Vendas B2B é o mesmo que falar vendas Business to Business ou, em bom português é quando uma empresa vende para outra. E assim como em qualquer outro processo de vendas, a análise de dados é fundamental para entender e melhorar em diversos aspectos.
Quer saber melhor sobre o assunto e iniciar, de uma vez por todas, a análise de dados das suas vendas B2B? Então, continue com a leitura deste conteúdo.
Veja também: B2B e B2C: entenda as diferenças!
O que é uma análise de dados?
Esse é um conceito já bastante conhecido e pelo próprio nome é possível entender de que se trata de analisar informações. Dados, por si só, não significam nada quando olhados de maneira isolada, mas quando relacionados, conseguem passar informações valiosas.
E é essa relação entre eles em que consiste fazer uma análise. É por meio dela que a sua empresa vai conseguir entender se estão no caminho certo, se é possível fazer melhorias ou se ajustes são necessários.
Por que fazer uma análise de dados para vendas B2B?
Há diversos e bons motivos para você fazer essa análise de dados no seu negócio. Citamos os principais abaixo:
- saber quais leads abordar primeiro;
- criar uma persona mais direcionada e aperfeiçoá-la constantemente;
- fazer uma previsão melhor de receita;
- estimar o LVT do cliente;
- fornecer produtos e serviços que sejam mais relevantes para os clientes;
- entender por que determinados produtos ou serviços estão com menor saída, entre outros.
Como você pode perceber, uma boa análise de dados pode ajudar consideravelmente na gestão do seu negócio em diversos aspectos.
Confira também: Como aumentar os leads B2B?
Quais dados analisar nas vendas B2B?
Há diversas métricas no mercado e, portanto, você deve selecionar quais delas são as mais significativas para o seu negócio.
Por exemplo, as métricas de conversão costumam ser bem úteis como total de conversões, taxa de rejeição, taxa de cliques, conversão de leads em clientes e assim por diante.
Há também as métricas relacionadas às receitas como ROI (Retorno sobre Investimento), LVT (Lifetime Value) e CAC (Custo de Aquisição por Cliente). Essas são as principais métricas de receitas e há outras que você pode implantar no seu negócio para vendas B2B.Quer entender melhor como fazer a análise de dados do seu empreendimento? Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar!