Saber prospectar novos clientes em um mercado altamente competitivo e concorrido é fundamental para o aumento das suas vendas e o sucesso do seu negócio.
A maneira como você aborda seus clientes pode tanto garantir uma venda como a perda de tempo e de um possível bom cliente. Um assertivo processo de venda começa pela prospecção, que é o primeiro contato pessoal que a equipe comercial fará com o seu prospect.
Nesse momento seu lead já conhece sua empresa e já disponibilizou algumas informações pessoais importantes, como nome, email e por qual conteúdo em seu site ele se interessou.
Esse dados devem ser tratados e analisados com muito cuidado e responsabilidade. Nada de entrar em contato com algum lead que ainda não tenha feito interações o bastante que indique uma necessidade de encontrar as soluções da sua marca.
Se o seu foco é aumentar os bons resultados do seu negócio, confira a seguir as dicas que separamos para você melhorar as formas de prospectar clientes de maneira eficiente!
Sempre considere o perfil do cliente e do seu negócio
Antes de começar a prospectar, use os dados que o seu prospect forneceu para verificar se você realmente pode ajudá-lo.
É difícil admitir mas é impossível atender todo o mercado que está ao nosso redor, por isso é preciso fazer uma análise real se a solução que você oferece de produto ou serviço vai trazer um benefício para quem está dentro de um funil de vendas.
Deixe claro o real o motivo do seu contato
Após se apresentar, seja honesto e objetivo. Seu cliente precisa saber o porquê do seu contato. Só assim você o manterá interessado no que você têm a dizer e conseguirá conduzi-lo para um próximo estágio no seu processo comercial.
Caso você perceba que ele quer te dispensar, tente contornar a situação mas sem forçá-lo a nada . Deixe claro que o você tem para oferecer é uma solução que pode beneficiá-lo.
Faça as perguntas certas
Perguntar de forma correta em um processo de prospecção é essencial. Tente fazer perguntas que as respondidas sejam dadas de forma mais aprofundadas e não somente com sim ou não, por exemplo. Você precisa de um gancho para continuar o contato, evitando assim que o cliente te dispense facilmente.
Investigue a fundo seu cliente e faça uma lista de perguntas estratégicas que possam te guiar na conversa.
Faça perguntas que se baseiam na resposta anterior. Isso demonstra que você realmente está atento ao que ele fala e mantém seu cliente engajado.
Saiba ser um bom ouvinte
Uma das formas mais clássicas de se fazer prospecção é saber como atrair clientes pelo telefone. Mas, vale lembrar que vai depender do perfil da sua persona. É preciso avaliar se esse é o melhor método de abordar esse cliente.
Se o prospect têm esse perfil, ótimo! Desenvolva uma boa uma estratégia, escute o que ele têm a dizer e depois prenda a atenção dele.
Resumidamente, você precisa manter uma conversação leve, natural porém produtiva. Deixe o cliente à vontade, mas não perca o foco de mantê-lo interessado no que você tem a oferecer.
Mostre interesse e entusiasmo
Ao mostrar ao cliente que você tem interesse, ele vai notar que você não está somente focado em vender mas também com o bem-estar dele.
Se coloque à disposição para esclarecer seus possíveis questionamentos e resolver possíveis problemas.
Pense sempre em como você gostaria de ser tratado e coloque-se no lugar do cliente. Assim você sempre saberá como tratá-lo da melhor maneira possível.
Saiba prospectar por telefone
A abordagem por telefone exige ainda mais atenção do vendedor, pois não se têm muito tempo para pensar em uma resposta como você teria ao elaborar um e-mail, por exemplo. Por isso esteja bem preparado e evite scripts decorados e falas demoradas e muito formais.
O tom da conversa deve ser natural e o cliente deve se sentir confortável como se estivesse atendendo ao telefonema de um velho amigo.
Procure ser cordial, educado e amistoso mas, fique atento para não ficar muito à vontade. Evite gírias e termos muito coloquiais, isso pode passar uma impressão ruim. Mesmo que a conversa esteja boa e em tom natural, evite gírias e muita intimidade na maneira de falar. Afinal você está fazendo um contato profissional.
Se atente à prospecção por email
Ao entrar em contato com o cliente por e-mail é importante se atentar a alguns cuidados. O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas para prospectar clientes, então o ideal é você sair do comum para poder se destacar em meio à multidão de de marcas que provavelmente entrarão em contato com o seu cliente.
Seu e-mail marketing deve conter um conteúdo objetivo, agradável, personalizado e com informações relevantes para o seu possível cliente.
Logo que entrar em contato, não perca tempo e procure manter um relacionamento dinâmico e regular.
Procure dar intervalos de pelos menos dois dias entre um email e outro para garantir que você não está sendo inconveniente.
Tenha uma presença on-line
Atualmente, fazer qualquer tipo de negócio exige presença constante no mundo digital. Aproveite e utilize bastante sua influência para prospectar novos possíveis clientes.
Verifique se a persona gosta de estar nas redes sociais, ou fazer pesquisas em sites, de ler um blog etc. Vai variar muito de persona para persona.
Deixe sempre o próximo passo agendado
Com a prospecção de clientes, sua jornada comercial está só começando. Assim que perceber que seu prospect está realmente interessado no que você têm a oferecer, cuide para que ele não escape. Garanta que o próximo passo esteja sempre marcado antes que o relacionamento termine.
Combine data e hora para que você possa entrar em contato novamente. Se achar que vale, tente envolver mais pessoas com poder decisivo nesse próximo encontro.
Após agendar esse próximo compromisso, formalize enviando um invite para a sua agenda do seu cliente ou um email de confirmação.
Para manter o cliente interessado agende o próximo passo para uma data próxima em que foi feita a prospecção. Caso ache necessário, ligue ou envie um email próxima da data marcada, confirmando o compromisso.
Coloque em prática tudo o que aprendeu!
Agora que você conhece as melhores formas de prospectar clientes, procure sempre se colocar no lugar dele e explore as diferentes formas para entrar em contato de acordo com o perfil da persona.
Inove e use sua criatividade para impressionar e ser facilmente lembrado quando ele precisar de uma solução para o seu problema.
Não perca tempo e coloque em prática tudo o que foi aprendido e garanta prospecções ativas de sucesso para o seu negócio.