Transformando dados em oportunidades: IA na prospecção B2B
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Usar IA na prospecção B2B é uma ótima maneira de ajudar a conquistar mais clientes, tanto diretamente, quanto indiretamente. Com o uso da IA, o seu time consegue ser mais assertivo e também não se preocupa tanto com as tarefas operacionais que costuma tomar tempo, um recurso extremamente valioso.
Pensando nisso, nós da Prospecta Nerus, resolvemos criar um conteúdo para te mostrar como a IA pode te ajudar e como aplicar de forma prática, por exemplo, identificando e qualificando leads, analisando dados e assim por diante. Acompanhe!
Como a IA está revolucionando a prospecção B2B?
Prospectar empresas sempre foi uma tarefa mais complexa, principalmente pelo fato de que é preciso, antes de mais nada, identificar quem toma as decisões de compra e tem que ser aquela pessoa que toma a decisão na área em que você tem o produto ou serviço para oferecer.
Além disso, uma prospecção B2B precisa levar em conta toda a logística de uma empresa, toda a complexidade do processo de compra, então é uma tarefa que está cheia de detalhes importantes e que precisam ser analisados.
E como a IA é capaz de ajudar na prospecção B2B? Vejamos:
- Identifica padrões e assim, fica mais fácil de ajustar a estratégia de vendas;
- Personaliza abordagens com base em novos comportamentos para que esse contato seja o mais compatível possível com as expectativas do cliente;
- Automatiza as tarefas manuais e assim, economiza um tempo valioso para que o time possa focar em melhorar a estratégia de vendas, marketing, entre outros.
Aplicações práticas da IA na prospecção B2B
E para não ficarmos apenas na teoria, a Prospecta Nerus vai explicar abaixo como você e o seu time podem aplicar a IA na prática para melhorar a prospecção B2B e conquistar mais clientes. Veja:
Análise avançada de dados
Hoje em dia, lidamos com uma grande quantidade de informações e dados e, processar e analisar todos eles é um trabalho colossal. Por meio da técnica NPL (Processamento de Linguagem Natural) e fazendo uma análise de sentimentos e emoções, as ferramentas de IA são capazes de fazer uma análise estratégica dessas informações e assim, traçar um perfil ideal do seu cliente.
A partir disso, você pode colocar outras tarefas importantes em prática como:
- Personalizar o conteúdo, abordando o cliente de maneira mais específica, indo diretamente na dor dele;
- Entender quais são as principais necessidades dos clientes e os principais medos que possuem para resolvê-los;
- E antecipar tendências de comportamento do consumidor, mais especificamente do seu consumidor e assim, estar um passo à frente na hora de abordá-lo.
Chatbots inteligentes
Quer liberar a sua equipe para que ela tenha tempo de focar mais na parte estratégica e deixar a IA cuidar da parte operacional? Então, criar um chatbot pode ser a solução para esse problema.
Você pode treinar esses chatbots de acordo com o seu Funil de Vendas e assim, ele será capaz de identificar em que etapa no funil o prospect se encontra e direcioná-lo para a melhor sugestão sobre o próximo passo a ser feito.
Assim, eles podem ajudar em 3 frentes de grande importância:
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Atenda mais clientes ao mesmo tempo, sem sobrecarregar a equipe;
- Filtre, inicialmente, quem são os leads qualificados o suficiente para mandar para o atendimento humano, ou seja, para a equipe de vendas.
Automação de tarefas
E falando em evitar a perda de tempo da equipe com tarefas operacionais, a automação de tarefas é uma das coisas nas quais a IA na prospecção B2B pode ajudar e muito. Por exemplo:
- A IA pode enviar e-mails personalizados;
- Pode solicitar agendamento de reuniões de forma automática quando o cliente entrar em uma determinada etapa do funil ou realizar uma ação específica;
- Atualizar informações e histórico do lead.
Essas são tarefas que, normalmente, são realizadas por várias pessoas do time e que podem ser feitas pela IA, deixando-as livres para que possam ser mais criativas e encontrar soluções importantes para a empresa vender mais.
Personalização
Ninguém quer ser apenas mais um cliente, não é mesmo? Todos nós queremos ser especiais de alguma maneira e gostamos quando a empresa nos trata de forma diferenciada. O seu cliente não é diferente e, por isso, criar conteúdo e atendimento personalizado é uma ótima estratégia de prospecção.
Veja como a IA na prospecção B2B pode ajudar:
- é possível otimizar campanhas, assim as mensagens certas chegam ao público ideal no momento certo;
- faz uma segmentação mais precisa, evitando que a equipe perca tempo com leads que não têm interesse em comprar a solução oferecida ou por não ser a pessoa responsável pela decisão;
- também é capaz de oferecer os melhores produtos e serviços da sua empresa para o cliente com base em análise de dados.
Identificação e qualificação dos leads
Os leads são os clientes em potencial, então, quanto mais a IA for capaz de identificá-los, melhor para o negócio. E, além disso, a IA também é capaz de qualificá-los, ou seja, a IA consegue deixá-los ainda mais preparados para quando entrarem em contato com o time de vendas.
Para isso, a IA consegue fazer uma análise de dados em tempo real, elimina os leads que têm uma chance muito baixa de fazer negócios e também é capaz de “prever” o comportamento do lead com base nessas informações.
Por que usar a IA na prospecção B2B?
Motivos não faltam para deixar que a IA faça parte do seu processo de prospecção. Podemos citar vários como:
- aumento da produtividade;
- maior taxa de conversão;
- redução de custos;
- tomada de decisão baseada em dados.
Todos esses pontos são fundamentais para conquistar mais clientes e melhorar os resultados do negócio, atingindo ou até ultrapassando as metas estabelecidas. Sendo assim, usar a IA na prospecção B2B é algo que, se você ainda não faz, é interessante começar o quanto antes.
Se você não tem um braço que seja capaz de utilizar esse recurso e fazer a IA trabalhar para alcançar mais clientes, nós da Prospecta Nerus podemos te ajudar. Conheça os nossos serviços e entre em contato com o nosso atendimento especializado!
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