Um pipeline de vendas é fundamental para levar as negociações até o fechamento da venda. Com ele é possível avaliar o sucesso das vendas através de quantas transações estão no pipeline de vendas e em que fase. Em seguida, pode-ser ver os detalhes de qualquer negócio e seu histórico, a pessoa de contato, quais atividades foram feitas e quais estão próximas da conclusão.
As etapas de uma pipeline de vendas podem variar de acordo com o seu produto ou serviço, podendo ter mais etapas ou menos. Mas, para facilitar a explicação, dividimos em cinco etapas. Veja a seguir cada uma delas:
Etapa 1
A primeira etapa, do topo do funil, é a mais larga por ser a boca do funil. Nesta fase não é possível saber se o produto ou serviço é voltado para as necessidades de um determinado lead.
Portanto, nesta etapa o objetivo é saber se essa pessoa se encaixa no perfil do público-alvo, e consequentemente se terá probabilidade de comprar ou não.
Nesse momento é fazer com que essa pessoa se torne um cliente real.
Você pode fazer isso desenvolvendo conteúdos que despertem o interesse em fazê-la perceber que ela tem uma necessidade ou um desejo que pode ser resolvido com o produto ou serviço que você oferece.
Etapa 2
A segunda etapa já é considerada o meio do funil. Ela é caracterizada por ser a fase em que a pessoa já percebeu que tem um problema ou um sonho e busca solucionar essa questão.
A partir daí, ela a pesquisar sobre, pois já tem a intenção de adquirir um produto ou serviço, mas ainda não está segura se deve ou não comprá-lo. Mas está na busca de soluções.
Etapa 3
Chegamos na terceira etapa do pipeline de vendas, quando seu cliente em potencial compara várias opções no mercado, mas percebe e decide que seu produto ou serviço é a solução ideal para ele.
O seu diferencial competitivo deve ser mostrado neste estágio. É aqui que você deve gerar valor para seu produto ou serviço para que o lead se torne seu cliente real e realize a compra com a sua empresa.
Agora que você conhece as principais etapas do pipeline de vendas, você terá mais foco para direcionar suas estratégias em ações mais produtivas que gerem mais resultados, além de identificar novas oportunidades de negócio.
Um bom exemplo, é você checar se os potenciais clientes têm outras necessidades, assim você pode oferecer outros produtos e serviços, aumentando a oportunidade de transformar seus leads em clientes.
Ir além das expectativas de seus clientes e oferecer mais do que eles esperam num primeiro momento pode ser um diferencial entre você e seu concorrente.Sendo assim gera-se maior potencial de fidelização e indicação de novos contatos. Com isso, a taxa de conversão de cada etapa de seu pipeline de vendas aumenta.
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