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Prospecção de clientes no âmbito do marketing digital, ainda pode gerar dúvidas por se tratar de uma das fases do funil de vendas. Mas, vamos esclarecer o conceito acerca desta prática.

Basicamente, a prospecção de clientes consiste no primeiro contato pessoal da sua empresa com o lead. Sendo um potencial cliente, dado que ele já se encontra em alguma etapa da jornada de compra.

Em outros termos, é quando a sua equipe de vendas aborda possíveis clientes que já têm algum tipo de contato com a marca. Além de estarem sendo alimentados com informações baseadas no funil de vendas. Portanto, estão mais aptos a realizar a compra do seu produto ou serviço.

Com a definição do termo, é possível passar para os próximos tópicos. Então, confira a seguir algumas dicas de prospecção de clientes com o marketing digital e as formas mais eficientes para conduzir esse processo.

Prospecção e Qualificação de leads

A partir da qualificação de leads, a empresa encontra-se munida o suficiente. Visto que ela já possui algumas informações pessoais dos seus leads, como o nome e e-mail, por exemplo. Sendo estes dados fornecidos por eles mesmos, e outros que indicam em que etapa da jornada de compra cada um está.

E isso permite que a informação correta chegue à pessoa certa e no momento ideal. Sobretudo, preparando de forma estratégica todos os leads em cada etapa do funil a dar mais um passo à frente, até o momento da efetivação da venda. Um bom planejamento das estratégias de marketing digital é fundamental para o processo.

Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia se baseia no uso de “iscas digitais”. A fim da troca de algum benefício, solicitam dados básicos, geralmente nome e e-mail do interessado. Esse benefício pode ser um e-book, um formulário de contato para solicitar um orçamento, entre outros atrativos.

Essas páginas são chamadas de landing pages e são nelas que os visitantes fazem o seu cadastro para, então, serem ingressados no funil de vendas. A partir daí, eles passarão a receber conteúdos pertinentes sobre empresa, produto ou serviço, alinhado à estratégia de marketing de conteúdo.

Em certo momento, a equipe de marketing transfere para o time comercial os leads que estão devidamente nutridos e, portanto, mais aptos a receberem a oferta de compra. E é aí que se inicia o processo de prospecção de clientes. O inbound marketing é uma das estratégias mais eficientes para a geração de leads e conversão de vendas.

Aumentando a prospecção de clientes

No marketing digital há diversos recursos que podem otimizar a prospecção de clientes.

Começando pelo marketing de conteúdo, que deve ser trabalhado por meio de artigos de blog, e-mail marketing e produções em formatos variados, como vídeos, e-books, whitepapers, infográficos, entre outros. Portanto, a regra é sempre entregar um conteúdo relevante e de qualidade, que atenda aos anseios e desejos do seu público-alvo.

Da mesma forma, é indispensável contar com ferramentas de automação de marketing, consideradas grandes aliadas quando se necessita de agilidade e performance. Assim, é possível reduzir os trabalhos manuais e tornar todo o processo de gerenciamento de leads e conversão ainda mais eficiente, tudo por conta da tecnologia.

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