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Melhore a eficácia do outbound com análise de dados e inteligência artificial

Tempo de leitura: 5 min.

O outbound marketing é uma estratégia muito usada por diversas empresas e é fácil de vê-la em diversos locais na internet. Por exemplo, os anúncios do Google, os que aparecem nas redes sociais e assim por diante. E as empresas os fazem justamente por entender a eficácia do outbound para o sucesso do negócio.

Se usar o outbound para atrair mais clientes e vender mais, por si só, só já é capaz de trazer bons resultados, imagine aliar essa estratégia à IA (Inteligência Artificial) e análise de dados?

Bom, se você acredita que essa ideia seja promissora, então veio ao lugar certo. E, para te ajudar a entender melhor, a Prospecta Nerus fez um post completo sobre o assunto. Acompanhe.

eficácia do outbound

Outbound tradicional x outbound atual

O outbound marketing já existia bem antes da internet, aliás, muito antes. Outdoors, propagandas na rádio, na TV, panfletos distribuídos na rua… todas essas coisas fazem parte da estratégia de outbound tradicional. 

Isso significa que ele seja ruim? Não necessariamente, porém, ele apresenta algumas limitações importantes.

Por exemplo, quando uma empresa paga por um outdoor, ela não sabe quantas pessoas serão atingidas por ele, quantas pessoas vão realmente vê-lo e ler o que está escrito. Também não será possível saber quantas pessoas entraram em contato com o estabelecimento, contrataram um produto ou serviço por causa do outdoor.

Consequentemente, não é possível saber se usar esse recurso teve o impacto esperado nas vendas, se ele foi capaz de cumprir com o objetivo esperado. Afinal de contas, entender a eficácia do outbound é essencial para saber se as metas desejadas foram alcançadas.

Ao contrário disso, o outbound atual, dentro do mercado digital, é capaz de oferecer diversos números (métricas). Esses dados são essenciais para ter diversas respostas importantes sobre vendas, clientes, comportamento do consumidor e assim por diante.

Por exemplo, quando você paga por um anúncio no Instagram, é possível saber quantas pessoas clicaram no botão do anúncio, quantas pessoas visualizaram aquele anúncio, curtidas, comentários, entre outros aspectos relevantes.

E para que serve tudo isso? Serve para que, num próximo anúncio, você seja capaz de direcionar os custos de tempo e dinheiro de uma forma melhor.

Por exemplo, se no primeiro momento você divulgou para homens e mulheres, mas menos de 10% dos homens fizeram alguma ação, então, num próximo anúncio, você pode deixar para que seja visto apenas por mulheres e assim, divulga sua marca para mais pessoas.

Como a análise de dados pode ajudar na eficácia do outbound?

Eficácia significa alcançar a meta que foi estabelecida no início da estratégia. Por exemplo, com determinado anúncio, a empresa quer vender x% mais, que no mês anterior, determinado produto.

Porém, para saber se a meta foi cumprida, não basta ver número de cliques no anúncio. Afinal de contas, nem todo mundo que clica nele entra em contato com a empresa e nem todo muito que entra em contato compra. Então, como saber se o anúncio foi eficaz? 

Por meio da análise de dados.

É essa análise de dados que vai ajudar o seu negócio a entender melhor como o outbound feito pela empresa será capaz de melhorar o resultado.

Mas como usar a análise de dados para essa finalidade? Vejamos:

    • Identificar oportunidades: ao analisar os dados históricos de determinados leads, é possível “prever” quando eles estarão prontos para uma abordagem mais direta, quando estarão mais propensos a comprar;
  • Gerar conteúdo personalizado: com dados em mãos, devidamente analisados, fica mais fácil entender o perfil do seu lead e enviar mensagens personalizadas;
  • Segmentação avançada: quanto mais você segmentar o seu público, melhores serão os resultados no outbound e também no inbound. Também será possível ter um retorno financeiro melhor com os anúncios, por exemplo.

Por todos esses motivos, entre outros, usar a análise de dados para ter eficácia no outbound e melhorar os resultados é fundamental.

Como a IA ajuda na análise de dados e no outbound marketing?

A IA, sem dúvida alguma, chegou para revolucionar o mercado e melhorar a vida de todos quando usada da forma correta.

A ideia não é que ela faça o trabalho pela sua equipe, mas sim, que seja capaz de ajudá-la com processos mais operacionais, entre eles, a análise de dados.

Por exemplo, digamos que você vem colocando, numa planilha, os resultados dos anúncios do mês, usando colunas com quantidade de cliques, quantidade de visualizações, taxa de engajamento, idade nas pessoas alcançadas e assim por diante.

Para interpretar melhor esses dados, você pode anexar essa planilha numa plataforma de IA e ela fará o trabalho necessário. Além de organizar melhor essas informações, a IA será capaz de analisar as informações, ao menos uma parte delas.

Além disso, ela também será capaz de:

Prever comportamentos

No nosso dia a dia, percebemos os comportamentos das pessoas. Por exemplo, há pessoas que são mais metódicas, outras que são mais impulsivas… e, diante disso, somos capazes de ter uma ideia sobre os comportamentos e as atitudes que ela poderá adotar em determinadas situações.

A IA é capaz de fazer o mesmo com as informações que são geradas a partir da análise de dados. Assim, fica mais fácil direcionar esforços e entrar em contato em um momento no qual o lead está mais propenso a fechar negócio.

Automatizar processos

A automatização de processos é uma das principais vantagens de usar a IA. Essa automatização é justamente o trabalho braçal que a sua equipe não precisa fazer, não precisará mais perder tempo fazendo algo que a IA é capaz de fazer e em bem menos tempo.

Analisar dados

E aqui a análise de dados propriamente dita e que é o nosso ponto principal aqui. O fato é que a IA é capaz de analisar diversos dados e deixá-los, praticamente, prontos para sua equipe. 

Assim, fica mais fácil de interpretá-los e usá-los na sua estratégia de outbound, inclusive em anúncios ou ainda em contatos diretos com os leads, aumentando assim as chances de vendas.

Percebeu como a eficácia do outbound está intimamente relacionada com a análise de dados e que a IA pode facilitar o alcance dos resultados? 

Aqui, a nossa equipe já faz uso da IA para encontrar os leads e saber quais deles têm maiores chances de fechar negócios com a sua empresa. Acesse o site da Prospecta Nerus e saiba como podemos te ajudar a conquistar mais clientes!

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