8 Hacks para captar mais clientes para a sua empresa
Tempo de leitura: 4 min.
Captar mais clientes, certamente, é um dos principais (talvez o principal) objetivo do seu negócio. Afinal de contas, as empresas precisam dos clientes para sobreviver e prosperar no mercado no qual atuam. Portanto, quanto mais, melhor.
Para isso, há diversas técnicas de prospecção, novas formas de abordar os leads com estratégia, despertando o interesse deles e também desfazer objeções.
É justamente sobre isso que vamos falar agora. A Prospecta Nerus criou este conteúdo incrível para você conhecer os principais hacks que vão ajudar o negócio a conseguir mais clientes. Acompanhe.
Quais os principais hacks para captar mais clientes?
1. Defina metas e objetivos
Qualquer estratégia de prospecção de clientes precisa começar com um planejamento e, neste planejamento, deve ter um objetivo. Pois bem, o objetivo é captar mais clientes, porém, como isso será feito?
É a partir dessa pergunta que você criará as metas. Por exemplo:
- Será preciso gerar quantos leads por mês?
- Quantos desses leads devem se converter em clientes?
- Essa conversão deve ser realizada em quanto tempo?
- Quais canais serão usados para fazer a prospecção?
Há muitos outros pontos que precisam ser alinhados com a equipe. Aliás, fazer uma reunião com todos é uma ótima forma de determinar as metas para cada participante.
2. Tenha um roteiro de vendas
Você pode usar, inclusive, um fluxograma para ajudar a equipe de vendas a se organizar e saber, exatamente, que caminho seguir a depender da decisão do lead.
Por exemplo, você pode criar um roteiro específico para vencer as objeções dos leads e assim, convertê-los em clientes. Se a objeção dele for o preço, você pode mostrar o valor do produto ou serviço e assim, deixar claro tudo o que ele vai receber e que o problema dele será resolvido.
Ao deixar clara essas informações, o preço do produto passa a ser justo e compatível com o que o cliente vai receber dele e da empresa.
3. Ofereça uma solução e não o produto
Por muitas vezes, a empresa pode pecar nisso. Às vezes, a equipe está tão focada no produto que se esquece de que a empresa precisa vender uma solução porque, o que o cliente quer, não é o produto ou o serviço em si, mas sim a solução que ele é capaz de proporcionar.
Quantas vezes você já comprou algo que era indicado para resolver o seu problema e, no fim das contas, só acumulou mais itens em casa? Isso ocorre porque você comprou o produto e não a solução.
Sendo assim, fique atento a isso e, ao conversar com o cliente, foque na solução que o seu produto pode oferecer e não nele em si.
4. Estude bem o mercado
Você quer montar uma boa estratégia de vendas e captar mais clientes? Então, estudar bem o mercado é uma das coisas que precisa fazer parte da sua checklist.
Ao fazer isso, é possível buscar os casos de sucesso e entender um pouco mais como determinada empresa do ramo cresceu e conseguiu converter diversos leads. Além disso, você também pode avaliar os pontos fortes e fracos externos.
Por exemplo, será que não surgiu ou está para surgir um novo produto no mercado que oferece forte concorrência ao seu? Será que não tem algum fornecedor melhor que possa trazer maior qualidade ao produto e reduzir custos? Tudo isso, entre outros pontos, precisa ser analisado.
5. Tenha uma persona
Já demos essa dica em vários dos nossos conteúdos aqui no blog, mas insistimos nisso porque, realmente, é muito necessário.
Atirar para todos os lados, sem saber para qual grupo direcionar os esforços da equipe é um custo elevado de tempo e dinheiro. Duas coisas que nenhuma empresa deseja perder. Então, criar uma persona, também conhecida como ICP (Perfil de Cliente Ideal) é essencial.
E não basta fazer isso em um único momento. A persona precisa ser analisada e melhorada constantemente. Assim, é bom estabelecer uma frequência para que essa atualização seja feita.
6. Peça indicações dos clientes atuais
Nada melhor do que o velho “boca a boca”, mas agora, ele também pode ser digital.
Você pode, por exemplo, dar um desconto na próxima compra para os clientes que indicarem outros. Pode dar um desconto para aqueles que postarem o produto nas redes sociais, story do Instagram, por exemplo, e marcar a loja. Enfim, há muitas possibilidades.
É possível também pedir aos clientes para gravarem um vídeo ou fazer uma mensagem de texto para postar nas redes. É o que também chamamos de prova social e ela é muito relevante para captar mais clientes.
7. Peça ajuda para a IA
Existem algumas ferramentas de IA que podem ajudar a equipe a encontrar potenciais clientes na internet, especialmente nas mídias sociais. Oferecendo algumas informações relevantes, especialmente a sua persona, a IA será capaz de fazer uma varredura e identificar quais são as pessoas mais compatíveis com os dados que foram passados.
Veja também: 7 ferramentas de IA essenciais para melhorar a prospecção
8. Treine a sua equipe de vendas e atendimento
Uma pesquisa feita em 2023, mostrou que quase 60% dos consumidores afirmam que as empresas estão despreparadas para lidar com dúvidas e também com reclamações. E isso, muitas vezes, vem da falta de treinamento das equipes.
Pense em uma pessoa que estava interessada em adquirir o produto ou serviço, mas o funcionário não soube responder à dúvida ou, pior ainda, respondeu de forma incorreta. Assim, esse que poderia ser um mais novo cliente, torna-se o cliente da concorrência.
Esse tipo de situação não pode acontecer. Os membros do time precisam saber, a fundo, sobre como funcionam os produtos da empresa, as situações nas quais eles são capazes de resolver o problema, entre outros. E ter treinamentos constantes sobre atendimento e vendas também é fundamental.
Quer ajuda para captar mais clientes e conquistar o sucesso que você sempre desejou? Então, acesse o site da Prospecta Nerus, veja os nossos serviços e tire suas dúvidas com a equipe de atendimento. Ela está pronta para lhe oferecer a melhor solução!
Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.