Contratar empresa de outbound ou um SDR: qual a melhor opção?
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Neste artigo você vai saber qual a melhor opção: contratar empresa de outbound ou um SDR?
Outbound ou um SDR para gerar mais vendas para sua empresa? Se você está na dúvida sobre qual escolher ou já ouviu falar sobre o assunto e quer saber mais, está no lugar certo.
A Prospecta Nerus preparou este conteúdo para responder todas as suas dúvidas sobre o assunto e assim, ajudar o seu negócio a conquistar cada vez mais clientes. Acompanhe.
Primeiramente, o que é um SDR?
Para saber se é melhor contratar uma empresa outbound ou um SDR, primeiro você precisa conhecer, um pouco melhor, qual é o papel de cada opção no processo de vendas.
Portanto, vamos começar esclarecendo melhor o que vem a ser um SDR.
SDR é a sigla para Sales Development Representative e trata-se de um tipo de profissional que está diretamente ligado à etapa de pré-venda.
É ele quem primeiro entra em contato com o lead que é enviado pelo marketing. Ou seja, quando a equipe de marketing percebe que aquela pessoa está pronta para comprar, a envia para a equipe de vendas e quem primeiro a recebe é o SDR.
E qual o papel de um SDR?
Em um primeiro momento, pode até parecer que o SDR é aquele que fecha a venda. Afinal de contas, os leads mais quentes, ou seja, aqueles que têm a maior chance de comprar, entram em contato com esse profissional.
Porém, o papel do SDR não é necessariamente o de vender, mas sim o de identificar algumas características importantes no lead para saber se ele continua na jornada de compra ou não.
Basicamente, o SDR precisa identificar se aquela pessoa está mesmo de acordo com a persona da empresa, se ela realmente está no momento de começar a última etapa da jornada de compra, entre outros aspectos.
Dessa forma, o SDR confere se o lead realmente está qualificado para ser um cliente da empresa e se está pronto para adquirir o produto ou serviço oferecido.
Outra função que esse profissional tem no processo anterior a venda é o de aquecê-lo para enviá-lo ao restante da equipe de vendas.
Ele pode usar, por exemplo, uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) para registrar todas as informações sobre o lead e assim, os colegas terão maiores chances de fechar a venda.
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SDR faz parte do time de vendas ou de marketing?
O mais comum é pensar nesse profissional em um time de vendas, mas a verdade é que ele pode fazer tanto parte da de vendas quanto parte do time de marketing. Tudo vai depender de como é a estrutura organizacional do negócio.
Quando o SDR faz parte do time de marketing, normalmente, ele fica na ponta final do funil de marketing e assim, faz a intermediação com a equipe de vendas. E, ao contrário, quando o SDR faz parte do time de vendas, ele fica no início dessa etapa da jornada do cliente e continua fazendo uma ligação entre as equipes.
O que é uma empresa outbound?
O outbound é uma técnica usada para fazer prospecção ativa dos clientes seja de forma direta ou indireta.
Por exemplo, se estamos falando de uma propaganda na TV, um anúncio nas redes sociais ou outdoor mostrando o produto do cliente, então trata-se de uma estratégia outbound indireta.
Mas se a empresa entra em contato com o lead pelo telefone ou agenda uma videochamada com ele, por exemplo, trata-se de um contato direto, ou seja, de uma estratégia de outbound direta.
E é sobre esse formato de contato que vamos dar maior ênfase aqui.
O que faz uma empresa outbound?
A empresa que usa uma estratégia outbound fará contato direto com o lead que a equipe de marketing acabou de enviar para a equipe de vendas.
Nesse caso, a equipe de vendas (qualquer pessoa, no primeiro momento) fará o contato inicial com o lead. Pode ser por meio de uma ligação ou então por e-mail ou ainda social selling (uma forma de contato direto por meio das redes sociais).
Sendo assim, analisando o contexto, a empresa de outbound faz o mesmo que um SDR, porém com pequenas diferenças e são elas que vão te ajudar a decidir se contrata uma empresa outbound ou um SDR.
Afinal de contas, devo contratar uma empresa outbound ou um SDR?
Depois de saber qual a função de cada um fica mais fácil entender qual deles a empresa mais precisa no momento. Mas, para tomar a melhor decisão, você deve conhecer as vantagens que cada um é capaz de oferecer.
O SDR é um profissional único, ou seja, em vez de ter um time completo, você terá um único profissional fazendo diversas funções como a de identificar oportunidades, criar o discurso inicial para o lead, agendar reuniões, entre outras.
É claro que nada impede que você tenha diversos SDRs na sua empresa, mas é bem provável que, nesse modelo, os seus custos sejam bem maiores.
Já a empresa de outbound consegue oferecer uma equipe completa de marketing e, com ela, você também terá um SDR trabalhando para sua empresa. Dessa forma, contratar esse tipo de empresa pode ser a melhor opção.
Afinal de contas, ela terá não só um SDR, mas também toda uma equipe de marketing e também de prospecção em vendas para ajudá-lo a conquistar o cliente.
Como saber qual a melhor opção para o meu negócio?
É preciso analisar alguns fatores relevantes como tamanho da empresa, orçamento para contratar, quais profissionais já possui na equipe, entre outros pontos relevantes.
Por exemplo, a depender do custo, contratar uma empresa que tenha diversos especialistas SDR pode ser a melhor opção, pois você poderá terceirizar e terá diversos profissionais à sua disposição para identificar e preparar os melhores leads para fechar mais vendas.
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