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Aumentar a produtividade da equipe de vendas se tornou um dos principais desafios do mundo corporativo e isso vale também para a gestão de vendas. Fazer com que o time comercial mais produtivo está entre as maiores metas das empresas que desejam melhorar seus negócios.

Como vender cada vez mais porém de forma ordenada e eficiente é a questão que muito prevalece entre os gestores da área de vendas. A organização e o planejamento estão diretamente relacionados à produtividade. 

Treinar, engajar sua equipe e disponibilizar as ferramentas adequadas são itens primordiais para um planejamento com o objetivo de  aumentar a produtividade da equipe de vendas. Proporcionar boas condições de trabalho para a área comercial alcançar as metas é fato chave para que os processos funcionem.

E neste post, vamos falar sobre trazer 3 dicas importantes para aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Dica 01: Mantenha o planejamento de vendas atualizado

O primeiro passo para aumentar a produtividade do seu time de vendas é revisar o planejamento e mantê-lo atualizado. Sempre que possível reveja os processos, faça análise de possíveis falhas relacionadas às personas e verifique o perfil dos leads que estão entrando na sua base e do cliente que você deseja conquistar. Será que vocês estão se conectando com as pessoas corretas? 

Isso também vale para  o planejamento estratégico de vendas. Faça possíveis ajustes na metas, reveja as métricas de monitoramento e todos os outros procedimentos relacionados aos contato com o cliente. 

Todas essas etapas são importantes para alinhar as estratégias de vendas com os resultados esperados.

Dica 2: Faça o monitoramento da equipe de vendas

Para que seja possível verificar a produtividade da equipe, nada mais assertivo que fazer o monitoramento dela. Ou seja, você precisa saber de forma clara qual é o atual desempenho dos seus profissionais.

Se o gestor não faz a análise de performance do time de vendas, ele não consegue avaliar se a estratégia definida e aplicada está trazendo os resultados esperados.

Para isso,  primeiramente é preciso definir métricas de desempenho e produtividade individual e também da força de vendas em geral.  Dessa forma é possível visualizar de forma mais eficaz o que deu certo e o que não deu, podendo mapear e corrigir a tempo de garantir resultados positivos.

Dica 3: Seja expert nos 4 pilares da produtividade em vendas

Para que a equipe de vendas seja produtiva e eficiente, ela deve ser pautada em quatro pilares. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

  • Profissionais

Conhecer as habilidades e competências de cada profissional e também as qualidades coletivas é essencial para incentivar o desenvolvimento de cada um deles e consequentemente mantê-los engajados.

  • Gestão

Fazer uma boa gestão da equipe de vendas requer ter bons conhecimentos e habilidades para definir as estratégias, planejar os processos e executar essas atividades com excelência.

  • Processos

Metodologia e alinhamento bem definidos auxiliam a equipe de vendas do início ao fim dos processos, fazendo com que a performance do time melhore e ele seja mais assertivo.

Definir bem o funil de vendas e automatizá-lo de acordo com as estratégias é de extrema importância para que os profissionais da área de vendas consigam alcançar as metas de forma rápida e escalável.  

  •  Tecnologia

O uso da tecnologia nos processos dentro das empresas vem aumentando cada dia mais. E dentro dos setores de marketing e vendas não é diferente.

Com o uso da automação é possível otimizar os fluxos e as atividades dos setor, diminuir custos e facilitar a coleta de dados e extração de relatórios mais completos. Plataformas como CRMs, softwares de automação de BI, e sistemas de gestão são alguns exemplos que podem ser implantados e trazerem resultados expressivos.

Aumentar a produtividade da sua equipe de vendas exige muito trabalho e dedicação, mas é um esforço que valerá a pena. Para começar, avalie a gestão da área de vendas, analise o desempenho da sua equipe e reavalie seu planejamento. Se for necessário, defina novas estratégias, disponibilize boas ferramentas e engaje os profissionais. 

Com o tempo, sua equipe de vendas se tornará mais produtiva e bons resultados aparecerão.

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