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Como maximizar o ROI na prospecção de novos clientes B2B

Tempo de leitura: 7 min.

Se os seus clientes são outras empresas, então conquistar novos clientes B2B (Business to Business) é fundamental para o crescimento e sucesso do seu negócio. Porém, às vezes, esse processo pode ser caro e demorado e, consequentemente, impactar no ROI (Retorno sobre Investimento).

Sendo assim, maximizar o ROI é justamente o que uma empresa deseja e nós da Prospecta Nerus estamos aqui para ajudar o seu negócio a conquistar esse objetivo.

Para isso, criamos este conteúdo no qual você vai entender melhor o conceito de ROI dentro da prospecção B2B e também vamos falar sobre segmentação, a importância do alinhamento entre vendas e marketing, entre outros pontos relevantes para o alcance de melhores resultados. Acompanhe!

Como maximizar o ROI na prospecção de novos clientes B2B

O que é ROI e como ele pode ser aplicado no negócio B2B?

O ROI é uma métrica que todas as empresas devem acompanhar. Afinal de contas, ela mede justamente o retorno financeiro que se tem em relação ao investimento feito.

Então, digamos que a empresa investiu R$ 1000 para conquistar o Cliente X e, teve como retorno, até o momento, R$ 2000. Isso significa que a empresa teve de retorno, com esse cliente, R$ 1000.

O cálculo do ROI é feito da seguinte forma:

Como maximizar o ROI na prospecção de novos clientes B2B

Sendo:

  • Ganho obtido: ganhos gerados pelos novos clientes;
  • Investimento: todo o investimento feito para fazer a prospecção desses clientes.

De que forma aumentar o ROI ao prospectar novos clientes B2B?

Sabemos que aumentar o ROI não é uma tarefa simples, afinal de contas, se fosse, todo mundo faria. Mas existem maneiras de facilitar os processos e assim, formas mais fáceis de alcançar um ROI maior e ir além da meta. Vejamos abaixo algumas dicas que vão ajudar a equipe a conquistar esse objetivo.

Faça segmentação de clientes

Quer conquistar novos clientes B2B? Então, o primeiro passo é encontrar quem são os tomadores de decisões dentro das empresas. De nada adianta investir tempo e dinheiro em pessoas que não vão influenciar nesse aspecto.

Portanto, segmente o seu público-alvo para ser cada vez mais assertivo nessa procura. Para segmentar da melhor maneira possível, você deve:

  • criar os perfis de clientes ideais, ou seja, desenvolver a sua persona e sempre aperfeiçoá-la com as novas informações que chegam dos seus clientes reais;
  • analisar o histórico de outros clientes, pois, dessa forma, você terá ainda mais certeza sobre o comportamento do seu consumidor;
  • usar ferramentas de IA (Inteligência Artificial) para ajudá-lo nessa segmentação, trazendo novas e boas ideias e também para ajudar a minerar os dados que já possui sobre os clientes atuais.

Deixe a abordagem personalizada

Todos nós queremos nos sentir únicos e com o seu cliente não é diferente. Principalmente quando o cliente é uma empresa, ela tem ainda mais características únicas e você pode usá-las para aperfeiçoar a abordagem da equipe de marketing e vendas e assim, aumentar as chances de fechar negócios.

Assim, ao enviar um e-mail, que tal personalizar além do nome do leitor? Envie um e-mail apenas para aquela empresa usando dados específicos dela. Para isso, você pode coletar informações nas redes sociais, no próprio site da empresa e assim por diante.

Outro ponto importante aqui é a abordagem nos meios de comunicação. Quanto mais canais você puder usar para interagir e assim, conquistar novos leads B2B, melhor. Mas lembre-se de que essa comunicação seja de qualidade. Não adianta muito usar vários canais se a equipe não é capaz de oferecer uma boa experiência durante o atendimento.

Meça e otimize constantemente

Escolha um período para fazer a análise de dados e medir os resultados obtidos. Isso tem a ver com o ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act). Durante a etapa de checagem é exatamente isso que você deve fazer: analisar as métricas e ver se elas estão compatíveis com o esperado dentro do período.

Não há uma receita de bolo para dizer que você deve checar a cada 30 dias, por exemplo. A depender do tamanho do seu time e também da sua demanda diária, pode ser necessário checar todos os dias, 1 vez por semana ou mesmo a cada trimestre.

Depois do “Check” vem a etapa do “Act” que é agir, ou seja, você pegará as informações que foram coletadas e as usará para direcionar melhor o caminho a ser percorrido para alcançar as metas planejadas.

Capacite a sua equipe

Tanto a equipe de vendas quanto a de marketing precisam estar devidamente treinadas e, principalmente, entender o motivo de estar fazendo o que precisa ser feito. Isso é importante para que cada membro entenda a relevância do trabalho que faz.

Assim, oferecer treinamento de forma constante é essencial. Os times precisam entender sobre esses conceitos, saber que não basta só investir tempo e dinheiro para prospectar novos clientes B2B, mas que também é necessário ter retorno acima do investimento feito, ou seja, é preciso ter um bom ROI.

Se os gestores e os times colocarem essas dicas em prática, é muito provável que o ROI aumente sem maiores dificuldades. E há um outro ponto a ser destacado aqui.

É muito comum ver os setores focados em metas, muitos ficam preocupados com elas e esquecem do principal: agradar e ajudar o cliente. Entender que ajudar o cliente a resolver a dor dele é o objetivo central e que a consequência natural é a chegada de novos clientes B2B facilita tudo.

É assim que pensamos aqui na Prospecta Nerus. O nosso objetivo maior é resolver o problema dos nossos clientes. Entre em contato conosco e nos conte qual é o problema que está enfrentando na hora de prospectar novos clientes!

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