Sazonalidade nas vendas: veja como driblar utilizando estratégias de prospecção
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Neste artigo você vai saber como driblar a sazonalidade nas vendas utilizando estratégias de prospecção.
A sazonalidade nas vendas costuma ser um problema para algumas empresas. Por exemplo, na Páscoa, as empresas que fabricam chocolates costumam ter um número muito maior de vendas que em outros momentos do ano. Marcas especializadas na produção de roupas de banho podem ter uma queda nos meses mais frios do ano e assim por diante.
Mas se a sazonalidade fosse um problema que não pudesse ser vencido, certamente, os negócios afetados por ela fechariam rapidamente, no mesmo ano, coisa que não costuma acontecer.
Isso acontece pelo simples fato de que há boas soluções para driblar o problema e conseguir manter a empresa em crescimento mesmo nos períodos mais fracos de venda.
Quer saber como? A Prospecta Nerus preparou para você este conteúdo com ótimas dicas de como resolver a sazonalidade nas vendas usando algumas boas práticas de prospecção. Confira!
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O que é sazonalidade nas vendas?
Algo sazonal é algo temporário. No caso do mundo dos negócios, quando se fala em sazonalidade nas vendas quer dizer que algum tipo de produto ou serviço é muito consumido em determinadas épocas do ano e, em outras, as vendas tendem a cair drasticamente ou serem zeradas.
Podemos citar diversos exemplos de empresas que enfrentam o problema. Isso é muito comum nos empreendimentos do setor agro, já que há produtos que não crescem em determinada época do ano, então, é preciso respeitar a época da safra.
Da mesma forma, há alguns tipos de peixes que não podem ser pescados em determinada época do ano, também chamado de período de defeso. Pois é preciso dar um determinado intervalo de tempo para que haja a reprodução.
Mas, pensando em exemplos mais próximos do nosso dia a dia, podemos falar sobre as empresas que produzem ovos de páscoa, ou daquelas especializadas em roupas de banho, hotéis, papelarias e livrarias na época de férias escolares e assim por diante.
Mas a grande questão é: como fazer com que essas empresas driblem os problemas que podem aparecer nessa época de baixa demanda? É sobre isso que vamos falar agora.
6 formas de lidar com a sazonalidade nas vendas
Uma baixa nas vendas costuma ser algo muito preocupante e podem gerar diversos problemas como uma redução considerável no fluxo de caixa e, a partir disso, a empresa pode atrasar o pagamento de compromissos financeiros com fornecedores e até mesmo em contas básicas como aluguel, salário dos funcionários, entre outros.
Esses são alguns fatores de risco para que as empresas fechem as portas por não terem dinheiro suficiente para honrar os compromissos e para manter o negócio aberto. Ou seja, há um sério risco de falência.
Para evitar que isso aconteça, vejamos algumas ótimas estratégias para evitar as quedas nas vendas ou, pelo menos, sustentar o negócio nesses momentos.
1. Diversificação de produtos
Alguns tipos de produtos podem ser diversificados, ou seja, é possível, a partir da mesma matéria-prima, criar outros produtos que possam ser vendidos durante todo o ano.
É o caso de uma empresa de chocolates que fabrica o ovo de Páscoa nos meses de março e abril e que vende chocolates diversos durante todo o ano. Ou no caso de uma empresa que fabrica panetones no fim do ano, mas consegue oferecer produtos como pães, bolos e biscoitos nos outros meses.
2. Fique sempre de olho nas finanças
Empresas que enfrentam sazonalidade precisam sempre estar de olho no fluxo de caixa e nos investimentos de uma forma geral.
É preciso saber, exatamente, quanto comprar do fornecedor, quantos funcionários contratar na época de maior movimento, quando fazer cortes no período certo e assim por diante. É essencial saber muito bem onde colocar o dinheiro e quando para não faltar em outro momento.
3. Identifique os gargalos
Os gargalos do negócio são aquelas atividades ou situações para as quais o dinheiro vai e não retorna na mesma proporção. Por exemplo, pode ser um investimento em um software que não está, nem mesmo, se pagando e não melhora os procedimentos internos da empresa.
É essencial saber quais são eles, pois, nos momentos em que há uma queda nas vendas, eles costumam representar um grande perigo para o negócio.
4. Analise o histórico de vendas
Outro ponto de grande importância é avaliar o histórico de vendas, tanto no período em que as vendas são maiores, quanto no que são menores.
Só assim você será capaz de ter uma ideia sobre o custo médio da empresa nesses momentos e o quanto investir. É preciso também avaliar o mercado e o crescimento ou contração do mesmo quanto ao seu produto. São informações valiosas que vão ajudá-lo a determinar, por exemplo, quantos funcionários contratar no momento em que as vendas aumentam.
5. Faça uma boa gestão de estoque
A gestão de estoque para empresas com produtos sazonais é ainda mais importante, pois matéria-prima ou produto que fica guardado por muito tempo, pode estragar e isso é ainda mais real para empresas da área alimentícia.
É vital que o seu negócio tenha a capacidade de guardar o que não vendeu da forma correta, longe de qualquer perigo, especialmente do mofo e outros agentes naturais que podem colocar o produto a perder.
6. Pense nos preços do produto após o período de alta
Os ovos de Páscoa que ficam nas prateleiras depois que os dias do feriado acabam costumam baixar os preços consideravelmente. Afinal de contas, a maioria das pessoas já compraram os ovos para dar de presente e assim, a demanda cai consideravelmente.
Na hora de produzir para os períodos de alta demanda, leve isso em consideração, pois essa queda de preços tende a impactar a área financeira da empresa
Gostou das nossas dicas para enfrentar melhor a sazonalidade nas vendas? Se precisar de mais ajuda com essa questão, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas!
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