Ter um bom relacionamento com o cliente é essencial para quem deseja vender e crescer mais.
Seja em qualquer etapa da jornada de compra é importante manter sem uma relação ativa com o cliente. Afinal, o foco é mostrar que sua empresa é referência em sua área de atuação antes de vender.
Depois que o lead passa a ser um novo cliente, é fundamental garantir que o produto ou serviço que você vendeu atende as necessidades e encanta quem fez a compra.
Neste artigo, vamos falar sobre como fortalecer o relacionamento com o cliente em todas as fases do ciclo de vendas.
O relacionamento com o cliente se dá em todas as fases
Quem acredita que ao fechar uma venda logo em seguida acaba a relação entre empresa e cliente, está enganado. Depois de concluída a venda, é preciso garantir o sucesso do cliente com a solução que ele acabou de adquirir.
Por isso, o relacionamento com o cliente acontece em todas as fases da jornada de compra. Ou seja, é preciso respeitar as etapas. Veja a seguir como agir em cada uma delas. Confira:
Tudo começa pela captação de cliente
A captação é o primeiro estágio do relacionamento com o cliente que você deve considerar. Nesse caso, a prospecção pode ser ativa, onde o vendedor vai atrás do cliente, onde pode ser aplicado o cold calling ou o cold e-mail, por exemplo.
Mas, é possível adotar também outra estratégia como o inbound marketing. Você pode elaborar conteúdos ricos (posts,e-mails, e-books, infográficos, etc) que atendam as necessidades do cliente e mostre que sua empresa é autoridade no assunto.
Assim que o potencial cliente preencher uma landing page ou acessar o seu site e converter em um chat online, vocês podem avançar para o próximo estágio.
Conhecendo melhor seu prospect
Nessa fase, as etapas de venda e follow up já estão acontecendo e esse é um bom momento para conhecer melhor seu lead.
Vamos dizer que sua empresa vende dermocosméticos. Por que não fazer um webinar falando sobre a rotina de cuidados com a pele?
Ao fazer essa ação, você agrega valor para quem já demonstrou interesse em sua empresa e pode coletar dados relevantes sobre este lead.
Se ele se interessou por esse material, então pode ser que ele goste de outros produtos que você também vende.
Aproveite este momento para criar conexões e diminuir a distância que há entre a empresa e o cliente. Isso demonstra confiança e deixa os leads mais seguros para tomar a decisão de compra.
Hora de qualificar o lead
Chegou o momento de seguir com o follow up e fazer a qualificação de leads. Ou seja, aqui quem age é o time de pré-venda, onde os SDR precisam agir.
Entretanto, fique atento pois ainda não é o momento de vender. Primeiramente a equipe comercial entrará em contato com o lead para ver o interesse dele na solução que a sua empresa vende.
Nessa fase também é onde se faz a entrega de conteúdos de fundo de funil, apresentando como funciona a solução que está sendo oferecida.
Aqui é a fase de amadurecimento, onde o foco principal é preparar o lead para que ele se torne efetivamente cliente.
Seja um consultor de negócios, apresentando ideias, soluções, informações e boas práticas. Feito isso, finalize o contato pedindo para agendar um horário para que o vendedor possa entrar em contato.
Depois, siga suas etapas de follow up e pergunte como foi o contato e se precisa de algum esclarecimento, sempre colocando-se à disposição dele qualquer dúvida.
Chegou o momento de vender
É nessa etapa que você vai realmente vender a sua solução. Com todas as informações do lead que você tem em mãos, procure usá-las de forma estratégica.
Afinal, você já tem consciência do que o cliente precisa e quais são as principais dores dele. Então, faça seu pitch de vendas e siga em direção ao seu objetivo.
Evite falar sem parar e procure ouvir o que ele tem a dizer. São momentos valiosos onde o prospect dará insights que vão ajudar a fechar a venda.
Sabendo a fundo todas as características e benefícios do que está vendendo e tem todos os dados sobre a jornada de compra deste lead, então metade do caminho já foi percorrido.
O sucesso do cliente é o mais importante
Conforme dito anteriormente, fechar uma venda não significa que o relacionamento com o seu cliente terminou por ali.
Você precisa saber se ele está satisfeito com o que você vendeu a ele. Aqui o funil de customer success é ideal para evitar qualquer cancelamento.
Se você cuida do seu cliente e faz com que ele seja bem sucedido com a compra, são grandes as chances de ele voltar a comprar com você.
Para essa fase do relacionamento com o cliente, coloque à disposição um time de customer success e muito conteúdo relevante sobre como ele pode usar de forma eficiente a solução adquirida.
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