Em um mercado competitivo, as empresas geralmente colocam seus esforços somente na área de vendas. Porém, uma etapa extremamente importante no processo comercial mas que muitas empresas não dão a devida importância é o pré-vendas.
Primeiramente podemos dizer que o pré-vendas é formado por diversas ações que com a finalidade de desenvolver os clientes para que eles estejam pronto para fechar negócio.
Ou seja, trata-se de uma forma de educar e conscientizar seus prospects que ainda não conhecem suas dores e necessidades. Sendo assim, ainda não enxergam seu produto ou serviço como solução ideal para eles.
Pré-vendas e seu mecanismo
A área de pré-vendas trabalha com dados valiosos e procedimento alinhado que atuará antes da fase de vendas em si.
No entanto esta equipe atuará diretamente com os prospects que ainda não estão preparados. Mas ao mesmo tempo que ocorre esse processo, o time de vendas trabalha com as oportunidades que já estão prontas para adquirir sua solução.
Para descobrir como a sua empresa pode melhorar seus resultados implementando pré-vendas, continue lendo o artigo. Vamos explicar como ele funciona e quais são as fases do funil de vendas.
O papel do Pré-vendas na classificação dos leads
Geralmente a área de vendas não tem dificuldade em receber um número alto de oportunidades. Entretanto, um número alto de prospects não quer dizer que mais vendas serão fechadas.
O processo de qualificação de leads é fundamental. Mas, para atingir um número considerado adequado, é importante verificá-los no começo do processo de vendas e dar prioridade.
Sabemos que cada segundo conta quando o assunto é vender e por isso otimizar tempo é um fator de grande importante dentro das organizações. Por isso, focar nas oportunidades onde há mais chance de venda, é imprescindível.
Por isso, é importante que as duas áreas de vendas trabalhem de forma coordenada e simultânea. Enquanto a equipe de pré-vendas lida com os leads iniciais no ciclo, os vendedores podem focar nas opções mais quentes para fazer a abordagem em vendas.
Uma atividade que a sua equipe de pré-vendas pode realizar é analisar os registros e informações sobre os pedidos de clientes recentes e levantar dados de um potencial mercado.
Esse histórico pode ajudar na criação de lista de clientes com potencial de compra e que devem ser abordados.
Preparando o cliente para concluir a venda
O papel fundamental do time de pré-vendas é fazer com que o cliente descubra quais são suas dores em primeiro lugar. Depois, mostrará para ele que a sua solução é a que vai atender suas necessidades.
Ao iniciar esse relacionamento, é importante investir tempo para estudar esse cliente e entender realmente o que é importante para ele, quais são seus desejos, seus objetivos, etc.
Decerto que ao fazer isso, é possível abordar na sequência, quais os motivos que podem fazer com que ele se sinta seguro em negociar com você.
Um bom exemplo dessa ação, e que é utilizada por muitas companhias, é a disponibilização de especialistas em lojas de varejo para que possam tirar dúvidas.
Estes clientes que buscam saber mais sobre o produto ou serviço oferecido já demonstraram interesse na sua marca e por isso podem ser potenciais clientes.Por isso, é importante educá-los mais sobre a solução antes que eles estejam prontos para comprar.
Esse pontos comerciais são estratégicos para preparar o lead. Assim, ele poder ser futuramente tratado pelo time de vendas.
Antecipando as necessidades do cliente
Ofertando produtos/serviços que se adequam às necessidades do momento atual de determinado cliente, que a área de vendas busca antecipar as necessidades dos clientes.
Ao passo que, o pré-vendas pode auxiliar nessa antecipação das necessidades de forma mais assertiva. Ou seja, aumentando a velocidade do pipeline, gerando assim mais oportunidades de negócio.
Pré-vendas e melhores resultados
Para conquistar melhores resultados implementando pré-vendas, é preciso colocar o cliente em condições adequadas para que ele compre da sua empresa. Somente assim, ele verá sua oferta como a solução perfeita para o que ele precisa.
Ao realizar atividades de pré-vendas na área comercial, é possível se antecipar às necessidades do cliente e melhorar o desempenho do time de vendas.
Ao qualificar bem os leads e adotar as melhores práticas, é possível aumentar a performance da área e garantir melhores resultados.
O segredo é estudar bem os leads e aproveitar todas as oportunidades que eles oferecem. Com toda a certeza assim é possível conhecê-los melhor e oferecer a solução certa.
Mostre sempre para os seus clientes os motivos certos para que eles possam fechar negócios com você. Dessa forma ele sentirá confiança em você e comprará novamente.
Agora que você já sabe conquistar melhores resultados com pré-vendas, que tal começar a sua implementação?
A Nerus Sales possui ferramentas de automação que podem ajudar a potencializar a sua área de vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.