A relevância do tempo de resposta no processo de vendas
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Você já deixou de comprar algo por que a empresa demorou para responder e acabou comprando na concorrência? Isso deixa bem claro o quanto o tempo de resposta é essencial quando o assunto é processo de vendas.
O mundo dos negócios é bastante competitivo e, a depender do seu nicho de atuação, essa competição é ainda mais acirrada. É claro que há outros fatores que são importantes para fechar uma venda, mas o tempo de resposta é considerado um dos mais relevantes.
Justamente por isso, a Prospecta Nerus preparou para você um conteúdo completo explicando o que é considerado tempo de resposta, qual a importância disso e, principalmente, algumas boas estratégias para que a empresa melhore o processo de vendas. Acompanhe.
Afinal de contas, o que pode ser considerado um bom tempo de resposta?
É o intervalo de tempo entre a mensagem que o cliente enviou (não precisa ser apenas no privado, pode ser também um comentário nas redes sociais, entre outras situações parecidas) e o tempo que a empresa leva para dar esse retorno solucionando a dúvida.
Normalmente, um tempo “aceitável” é em até 24 horas. Porém, em muitos casos, pode ser tarde demais. Especialmente, se o cliente precisar do item o mais rápido possível.
Sendo assim, o ideal é que a empresa seja capaz de responder o mais rápido possível. E, nesse caso, a melhor opção é ter alguém disponível para estar especificamente nessa função, ou seja, de retornar com respostas o mais breve possível no WhatsApp, chat, redes sociais…
Por que o tempo de resposta é tão importante no processo de vendas?
Bom, que o tempo de resposta é importante para melhorar o processo e vender mais é inegável, mas por quê? É isso que você vai entender agora:
A primeira impressão é essencial
Já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, essa expressão se aplica facilmente a esta situação, ou seja, a venda.
Se alguém envia uma mensagem perguntando sobre o preço de um produto ou como ele funciona, ou ainda se funciona para algo específico e a resposta demora dias para chegar, esse lead já imagina que o atendimento é ruim e, quando precisar de ajuda depois da compra, não terá.
E, quando uma empresa responde rapidamente, isso dá maior profissionalismo e credibilidade, algo que pode ser o grande diferencial do seu negócio entre tantos outros do mesmo nicho.
Diminui as chances de perder leads
Sabia que há estudos mostrando que quando respondemos aos leads nos primeiros 5 minutos, as chances de conversão deles em clientes são 10 vezes maior do que aqueles que levamos mais de 1 hora para responder?
Assim, quanto mais tempo a sua empresa leva para responder, maior é a chance de o lead acabar comprando com a concorrência.
Vantagem competitiva
Quem não quer ter uma boa vantagem competitiva em um mercado tão acirrado? Ter um curto tempo de resposta é um dos pontos que pode trazer essa vantagem.
Esse tempo tem a ver com o atendimento e esse é um diferencial que, em muitos casos, não pode ser copiado.
Uma empresa que tem um bom e rápido atendimento consegue oferecer um grande diferencial dentro do mercado, especialmente se a empresa na qual você atua vende produtos que várias outras empresas vendem.
Maior confiança e credibilidade
Se, já no primeiro contato, você responder rapidamente ao lead, certamente ele vai sentir que a empresa está atenta às necessidades dele, algo que gera maior confiança e credibilidade. Isso pode ser a base sólida necessária para estabelecer uma parceria de longo prazo.
Qual impacto uma redução no tempo de resposta pode gerar no processo de vendas?
O processo de vendas, em si, é composto de várias etapas e, pensando nisso, é possível associar o tempo de resposta a cada uma delas:
- Conscientização: o lead entendeu que tem um problema e precisa de uma solução para resolvê-lo. Encontra a empresa que oferece a solução e entra em contato;
- Consideração: nesta etapa, o lead está avaliando as opções de soluções, portanto, uma resposta rápida e precisa pode ser capaz de ajudá-lo a tomar a decisão (escolher a sua empresa);
- Decisão: fechar uma venda, normalmente, depende muito da rapidez com a qual você responde o lead;
- Fidelização: outro ponto no qual o tempo de resposta é bastante relevante é no pós-venda. Se você mantém o bom atendimento e a rapidez no retorno, as chances de fidelizar o cliente (e conquistar novos por meio dele) são bem maiores.
Como melhorar o tempo de resposta?
Veja algumas estratégias que vão ajudar o seu time de vendas a responder mais rápido e assim, vender mais:
- Automatização: pelo menos para aquelas perguntas mais básicas, você pode usar um chatbot com respostas automáticas, mas sempre dando a opção de entrar em contato com o atendimento humano;
- Treine a equipe: é importante que a equipe entenda sobre a importância de responder rapidamente aos leads, que se coloquem no lugar deles. O treinamento também deve ajudar o time a oferecer respostas personalizadas e que resolvam a dúvida de forma prática;
- Use ferramentas de gestão: ferramentas de CRM, por exemplo, são ótimas opções, principalmente quando você precisa oferecer uma resposta que exige um prazo maior e corre o risco de esquecer;
- Defina metas: você também pode definir, junto com o seu time, metas de taxas de respostas para acelerar o processo de vendas. Veja quais são as melhores formas de deixar esse tempo cada vez menor;
- Analise os dados: confira se os números de vendas aumentaram depois de reduzir o tempo de resposta aos clientes. Provavelmente, você vai ficar impressionado com o resultado.
Quando se trata de processo de vendas, o tempo de resposta não pode e não deve ser visto apenas como um detalhe, mas sim, como algo essencial e que pode fazer uma grande diferença entre converter os leads em clientes ou não.
E, se o seu negócio precisa alcançar mais leads e conquistar clientes, a Prospecta Nerus tem um time completo e especializado no assunto para te ajudar. Acesse o nosso site e fale conosco Entre em contato e fale conosco.
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