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O papel da inteligência artificial na personalização da prospecção

Tempo de leitura: 4 min.

A personalização da prospecção é uma forte tendência no mercado, especialmente quando o assunto é marketing e vendas. E pensando em ajudar o seu negócio nesse aspecto, a Prospecta Nerus criou este conteúdo para explicar melhor sobre o assunto.

Principalmente porque estamos em um mundo altamente digital no qual a Inteligência Artificial (IA) vem expandindo em todas as áreas e nichos de atuação.

Se você quer aprender mais sobre o assunto e descobrir como a IA pode ajudar na personalização da prospecção, então, continue com a leitura.

personalização da prospecção

O que é a personalização da prospecção?

Primeiro, o que é prospectar? De acordo com o dicionário, prospectar é encontrar, achar algo. É um conceito que já vinha sendo utilizado em áreas do conhecimento bem distantes das vendas, mas se adaptou perfeitamente.

A prospecção nada mais é do que buscar e encontrar pessoas que tenham maiores chances de fazer negócios com você, ou seja, pessoas que sejam mais parecidas com o público-alvo traçado pela empresa.

Porém, atualmente, apenas prospectar não é mais o suficiente. Ninguém gosta daquelas mensagens de copia e cola que muitas empresas enviam para todos ao mesmo tempo. As pessoas querem se sentir únicas, querem ser vistas de verdade e se você quer ganhar a atenção delas, personalizar esse contato é fundamental.

A atenção é o ativo mais valioso que se tem hoje em dia. Num mundo de muita informação a todo momento, com tanto conteúdo parecido no meio digital, conseguir a atenção de alguém é algo muito importante. Portanto, vale a pena caprichar.

E o que seria a personalização da prospecção?

Podemos começar com um exemplo simples como um e-mail com o nome do leitor — “Oi Luana, tudo bem?” — isso gera mais humanização e mostra, para quem está lendo, que a empresa teve a preocupação de chamá-lo pelo nome.

Mas uma boa personalização da prospecção vai muito além disso. Ela realmente conhece a pessoa com a qual está falando e cria uma mensagem apenas para ela. Uma mensagem personalizada consegue gerar empatia, confiança e segurança em quem está do outro lado da tela.

Leia também: Como transformar a sua empresa em uma máquina de vendas

Como a IA pode ajudar nessa personalização?

Análise do comportamento

É claro que você não vai mandar uma mensagem personalizada para cada lead que aparecer. Se a empresa tiver braço para isso, ótimo! Mas se não for o caso, então precisa direcionar melhor os esforços da equipe para quem tem mais chances de comprar.

Para isso, o uso da IA ajuda bastante. Com uso de algoritmos de machine learning, a IA consegue “prever” quais comportamentos futuros de determinado lead. Ela consegue dizer quais são os leads que têm mais chances de fechar negócios com a empresa no momento.

Dessa forma, você pode criar uma mensagem personalizada e assim, aumentar as chances de conversão.

Análise de dados

Se tem uma coisa que a IA pode fazer por você é analisar vários e vários dados. Com os comandos corretos e com uma boa ferramenta de IA, você será capaz de identificar dados importantes dos seus clientes em potencial como:

  • histórico de compras;
  • histórico de navegação;
  • principais interações nas redes sociais, entre outros.

A partir disso, você será capaz de identificar melhor quais são os leads mais promissores e mostrá-los ao time de marketing e vendas. A partir daí, os profissionais serão capazes de personalizar as mensagens e usar esse tempo para aqueles consumidores que realmente podem se tornar clientes.

Monitoramento e ajuste contínuo

Esse é outro ponto de grande importância quando o assunto é personalização da prospecção.

Ao fazer monitoramento constante, a IA envia dados para o time que ajuda a aperfeiçoar a persona a todo momento e também a mostrar quais são os leads com maiores chances de conversão. 

Como o comportamento do consumidor muda cada vez mais rápido, especialmente com novas redes sociais surgindo, saber para qual direção seguir fica cada vez mais difícil. Portanto, ter uma ferramenta de IA que ajude a equipe com isso facilita o trabalho de todos e, consequentemente, aumenta as chances de vendas.

Ideias de personalização de prospecção com IA

Anúncios online

É possível personalizar os anúncios online com a ajuda da IA. Se você usa o Facebook, Google ou Instagram para anunciar produtos ou serviços, saiba que a IA é capaz de encontrar quais são as pessoas que têm mais chances de clicar nos seus anúncios e assim, aumentar as chances de conversão.

Recomendações de produtos

Com a análise de dados e de comportamento feitos pela IA, a empresa pode enviar mensagens recomendando produtos que podem ajudar o lead. Com os dados do histórico de navegação, por exemplo, fica mais fácil saber qual problema o lead quer resolver naquele momento. 

Criação de conteúdo

Novamente, usando dados coletados pela IA, a equipe de marketing de conteúdo consegue criar materiais que estejam mais de acordo com o que os potenciais clientes querem saber no momento. 

Canal de comunicação

Quer saber em quais canais há mais clientes em potencial e assim, melhorar a sua prospecção? Então, use os dados que a IA é capaz de coletar.

Dessa forma, você pode selecionar alguns leads para entrar em contato por dia e pedir ao time de marketing que crie uma mensagem ou um roteiro para conversar com o consumidor. Tudo de forma totalmente personalizada e dando a atenção que aquela pessoa quer e merece.

Percebeu como o uso da IA pode ser interessante na hora encontrar bons leads? Lembre-se sempre de que a Inteligência Artificial está presente para nos ajudar e facilitar o nosso trabalho e não para nos substituir. 

A personalização da prospecção é algo na qual a IA pode e vem ajudando as empresas e tanto você quanto o seu time podem fazer bom uso dela sem deixar de lado a humanização e o contato mais próximo com as pessoas.

Aqui na Prospecta Nerus acreditamos que a IA pode ser uma forte aliada no processo de vendas humanizado. Precisa de ajuda para prospectar leads? Então, entre em contato com a nossa equipe!

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