Da abordagem tradicional à era da IA: como modernizar sua prospecção
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Os tempos estão mudando e, atualmente, temos uma infinidade de opções e ferramentas para fazer a prospecção dos clientes. E, ao modernizar sua prospecção, você precisa fazer uso de algumas opções e abrir mais a mente para abordagens mais atuais e, é claro, que são capazes de oferecer melhores resultados.
Mas quais são essas abordagens? Qual a melhor maneira de modernizar a prospecção B2B?
Para ajudar a responder essas e outras perguntas, a Prospecta Nerus criou este conteúdo completo, com dicas que você conseguirá aplicar na prática e encontrar qual ou quais delas é a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe.
Leia também: 10 tendências sobre o futuro da prospecção de clientes com IA
7 formas de modernizar a sua prospecção
1. Use os dados e analise-os
Uma das coisas que não era possível fazer há alguns anos e hoje é uma realidade é o fato de poder analisar dados e informações relevantes sobre o marketing e sobre a jornada do cliente dentro do negócio.
Por exemplo, ao fazer um anúncio você será capaz de analisar as métricas, ou seja, os dados que esse anúncio consegue trazer como:
- quantidade de cliques no link;
- a faixa etária das pessoas que mais clicaram;
- se os mais interessados são homens ou mulheres;
- em qual local essas pessoas clicaram (em um site? Numa rede social?).
A partir disso, é possível fazer os próximos anúncios gastando menos para alcançar mais pessoas que tenham maior interesse em fazer negócios com você.
2. Organize os dados
Todos os dados que foram coletados pela sua equipe de marketing e de vendas precisam estar armazenados em um local. Um local único onde todos os interessados possam ter acesso para serem mais assertivos em um próximo contato com o cliente.
Para isso, você pode ter uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Manager).
Essa é uma ferramenta excelente e necessária. Em vez de anotar tudo em uma folha de papel ou em um arquivo como se fazia antes, você pode colocar todas as informações de todos os clientes em uma ferramenta com armazenamento na nuvem e que pode ser compartilhada por aqueles que precisam dos dados.
3. Use IA para ajudar na criação de conteúdo
Usar a IA com sabedoria faz parte de uma boa prospecção. Sabemos que gerar conteúdo é algo fundamental no meio digital, pois assim você alcança mais pessoas e ganha relevância no mundo online e se torna autoridade na sua área de atuação.
Sabemos também que nem sempre quem faz mais conteúdo é aquele que se destaca. O principal é gerar conteúdo de qualidade e que seja realmente útil para a sua persona.
Nesse caso, você pode usar a IA para te ajudar a gerar boas ideias de conteúdo. Você pode, por exemplo, subir o seu arquivo ou mesmo descrever a persona na IA e pedir para ela te dar ideias de conteúdos que podem ser criados e até mesmo os melhores formatos.
A partir disso, a sua equipe será capaz de criar conteúdos incríveis em menos tempo e com maior qualidade.
Lembre-se de que não é indicado deixar que a IA faça todo o conteúdo. Ela é apenas uma ferramenta que vai ajudar e facilitar o seu dia a dia. Usá-la como substituto de um profissional pode fazer o seu conteúdo ter menor qualidade e, consequentemente, ter menos acesso.
4. Estude sobre o comportamento do consumidor
Há alguns anos, essas questões emocionais não eram tão importantes na hora de fazer o marketing e a venda de um produto.
As empresas viam a compra como algo muito prático: o cliente precisa, então, o cliente compra. Mas sabemos que não é assim que funciona e que a ideia de fazer uma compra começa justamente na emoção.
Portanto, entender bem sobre o comportamento do consumidor e avaliar também as mudanças ao longo do tempo é fundamental para ter um bom resultado e assim, fazer uma boa prospecção, sendo mais assertivo e conquistando mais clientes.
5. Use a IA para gerar o seu ICP
Uma ótima maneira de modernizar sua prospecção é usar a IA para gerar o ICP (Perfil do Cliente Ideal) da empresa.
Você pode, inclusive, ir adicionando informações ao longo do tempo e quanto mais informações melhor. A própria IA será capaz de fazer sugestões para ir aperfeiçoando esse perfil e assim, será mais fácil de prospectar.
A partir do ICP, a sua equipe será capaz de fazer anúncios melhores, criar conteúdos mais direcionados e assim, a empresa se tornará uma referência no mercado.
6. Encontre os e-mails dos potenciais clientes
Digamos que você tenha uma lista de sites de empresas que podem estar precisando do seu produto ou serviço ou usam a concorrência.
Para chegar até essas pessoas, uma maneira de fazer isso é conseguir os e-mails dos responsáveis pela tomada de decisão.
Sabia que existem ferramentas que conseguem esse tipo de informação? E se você associá-la ao LinkedIn, por exemplo, fica ainda mais fácil de encontrar os dados que precisa. Só tenha o cuidado de, antes de mais nada, enviar um primeiro e-mail pedindo permissão para enviar outros.
7. Aposte em automatização
A automatização é uma ótima maneira de modernizar sua prospecção, afinal de contas, isso ajuda e muito a poupar um tempo valioso da sua equipe.
Os membros do time ficam dispensados de fazer ações puramente operacionais e que podem ser realizadas por uma máquina. Por exemplo, você pode usar esse tipo de ferramenta para organizar melhor os processos dentro de um time.
Vamos demonstrar isso com um time de criação de conteúdo. Assim, que o Analista de Conteúdo gera a pauta e cria um card numa ferramenta, esse card vai, automaticamente, para a aprovação. Ideia aprovada? Ao dar o “ok”, o card segue para o redator, que ao concluir, manda-o para aprovação e assim por diante. Todos esses passos podem ser feitos de maneira automatizada.
Modernizar sua prospecção não é algo tão complexo quanto você imagina. Caso o seu negócio não tenha pessoas para isso ou tenha, mas que não possuem a expertise necessária, você pode contratar os serviços de uma empresa especialista no assunto.
Nesse caso, nós da Prospecta Nerus estamos sempre disponíveis. Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar a conquistar mais clientes!
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