Convencer clientes nem sempre é tarefa fácil para um vendedor. Mas construir um bom relacionamento com eles pode ser uma excelente forma de ajudá-los. Seja nos momentos de indecisão ou para convencê-los que a sua solução é a que melhor vai atendê-lo naquele momento.
Constantemente o profissional de vendas tem que enfrentar situações de objeção por parte do consumidor. Por isso, caso não haja preparação para reverter a situação, o vendedor pode acabar perdendo a oportunidade de negócio.
Sem dúvida, uma situação dessas pode causar desconforto e frustração no vendedor. Tendo em vista que a perda de uma venda pode prejudicar a bater a meta mensal.
Diante dessa possível situação, separamos 5 passos que ajudam a convencer clientes que a sua solução é aquilo que ele procura e fechar a venda:
1- Para convencer clientes, esteja um passo à frente deles
O bom vendedor é aquele que se antecipa às necessidade e possíveis objeções do cliente. Portanto, não espera ele perguntar, responda antes o que você já prevê que ele irá questionar. Isso mostra que você está atento ao que ele precisa e que conhece bem as suas dores.
No momento em que o cliente pede desconto é porque ele não viu valor agregado no produto/serviço. Adiante-se e mostre para ele que o preço que você oferece é o justo pelo o que ele irá receber em benefício.
2 – Você tem que saber se o cliente está decidido a comprar
Saber se o cliente está preparado para comprar é fundamental no processos de vendas. Ou seja, se ele estiver cheio de dúvidas e inseguro, dificilmente você irá convencê-lo a adquirir o que você tem a oferecer.
Se o cliente ainda não se decidiu, quer dizer que ele ainda não está confiante que o que você está oferecendo é o que ele precisa. Ou seja, ele não chegou ao momento de fechar negócio com você.
Mas saiba que a sua função é fazer com seu cliente não tenha mais nenhuma dúvida e se sinta seguro. Quando ele tiver ciência disso, é que ele está pronto para realizar a compra com a sua empresa.
3 – Confrontar seus clientes não vai te ajudar a convencê-los
Objeções por parte dos clientes sempre irão existir em algum momento e isso você tem que ter em mente que faz parte do processo. Mas o que você tem que evitar diante de uma situação como é ter uma reação negativa.
Você quer fechar a venda,claro, porém é preciso ouvir atentamente o que ele tem a dizer. Se você estiver realizando atendimento presencial, fique atento à sua linguagem corporal para que o cliente não perceba que você está desconfortável. Se o contato for por telefone, tome cuidado com o tom de voz, para que não soe que você está confrontado.
Portanto,sempre que seu cliente estiver com dúvidas ou objeções sobre seu produto/serviço, mostre a ele que você entende a insegurança dele e apresente uma opção que atenda ambos os lados.
4 – Tenha acesso a todas as informações para deixar o cliente seguro
Hoje em dia, os consumidores conseguem acesso às informações sobre qualquer produto ou serviço de forma fácil e rápida. Muitas vezes eles sabem mais que o próprio vendedor e isso tem que ser evitado.
O vendedor é o representante da empresa no momento da venda e ele mais do que ninguém, tem que ter em mãos toda e qualquer informação útil sobre aquilo que ele está vendendo. Além do que o foco deve ser sempre no cliente.
Muitas vezes o cliente já está bem interessado na sua solução, porém ele quer ser convencido ainda mais de que o que você oferece é o melhor para ele. No entanto dúvidas e objeções podem surgir durante a negociação e por esse motivo o vendedor tem que estar preparado para deixá-lo seguro e fechar a compra.
5 – Garante que todos os contatos sejam registrados
Para que você conheça cada vez mais seus consumidores, é importante registrar e salvar todos os contatos feitos. Seja prospecções feitas por telefone, troca de e-mails, reuniões, informações específicas sobre hábitos de consumo, críticas, etc.
Qualquer dado é importante para que você possa saber mais e assim criar argumentos melhores para convencer clientes.
Uma vez que você melhora o relacionamento com seus clientes, maiores serão as oportunidades de você criar conexão e concluir uma venda.
Conclusão
Agora que você já conhece os 5 passos que ajudam convencer clientes, que tal colocá-los em prática? Lembre-se que o mais importante é conhecer bem suas dores e mostrar a eles que você se importa com a satisfação deles e não apenas em fechar a venda a qualquer custo. Empatia e cordialidade são fundamentais no processo de vendas.
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