Você provavelmente já ouviu falar em Outbound Marketing, certo? Mas se nunca escutou esse termo, saiba que com certeza já foi impactado por ele em algum momento da sua vida.
Outbound Marketing nada mais é do que a forma mais convencional de se fazer propaganda e consequentemente conquistar clientes. Anúncios de Tv, spots de rádio, merchandising, outdoor, publicações em revistas, banners, etc – são alguns exemplos de outbound marketing.
Podemos dizer que ele é o oposto do inbound marketing. Apesar de muitos defenderem que o outbound não é mais muito utilizado, ele continua gerando resultados para as empresas e deve ser mantido nas estratégias de vendas.
Vale dizer que o Inbound Marketing tem como objetivo atrair os clientes através de conteúdos relevantes, despertar o interesse e criar uma conexão com o lead para que ele venha a ter uma boa experiência com a marca e consumir o produto ou serviço.
O grande diferencial entre as duas estratégias é a forma como cada uma delas lida com o público alvo. O Inbound Marketing foca seus esforços em públicos e nichos bem específicos, direcionando sua ações de forma direta. Já o Outbound tem como estratégia atingir o público de forma expansiva, em massa.
As redes sociais e o Outbound Marketing
Com o surgimento e globalização das redes sociais, o Outbound ganhou novas funcionalidades e perspectivas, se tornando o que chamamos de Outbound 2.0. Além de ter custos menos elevados e se tornar mais assertivo e consequentemente mais eficiente, o retorno se tornou ainda maior que o antigo outbound.
Veicular anúncios são sempre ótimas ações porém, quando se tem um planejamento 360, atingindo vários canais de comunicação alinhando o Inbound e o Outbound, as chances de sucesso só aumentam.
Abaixo separamos algumas dicas de como utilizar as redes sociais quando se trata de estratégia de Outbound usando o Marketing Digital.
Parcerias
Unir forças e realizar parcerias para unir Inbound com Outbound é sempre uma boa saída. Encontrar outras marcas que possuem nichos de públicos que complementam o seu negócio pode dar super certo. Indicações e programas de descontos exclusivos para quem for cliente das duas ou mais empresas, pode ganhar mais benefícios, por exemplo. As parcerias acontecem no outbound, mas as redes sociais podem ser fortes aliadas na divulgação.
Realização de eventos
Organizar eventos, feiras e palestras, por exemplo, são ótimas formas de apresentar sua marca para um grande público e gerar novos leads. Porém para garantir que muitas pessoas compareçam, as pessoas precisam ter conhecimento do evento e as redes sociais podem ajudar muito nesse caso.
No Facebook, é possível criar uma página para o seu evento, divulgar e ter uma noção do público interessado. Já no LinkedIn, é possível criar grupos direcionados e bem focados no perfil profissional dessa rede.
Colocar anúncios para divulgação de eventos é uma boa forma de ganhar visibilidade e aumentar o número de interessados.
Descontos exclusivos
Hoje em dia oferecer descontos exclusivos através das redes sociais se tornou algo bem comum e que funciona para atrair novos clientes e manter fiel que já é.
Uma boa prática é pedir para tirarem foto do produto no Instagram em troca de brindes e descontos ou até mesmo oferecer descontos ou cortesias para quem fizer check-in do estabelecimento no Facebook.
O fato que é essas interações ajudam muito na divulgação da marca, pois as pessoas compartilham suas percepções, experiências e depoimentos reais sobre seu produto ou serviço, gerando mais credibilidade à sua empresa.
Se você souber alinhar o Inbound e o Outbound, as suas chances de conquistar seus objetivos aumentam significativamente. O aumento do engajamento do público e da visibilidade, certamente proporcionará a conversão de leads e aumento de vendas para o seu negócio.