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Quem atua na área comercial sabe que a produtividade é a chave para fechar mais negócios e manter a saúde da empresa. 

Para conquistar o aumento das vendas é possível investir em várias áreas porém, a maioria delas exige grandes investimentos. 

Mas existe uma maneira de alavancar o negócio de forma que você mantenha o budget: melhorar a produtividade em vendas.

A produtividade nada mais é do que conseguir vender mais com os mesmos recursos.

Mas você deve estar se perguntando como melhorar essa produtividade, certo? Fique tranquilo, pois vamos compartilhar com você alguns fatores chaves, para que aplique em sua empresa e conquiste melhores resultados.

Como melhorar a produtividade em vendas 

  • Pessoas

O fator pessoas é fundamental para o sucesso do negócio. Para formar um excelente time, o gestor tem que desenvolver e explorar as competências individuais e coletivas da equipe. 

Um profissional da área de vendas para ser competente precisa ter conhecimento, pró atividade e habilidade para aplicar o que sabe em prática.

A habilidade está relacionada à capacidade de conseguir aplicar o conhecimento que tem em uma situação real do dia a dia de trabalho.  

As atitudes se referem ao fazer de fato. Assim, possuem o entendimento do que se refere aos aspectos mais comportamentais dos vendedores, que interferem diretamente no seu desempenho.

  • Gestão

Todo time precisa de gestor e isso não é novidade. Mas, o que muitos não se atentam é que um bom gerente precisa fazer planejamento e análise constante para conseguir bons resultados. Realizar gestão na área de vendas é acompanhar as variáveis que atuam na produtividade, possibilitando o aumento das vendas.

Por isso, um bom gestor deve planejar e definir metas, alinhar processos e a maneira de realização de todas essas atividades. 

Saber definir quais as métricas e os indicadores é imprescindível para traçar as melhores estratégias.

O líder também precisa manter-se atualizado e em constante aprendizado. Por isso a importância de se capacitar através de cursos e treinamentos.

Além disso, para que o gestor realize as atividades de forma mais eficaz, é preciso que a empresa dê acesso às ferramentas que auxiliem de forma que ele consiga gerenciar as tarefas de forma prática e assertiva.

  • Processos

As empresas precisam sempre definir processos em todas as áreas, inclusive na área comercial, pois não se deve deixa a cargo de cada um do time desenvolver seu próprio método. O processo têm que ser bem definido e seguido por todos, pois assim diminuirá o retrabalho, os erros e irá gerar maior previsibilidade de vendas.

Quando se estabelece processos, você facilita o desenvolvimento do trabalho dos  vendedores. Eles poderá focar somente em alcançar as metas, pois o caminho para chegar lá já foi traçado anteriormente.

Isso possibilita ganho de tempo e também menos custos financeiros.

Processos bem desenhados diminuem desvios pelo caminho, porém eles devem ser estáticos e inflexíveis. A cada necessidade, eles devem ser avaliados e reestruturados se for o caso.

  • Tecnologia

Com um mercado mais dinâmico, uma série de  novas ferramentas se tornaram indispensáveis para um melhor desempenho das atividades profissionais.

Direcionado para o processo de vendas, os CRMs se tornaram fundamentais para gestores, pois ajudam na organização e visualização do funil de vendas, melhorando a produtividade da equipe.

Ao tornar os procedimentos automatizados com as ferramentas corretas, os custos e o tempo gasto para realizar as atividades diminuem dando mais agilidade impactando nos resultados de forma positiva.  

Para facilitar o uso, é importante que os CRMs tenham um dashboard simples e amigável, onde seja possível montar de forma personalizada do funil de vendas de acordo com o seu negócio. 

A plataforma serve também para o cadastro dos leads, onde seja possível controlar todos os estágios importantes para que eles cheguem até a fase de fechamento da venda dentro do pipeline de vendas.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade em vendas, não perca tempo e comece a alinhar e a automatizar os processos para garantir o aumento das vendas e o sucesso da empresa.