Automatizar o seu processo de vendas e economizar tempo: descubra como?
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Neste artigo você vai saber como automatizar o seu processo de vendas e economizar tempo
Quer saber como automatizar o seu processo de vendas? Então, você está no lugar certo, pois a Prospecta Nerus preparou um conteúdo completo com estratégias para colocar em prática.
Automatizar as vendas tem inúmeras vantagens, pois, a economia de tempo que gera, se converte em maior tempo para a equipe de marketing conquistar leads e para a equipe de vendas converter esses leads em clientes.
Confira abaixo como você pode fazer isso de forma a adaptar o processo de automatização da melhor forma ao seu negócio.
Veja também: Automação de vendas: 6 benefícios para o departamento comercial
5 formas de automatizar o seu processo de vendas
1. Identifique o que pode ser automatizado
Esse é o primeiro passo para automatizar o seu processo de vendas, afinal de contas, é preciso ter um ponto de partida.
Você pode começar a analisar por setor. Por exemplo, no setor de vendas, ter uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar consideravelmente a fazer uma gestão mais automatizada dos clientes.
2. Entenda as etapas do processo
Como funciona o processo de marketing? E como funciona o de vendas? Quais são as etapas que o RH usa para fazer recrutamento e seleção?
Ao identificar etapa por etapa, fica mais fácil identificar qual ou quais delas podem ser automatizadas. Nesse caso, você pode contratar um software na nuvem ou pode também utilizar outras ferramentas disponíveis como Trello, Asana e muitos outras de automatização de tarefas.
3. Escolha a ferramenta adequada
A escolha da ferramenta que será usada é fundamental para automatizar o seu processo de vendas.
Para isso, você precisa identificar quais são as variáveis que devem ser analisadas antes de fazer a escolha.
O primeiro passo para isso é saber quais são as necessidades da sua equipe. A seguir, você deve levar em conta os seguintes elementos:
- as funcionalidades que a ferramenta oferece;
- se é capaz de gerar relatórios;
- se há ou não uma possibilidade de personalização;
- o quanto a ferramenta é fácil de usar;
- como é o suporte oferecido pela empresa;
- se a melhor opção é comprar um software e instalar nos computadores da empresa ou usar algo na nuvem;
- a credibilidade da empresa que desenvolveu a ferramenta no mercado;
- se ela é capaz de se integrar a outras ferramentas que você já possua.
E, por fim, analise, com cuidado, o custo-benefício. Isso é de grande importância, pois nem sempre o mais barato é a melhor opção, da mesma forma que nem sempre o mais caro será a melhor opção.
4. Defina qual o objetivo da automação
Ao decidir que investir em automação é a melhor opção, você precisa também saber qual o objetivo dessa escolha.
Economizar tempo? Para quem? Com qual propósito? E o que será feito com esse tempo economizado? Haverá uma redução da carga horária de trabalho dos funcionários e assim, a empresa também conseguirá reduzir esses custos? Ou a ideia é usar esse tempo para conquistar mais clientes?
Essas e outras perguntas precisam ser respondidas antes de escolher a ferramenta de automação, qual etapa do processo ela vai ajudar e assim por diante. Para ajudar a definir o objetivo, a nossa dica é: reúna os líderes dos setores e faça um brainstorm.
5. Conheça muito bem a persona
Conhecer a persona da sua empresa é fundamental para os mais diversos motivos e um deles é quanto à automatizar as vendas.
Ao conhecer melhor as vendas, você será capaz de determinar qual etapa do processo de vendas mais precisa da automatização. Além disso, será capaz de determinar em quais fases da jornada do cliente a automatização será mais benéfica.
Por que automatizar o seu processo de vendas?
Um dos principais motivos para isso é poupar tempo e sabemos que tempo é dinheiro.
A partir dessa economia de tempo, podemos pensar em vários benefícios que a automação em vendas pode trazer. Eis alguns:
Redução dos custos
Algumas pessoas acham que investir em automação de vendas é um gasto, porém, se aplicada da forma correta, pode gerar uma redução de custos significativa para a empresa.
Por exemplo, digamos que a automação consiga organizar as tarefas de cada pessoa da equipe de marketing. Se você tem uma pessoa na folha de pagamento apenas para essa função, ela não será mais necessária.
E qual seria a solução? Demiti-la? Não! Você pode adicioná-la ao quadro de outra equipe ou setor que esteja precisando.
Centralização das informações
É muito mais fácil trabalhar quando todas as informações dos clientes estão em um único local.
Tanto a equipe de marketing quanto a de vendas vão se beneficiar disso. Por exemplo, ficará mais fácil para o profissional que cuida dos e-mails saber quais são os leads para os quais deve enviar determinado conteúdo. Isso torna qualquer estratégia mais assertiva e evita que o lead pule etapas e assim, é possível aumentar a chance de vendas.
Criar um padrão
Ter um padrão de organização e de processos facilita e muito a vida dos funcionários.
Com o passar do tempo, eles já saberão com quem está determinada etapa do processo de vendas. Assim, se qualquer problema acontecer, já saberão quem procurar e fica melhor de ajudar a resolvê-lo.
Uma boa forma de automatizar o seu processo de vendas é começando aos poucos. Converse com a sua equipe de vendas e veja quais são as principais necessidades no dia a dia dela. A partir disso, você será capaz de estabelecer e escolher uma ferramenta de automação que consiga oferecer o que a sua empresa precisa.
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