprocidade

Esse é, provavelmente, um dos gatilhos mais poderosos que existem, afinal de contas, “gentileza gera gentileza”.

O gatilho da reciprocidade pode funcionar muito bem quando você precisa, por exemplo, que o cliente responda a uma determinada pesquisa. Você pode usá-la para montar sua persona, pode ser uma pesquisa no pós-venda e assim por diante. Em troca, você oferece 5% de desconto na próxima compra.

Escassez

Esse é outro tipo de gatilho que costuma despertar o olhar das pessoas. Por exemplo, quando um produto é exclusivo ou então que há poucas unidades para vender. Isso gera não só o gatilho da escassez, mas também o de urgência.

O consumidor pode pensar: “preciso daquele produto e preciso comprar logo antes que acabe”.

O gatilho da escassez funciona muito bem com serviços também. Por exemplo, um profissional autônomo pode dizer que está com os horários lotados, mas que uma pessoa desistiu e que há uma vaga na agenda.

Autoridade

Você prefere comprar de quem te passa a ideia de que conhece muito sobre determinado produto ou de quem você sente que é inexperiente e não sabe bem sobre o que está falando?

É claro que preferimos comprar de quem entende ou então, seguimos a indicação de quem é autoridade no assunto. É o que acontece com os blogueiros, por exemplo, de determinado nicho: quando eles indicam um produto ou serviço, as pessoas tendem a comprar, pois essas pessoas são autoridade no assunto.

Mas não significa que para ser uma autoridade, você precisa ser um blogueiro ou se associar a um (apesar de que isso pode ajudar). Autoridade tem muito a ver com confiança e também em falar com autoridade, mostrar que tem vivência e que realmente entende de algo.

Isso costuma ser muito comum na hora de vender um serviço, um curso, por exemplo. Normalmente, quem ensina possui uma vivência em uma experiência profunda, é referência no assunto e, portanto, capaz de mostrar a autoridade necessária.

Confira também: 12 dicas para aumentar suas vendas com prospecção ativa

Prova social

Um gatilho extremamente poderoso é muito fácil de colocar em prática. É como o marketing boca a boca, só que colocado em palavras.

É quando, por exemplo, um cliente deixa um depoimento sobre o excelente atendimento. Ou, no caso da área de estética, a empresa posta o antes e o depois ou quando alguém compra um produto e faz um vídeo usando-o e falando de como ele é bom.

Para isso, você pode pedir aos seus clientes alguns depoimentos. Pode, inclusive, combinar com o gatilho da reciprocidade, oferecendo algo em troca.

Como usar o copywriting no outbound e vender mais?

Há várias maneiras de alavancar as vendas usando as técnicas de copy:

  • contrate um profissional de excelência pensando na qualidade do conteúdo que ele é capaz de oferecer;
  • aproveite as estratégias de storytelling para criar empatia;
  • faça testes A/B. Às vezes, uma única palavra pode fazer toda diferença;
  • fique atento à quantidade de caracteres, especialmente no assunto dos e-mails;
  • conheça profundamente a persona e saiba qual o tipo de linguagem se adequa mais a ela;
  • foque na dor do seu cliente, mostre primeiro aquilo que ele mais deseja.

Outro ponto de importância é ter uma estrutura básica na hora de fazer a copy. É claro que não deve ser algo engessado, mas apenas para dar um direcionamento, como um tipo de checklist daquilo que não pode faltar. Por exemplo: usar frases curtas, destacar trechos importantes com negrito, incluir CTA (call to action) e assim por diante.

Aplicar o copywriting no outbound não é uma tarefa tão difícil quanto parece, assim como atrair mais leads e convertê-los em clientes. E se você precisa do direcionamento de apoio de especialistas nessa missão, a Prospecta Nerus está à disposição.

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