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Conheça estratégias simples para acelerar o crescimento da sua empresa

Tempo de leitura: 4 min. 

Acelerar o crescimento do negócio é um dos principais (ou até o principal) objetivos dos empreendedores. Afinal de contas, quem não quer ver o seu empreendimento crescer, ter cada vez mais clientes e garantir o sucesso e a estabilidade financeira que tanto sonhou?

Pois bem, existem diversas estratégias que vão ajudá-lo nesta importante empreitada e algumas delas são bem simples e fáceis de colocar em prática. É claro, seu time também precisa estar alinhado com esse objetivo para assim, ser capaz de direcionar os esforços necessários.

Pensando em ajudá-lo, a Prospecta Nerus preparou este conteúdo completo sobre o assunto com 7 ótimas estratégias para tirar do papel e ver a sua empresa crescer como nunca. Preparado?

Leia também: Da abordagem tradicional à era da IA: como modernizar sua prospecção!

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7 Estratégias para acelerar o crescimento da empresa

1. Recrute e retenha talentos

O primeiro passo para acelerar o crescimento do negócio é entender que uma empresa é feita de pessoas. Então, selecionar as melhores pessoas do mercado é super importante.

E quando falamos de melhores, estamos falando de pessoas que, tenham, acima de tudo, empatia e não pensem apenas em vender, mas também em criar um relacionamento com o cliente. Normalmente, esses profissionais criam um vínculo tão poderoso com os consumidores que acabam atraindo cada vez mais pessoas.

Conseguiu esse talento? Então, mantenha-o na empresa. Recompense-o por seu bom desempenho e não espere que ele peça por isso. Todos gostamos de reconhecimento e isso é essencial para motivar a vender mais.

2. Tenha uma cultura de inovação

Se tem uma coisa que é fundamental em qualquer negócio é a capacidade de se adaptar e isso tem a ver, também, com ser inovador.

Cada vez mais temos um mundo com tecnologias que são criadas para ajudar um negócio em diversos aspectos, por exemplo softwares de finanças, gerenciadores de tarefas, ferramentas automatizadas que poupam um tempo valioso da equipe e assim por diante. 

E, para ser capaz de competir com os diversos concorrentes no mercado, inovar é preciso. Portanto, invista em tecnologia, pense em como melhorar os seus produtos e serviços ou crie novos de acordo com a demanda que o mercado for apresentando.

3. Invista em parcerias

Cada vez mais as empresas estão vendo a importância de ser parceiros estratégicos para ajudar a aumentar as vendas e acelerar o crescimento da empresa.

Por exemplo, muitos estão contratando influenciadores digitais fazendo um tipo de permuta de serviços ou fazendo indicações. Ou ainda, contratando esses influenciadores de fato e tornando-os parceiros da marca para que assim, a empresa alcance mais pessoas e forme um vínculo com elas.

Em datas comemorativas, por exemplo, essas parcerias estão muito presentes. É comum ver, no Dia dos Namorados, um salão de beleza atuando em parceria com restaurantes, oferecendo cupons de descontos.

Procure por empresas que possam se tornar bons parceiros de negócios e invista nisso.

4. Analise novos mercados

Talvez você atenda a apenas um nicho de mercado muito específico, então expandir seus produtos e serviços para outros nichos pode ser muito interessante e uma ótima maneira de acelerar o crescimento da empresa.

Essa expansão de mercado pode ser pensada de vários ângulos, por exemplo, pode ser que seja de forma geográfica no caso de uma empresa que atenda apenas a cidade na qual tem um negócio físico e queira passar a vender para cidades vizinhas ou mesmo para todo o estado.

Além disso, pensar em novas personas também é uma maneira de expandir e encontrar novos mercados. Pode ser que você precise fazer um pequeno ajuste no que a empresa oferece, mas se valer a pena, certamente isso será capaz de acelerar o crescimento do negócio.

5. Aposte em automação

A automação é uma forma de poupar um tempo valioso da sua equipe. Assim, é possível evitar a perda de tempo em tarefas operacionais como, por exemplo, direcionar uma tarefa dentro da esteira de processos que deve ser feito. 

Dessa forma, assim que um membro da equipe conclui uma tarefa, ela é automaticamente direcionada para a próxima pessoa que precisa fazer a parte dela e assim por diante.

Esse é apenas um exemplo de automação e existem vários outros. Com esse tempo a mais, você pode reduzir a carga horária da equipe (afinal, já existem alguns estudos confirmando que a redução do tempo de trabalho melhora a produtividade dos empregados) ou então usar esse tempo no aperfeiçoamento das estratégias da empresa.

6. Aplique SEO no conteúdo

A Otimização para Motores de Busca ou simplesmente SEO, em inglês, é uma estratégia utilizada em diversos conteúdos digitais para aparecer nos primeiros resultados de busca do Google.

Muitas pessoas não clicam nos links patrocinados, aqueles que ficam no topo do Google, pois estão buscando por informações sobre algo. Então, elas vão para os chamados resultados orgânicos e se você estiver nos primeiros resultados, na primeira página, certamente o usuário irá clicar no link e encontrará esse conteúdo feito para sua empresa.

O SEO também pode ser usado em diversos outros locais como descrição de vídeos no YouTube, conteúdos para sites, landing pages de produtos digitais ou físicos, posts de anúncios… até mesmo os conteúdos de redes sociais como Instagram já estão aparecendo nos resultados de pesquisa do Google, ou seja, os motores de busca do Google também está alcançando esta e outras redes sociais.

7. Segmente o mercado

Quanto melhor você conhecer quem faz parte do seu público-alvo, mais será capaz de direcionar os seus esforços e vender o seu produto. Assim, segmentar o mercado é uma das estratégias para acelerar o crescimento da empresa.

Seu público-alvo é homem ou mulher? Qual a faixa etária? Onde mora? Quais são os hábitos dele? Quais os meios de comunicação que mais usa? Essas e outras perguntas são algumas que você precisa ter as respostas para segmentar, cada vez mais o mercado, e encontrar a sua persona.

A persona é um uma pessoa semi-fictícia que tem alta probabilidade de fazer negócios com você.

Aplicar essas estratégias para acelerar o crescimento da sua empresa não é algo difícil, porém, exige esforço e dedicação de toda a equipe para seguir coletando informações valiosas e fazer o melhor trabalho possível. Dessa forma, alcançar bons resultados será apenas uma consequência.

Se você está precisando de ajuda para conquistar mais clientes e fazer o seu negócio crescer, conte com a gente. Acesse o site da Prospecta Nerus e veja os nossos serviços!

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