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Nem todos se dão conta de como o comportamento pode prejudicar as vendas. Sendo o cliente um dos maiores ativos de uma empresa, vale ressaltar a importância da qualidade do atendimento como o fator que mais conta na tomada de decisão do cliente ao optar por consumir da empresa x ou y.                                                                                

Um bom atendimento torna-se cada vez mais imprescindível, é pois pode fazer o cliente se encantar. Por outro lado, um péssimo atendimento fazer uma venda ir por água abaixo. O atendimento com empatia, que é uma soft skill básica em vendas, é composto por comportamentos e atitudes, e é por isso que muitos profissionais cometem muitos erros no momento da venda.

Conheça a seguir quatro comportamentos dos vendedores que podem prejudicam as vendas e o que fazer para evitá-los. 

Não se fazer entender para o cliente

Em muitas situações os clientes têm uma noção razoável sobre as características do produto ou serviço, mas nem sempre é assim. Quando for dar mais explicações técnicas procure explicar de uma forma que fique claro para ele. Não adianta o vendedor ter conhecimento das especificidades do que ele está querendo vender, se o cliente ficar cheio de dúvidas. Cliente indeciso dificilmente comprará, por isso procure se fazer entender e não deixe-o com dúvida em hipótese alguma.

Tratar o cliente com má vontade e impaciência

Parece óbvio mas é um erro bem comum. Sabemos que pode acontecer do  vendedor não estar em um bom dia ou simplesmente não querer mais atender determinado cliente por se tratar de alguém que só fica em negociação e não avança para a próxima etapa. Em ambos os casos, o ideal é ter a inteligência emocional para lidar com essas situações e tentar driblar da melhor maneira possível esses momentos delicados. Saber ser resiliente e paciente são fundamentais para realizar bons atendimentos e consequentemente, boas vendas.

Não ter entusiasmo com o que se vende

Vendedor desanimado e sem energia não gera interesse no cliente em conhecer o produto ou serviço. Mostrar entusiasmo e simpatia farão o cliente se sentir bem em ser atendido por você, logo a chances dele sentir confiança em você e realizar a compra é muito maior.  

Insistir em estar sempre certo

O vendedor que insiste em discutir com o cliente, e querer mostrar que está sempre certo não é visto com bons olhos. Hoje em dia com a internet ao alcance da maioria das pessoas, é muito rápido e fácil pesquisar sobre um produto ou serviço. Isso pode fazer com que o cliente por muitas vezes saiba mais que o próprio vendedor. Caso aconteça do cliente ter uma informação que não seja correta, tente explicar com paciência o que é o correto.

Agora que você conheceu quatro comportamentos que podem prejudicar as vendas, faça o que for possível para evitá-los para que não afete os resultados da empresa.

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